Thumbnail

Igor Oliveira, secretário da ciência, tecnologia e inovação de Assaí, compartilhou a estratégia do pequeno município para se tornar uma das cidades mais inteligentes do mundo. Crédito: Divulgação.

SCECWB 2024

Como um município paranaense de 15 mil habitantes se tornou uma das cidades mais inteligentes do mundo? Smart City aprende com o Vale do Sol

GazzConecta
22/03/2024 12:42
Igor Oliveira, secretário de ciência, tecnologia e inovação de Assaí, no Norte Pioneiro do Paraná, passou pelo podcast do GazzConecta. Na entrevista, ele contou como a pequena cidade trabalhou para se tonar uma cidade inteligente.
Grande colônia japonesa, Assaí é a cidade mais amarela do Brasil. Ao refletir sobre o desenvolvimento público, a gestão municipal iniciou o processo seletivo para uma secretaria que buscasse soluções para resolver a fuga de jovens talentos. É nesse processo que Igor, professor da UFRJ que trabalha há 20 anos com liderança pública, se integrou ao projeto público da cidade interiorana. Ele conta que a base está na em uma tripla hélice: capacitação, apoio governamental e ação estratégica.
"Tirar a ideia de governar para e governar com (a população)", ressalta Oliveira sobre o funcionamento da governança local. Ao entender as necessidades dos moradores e futuros inovadores, a cidade foi reconhecida como uma das mais inteligentes do mundo pelo ranking da lista da Smart21 Communities.
Confira a entrevista completa e entenda mais:

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão