Acompanhe em tempo real
Smart City Expo Curitiba discute tecnologias e o metaverso no seu primeiro dia; confira os principais insights
A quarta edição do Smart City Expo Curitiba (SCECWB) começa nesta quarta-feira (22), com uma programação intensa. Organizado pelo iCities, hub brasileiro de negócios em cidades inteligentes, com a chancela internacional da Fira Barcelona e apoio da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, o SCECWB é o maior evento sobre cidades inteligentes do Brasil.
Nesta edição, o SCECWB pretende reunir cerca de 15 mil pessoas nos três dias de evento. A palestra de abertura, que acontece na manhã desta quarta-feira, foi conduzida pela premiada futurista Cecilia Tham, que abordou o metaverso nas cidades.
Nascida em Hong Kong, formada em Harvard e radicada em Barcelona, onde dirige a Futurity Systems, Cecilia falou para congressistas de todo o país e do exterior que estão em Curitiba até o dia 24, debatendo como as cidades podem conectar pessoas e tecnologias para desenvolver soluções que melhorem a vida dos cidadãos.
Cecilia abordou como o metaverso proporciona novos meios de interação com os cidadãos e como ele pode ser utilizado para fortalecer a participação cidadã no planejamento urbano, na governança e na tomada de decisões, bem como a participação virtual em uma cidade que permite o monitoramento em tempo real dos sistemas urbanos e todas as suas complexidades.
O papel da tecnologia no futuro das cidades é um tema constante neste primeiro dia do evento. Dentre as novidades anunciadas, a Prefeitura de Curitiba fará o lançamento do Cartão Curitiba durante o primeiro dia de Smart City. O cartão é um novo serviço ofertado pela prefeitura e vai ser a identidade digital do cidadão curitibano, tornando mais fácil e ágil o acesso a serviços municipais.
Confira, abaixo, os principais insights do primeiro dia do Smart City Expo Curitiba.
Conteúdo em atualização.