Thumbnail

Curitiba, Ponta Grossa e Assaí, no Norte Pioneiro do Paraná, estão as 21 cidades mais inteligentes do mundo.

Smart21

Três cidades paranaenses estão entre as 21 comunidades mais inteligentes do mundo

GazzConecta
24/02/2023 14:43
A cidade de Curitiba está mais uma vez na lista das 21 comunidades mais inteligentes do mundo, segundo o ranking do Intelligent Community Forum (ICF), divulgado na última quinta-feira, 23. Este é o quinto ano consecutivo em que a cidade figura na lista do Fórum de Comunidades Inteligentes, reafirmando seu destaque mundial em relação à inovação e utilização de tecnologia.
Neste ano, outras duas comunidades paranaenses também aparecem pela primeira vez no ranking do ICF: Assaí, cidade com cerca de 15 mil habitantes que pertence à região metropolitana de Londrina, no Norte Pioneiro do estado; e Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, com população estimada em mais de 358 mil habitantes. As três cidades do Paraná são as únicas brasileiras a integrar o ranking.
Nos últimos dois anos, 2021 e 2022, Curitiba avançou para a etapa seguinte da premiação concedida pelo ICF, chegando a ficar entre as sete cidades mais inteligentes do mundo, segundo a organização. De acordo com a Prefeitura de Curitiba, para entrar na lista do Smart21 Intelligent Communities de 2023, cada cidade ou região escolhida precisou aplicar os seis princípios avaliados pelo ICF nas ações de governança para prosperidade econômica inclusiva, saúde social e riqueza cultural, que juntas tornam uma comunidade forte e resiliente.
O anúncio das 21 comunidades mais inteligentes do mundo foi feito durante uma conferência virtual do ICF, que teve como tema “Transformando a conectividade em crescimento”, coorganizada pelo Economic Development Australia (EDA) e pelo Economic Developers Association of Canada (EDAC). O Intelligent Community Forum é uma organização sem fins lucrativos, sediada no Canadá, para pesquisa de políticas de comunidades inteligentes, envolvendo todo o ecossistema da cidade, focadas na criação de empregos e desenvolvimento econômico sustentável.

Pioneirismo

Desde 2019, quando estreou no seleto grupo das 21 comunidades mais inteligentes do mundo, Curitiba figurou como a única cidade da América do Sul entre as selecionadas, marcando o pioneirismo da capital paranaense. Este ano, a escolha das comunidades mais inteligentes do mundo pelo ICF incluiu cidades e municípios de oito países (Estados Unidos, Canadá, Brasil, Vietnã, Irlanda do Norte, Nova Zelândia, Cazaquistão e Austrália), nos cinco continentes do mundo.

Smart21 Intelligent Communities de 2023

O anúncio do Smart21 é a primeira etapa do ciclo anual de prêmios do ICF. Comunidades de todo o mundo podem participar, enviando um questionário que serve de base para a seleção dos 21 finalistas com potencial para se tornarem uma das 7 comunidades mais inteligentes do mundo. Estar na lista dos Smart21 do ano é considerada uma honra definitiva pela organização e o primeiro passo para formar o Top7. Ao fim do ano, o ICF define, entre os sete finalistas, a comunidade mais inteligente do mundo. Em 2022, o título foi concedido a Nova Taipé (New Taipei City), maior cidade de Taiwan.
Confira as cidades e regiões selecionadas para o Smart21 Intelligent Communities de 2023
Assaí (PR), Brasil
Astana, Cazaquistão
Belfast, Irlanda do Norte
Binh Duong, Vietnã
Coquitlam, Canadá
Coral Gables, EUA
Curitiba (PR), Brasil
Defiance, EUA
Doral, EUA
Região de Durham, Canadá
Estevan, Canadá
Fairfield/Jefferson County, EUA
Fredericton, Canadá
Greater Geelong, Austrália
Condado de Grey, Canadá
Hilliard, EUA
Pickering, Canadá
Ponta Grossa (PR), Brasil)
Sunshine Coast, Austrália
Townsville, Austrália
Whanganui, Nova Zelândia

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão