Thumbnail

Jovens de 15 a 20 anos têm a chance de terminarem o curso com investimento para suas próprias startups. Crédito: Peoplecreations / Freepik.

Programa inédito

The Big Startups vai inserir jovens e adolescentes no universo do empreendedorismo

GazzConecta
07/12/2023 10:24
Está lançado o The Big Startups, um programa inédito que tem por objetivo introduzir jovens de 15 a 20 anos no universo do empreendedorismo com chance de terminarem o curso com investimento para suas próprias startups. As inscrições podem ser realizadas pelo site do projeto. Ao entrar, o interessado precisa clicar em “Submeter” e deixar os dados de contato.
A iniciativa é do Baren Innovation, um lab de cocriação de startups, e utiliza a metodologia aplicada pela Isan Educação, startup criada por Rodi Vinícius para estimular o empreendedorismo de jovens e adolescentes. 
O sistema criado pela Isan já havia sido aplicado em um programa específico para alunos do ensino médio do Grupo SEB Dom Bosco, liderado por Vinícius. A metodologia foi testada com cerca de 600 alunos da instituição.
Agora, jovens e adolescentes podem ter a oportunidade de entrar no ecossistema de inovação, criando suas próprias startups por meio do programa The Big Startups. Para fazer parte, o interessado precisa passar por um processo de seleção que envolve entrevistas e avaliação de desempenho acadêmico.
O candidato precisa estar cursando o ensino médio ou anos iniciais do ensino superior. Além disso, precisa estar desempenhando boas notas nos cursos para ser aprovado no programa.
“O aluno faz a submissão. A gente olha o perfil, faz uma entrevista e define se ele está apto a ingressar no curso. Para isso, ele também precisa estar desempenhando boas notas na escola ou na faculdade”, explica Rodi.
No programa, serão ofertadas mais de 250 vagas. Rodi explica que os participantes serão divididos em 36 turmas. Cada squad deve apresentar, ao fim de 36 meses, uma solução para o mercado que possa ser implementada a partir do smart money que será investido ao fim do curso. “Somados, os investimentos pré-seed podem chegar a mais de R$ 1 milhão”, revela.
“A proposta inicial é a de que os alunos possam desenvolver suas startups ao final de 36 meses, mas é possível que as turmas cheguem a suas soluções antes deste prazo”, diz.
O curso terá quatro módulos. O primeiro envolve masterclasses que colocarão os jovens em contato direto com o mundo do empreendedorismo.
O segundo módulo será um hackathon, no qual os 36 squads deverão desenvolver a ideia base de suas startups. A final será marcada por pitchs apresentados pelos alunos do curso em um grande evento na semana que antecede a realização do Smart City Expo Curitiba, que será realizado entre 20 e 22 de março de 2024.
O desenvolvimento do empreendedor é o tema do terceiro módulo, enquanto o quarto irá apresentar a metodologia de criação de startups específica do curso.
Segundo Rodi, a proposta do The Big Startups é mudar a vida dos jovens e adolescentes. “Queremos que tudo que apresentemos para eles os transformem, que sirva de lição para a vida empreendedora deles. Isan significa legado em japonês e o que queremos deixar para cada um é justamente um legado”, revela.
Os planos futuros do The Big Startups é chegar a escolas públicas no futuro. “Foi da onde eu vim e esse é mais um legado que queremos deixar”, conta.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão