Thumbnail

Rafael Greca acompanhado do presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão, Cris Alessi e empresários, avalia novo empreendimento. Crédito: José Fernando Ogura/SMCS

Inovação

Vale do Pinhão terá empreendimento inovador de 12 andares

GazzConecta
06/03/2024 10:36
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, foi apresentado nesta terça-feira (05) a um projeto que mescla inovação e planejamento urbano: a construção de um ambiente de 14 mil m² e 12 pavimentos, ao lado de onde, neste mês, a prefeitura vai inaugurar a primeira etapa Pinhão Hub, o centro de inovação no Engenho da Inovação, no Rebouças.
A proposta foi apresentada pelos empresários Ricardo Cansian, presidente da RAC Engenharia, e Luiz Antoniutti, sócio-diretor da AGL Incorporadora, ao lado do presidente da Agência Curitiba de Inovação e Desenvolvimento, Dario Paixão, e do diretor executiivo da HiEx, Lucas Polleto. 
“Este é um lindo presente para a cidade, que coroa o Vale do Pinhão com um belíssimo empreendimento 100% realizado pela esfera privada, ao lado do Pinhão Hub, nosso centro público de inovação. Além disso, vai ao encontro do nosso projeto de impulsionar a região do Rebouças”, destacou Greca.
O empreendimento privado de inovação no Vale do Pinhão tem o propósito de oferecer um ambiente para a vida em 360° para talentos inovadores: um lugar que une espaços para trabalho, moradia, aprendizado, desenvolvimento pessoal e profissional, diversão e compartilhamento de ideias.
Mais detalhes do projeto - inclusive seu nome -  seguem em guardados a sete chaves e serão conhecidos em 20 de março, no primeiro dia do Smart City Expo Curitiba 2024, quando o empreendimento será lançado oficialmente ao público e a investidores, na Smart Plaza Vale do Pinhão.

Inspiração internacional

O empreendimento tem inspiração em ambientes de inovação pelo mundo e em propostas que revitalizaram áreas urbanas que vinham sendo degradadas ao longo do tempo e transformadas em espaços inovadores, humanizados para atração de estudantes, startups, empresas, como o Distrito 22@, em Barcelona (Espanha).
A iniciativa conta com um conselho estratégico, também presente na apresentação ao prefeito, composto pelo presidente da Associação Triple Helix (THA) e ex-CEO do Distrito 22@Barcelona, Josep Piqué; a consultora de inovação e transformação digital e ex-presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi; e o consultor em Inovação e Tecnologia Carlos Olsen.
“É um projeto extraordinário que está totalmente alinhado com os pilares do Vale do Pinhão, sendo o primeiro empreendimento voltado ao ecossistema de inovação da cidade realizado 100% pela iniciativa privada”, destaca Piqué, que participou da apresentação ao prefeito de forma virtual.
A proposta também é um dos primeiros projetos contemplados pela Nova Lei de Zoneamento de Curitiba, em vigor desde agosto de 2020, que prevê parâmetros urbanísticos diferentes para projetos urbanísticos na região do Rebouças, antigo distrito industrial da cidade e onde está localizado o Engenho da Inovação, que este mês vai ganhar o centro de inovação Pinhão Hub, gerenciado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro & Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão