Thumbnail

Uma conversa sobre mulheres na tecnologia com Gisele Lasserre, da Tech Girls, e a vereadora Indiara Barbosa no podcast do GazzConecta. Crédito: Divulgação.

SCECWB 2024

Tech Girls: quebrando barreiras e abrindo o caminho para mulheres na tecnologia

GazzConecta
22/03/2024 16:40
O Smart City Expo Curitiba 2024 vai chegando a sua reta final, mas sem perder a força do impacto feminino. No último dia do evento, o podcast do GazzConecta recebeu Indiara Barbosa, uma das vereadoras mais votadas de Curitiba, e Gisele Lasserre, fundadora da Tech Girls e desenvolvedora de softwares.
A Tech Girls nasceu em 2017 e é um projeto na área socioambiental que reutiliza lixo eletrônico para capacitar mulheres na programação de softwares. De forma estratégica, Gisele viu na produção de bijuterias uma maneira de quebrar barreiras e trazer mais mulheres para o mundo da tecnologia. 
O primeiro momento é o da produção das peças. As mulheres desenvolvem bijuterias diversas usando como matéria-prima o lixo eletrônico e sucatas de componentes recolhidos por meio de doações. 
Depois, elas aprendem sobre empreendedorismo digital para a geração de renda. "Na sequência, elas aprendem a parte de hardware, que é montagem de computador, e o software. Em dois meses, elas estão com os notebooks recuperados para levar para casa", explica Gisele.
Até agora, o projeto conta com cerca de 630 mulheres atendidas e já atua em quatro cidades, crescendo cada vez mais e contando com o apoio da Câmara de Vereadores de Curitiba.
A vereadora Indiara faz questão de se manter próxima do projeto, seja na compra das "Bijutechs", as peças desenvolvidas pelas jovens empreendedoras, ou na elaboração de emendas parlamentares que fomentem iniciativas como essas.
"Hoje, temos recursos destinados para projetos que fazem um trabalho na área de empreendedorismo, emprego e geração de renda", conta. 
Conheça mais sobre a Tech Girls e as iniciativas que incentivam o empreendedorismo feminino, além da inserção das mulheres no mercado tecnológico. Veja o episódio completo:

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão