Thumbnail

Ricardo Rocha e Marcos Pelegrina falam sobre o Projetek no podcast do GazzConecta. Crédito: Divulgação.

SCECWB 2024

"Paraná é o estado mais avançado em tecnologia BIM", diz diretor de ciência e tecnologia da SETI

GazzConecta
21/03/2024 15:28
Ricardo Rocha, assessor da Secretaria de Tecnologia do Paraná (SETI) e coordenador do Projetek, e Marcos Pelegrina, diretor de ciência e tecnologia da SETI, passaram pelo podcast do GazzConecta nesta quinta-feira (21), durante o segundo dia de Smart City Expo Curitiba 2024.
A conversa foi sobre o Projetek, maior programa de desenvolvimento de pessoal na tecnologia BIM (do inglês, Building Information Modeling), processo criado para gerenciar informações em um projeto de construção em todo seu ciclo de vida, integrando dados multidisciplinares para criar representações digitais detalhadas.
Esse recurso representa um grande avanço para a transformação digital nessas áreas, expandindo a possibilidade de projetos 3D em uma plataforma colaborativa e com representação gráfica mais precisa e detalhada.
Segundo Rocha, o modelo BIM tem muitas vantagens em relação ao tradicional, mas a tecnologia ainda precisa ser mais acessível para os profissionais de arquitetura e engenharia.
"Hoje, o Projetek já está em sete escritórios fornecendo essa tecnologia para profissionais das universidades e recém-formados, como em um modelo de residência técnica, além de alunos de arquitetura e engenharia, que estão prestando serviços para os pequenos municípios", explica.
Marcos Pelegrina destaca que já foram entregues 47 obras para os municípios atendidos pelo Projetek. "Criamos cinco áreas prioritárias para o uso dessa tecnologia, que é fundamental para as cidades inteligentes. O Paraná é, hoje, o estado mais avançado em tecnologia BIM", ressalta.
Entenda mais sobre a tecnologia BIM e como ela transforma o futuro das cidades inteligentes. Veja a entrevista completa no podcast do GazzConecta:

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão