Thumbnail

O antropólogo e especialista em planejamento ambiental colombiano, Santiago Uribe, na abertura do Smart City Expo Curituba 2024. Crédito: Divulgação.

SCECWB 2024

Cidade inovadoras criam diálogos intergeracionais

Jaqueline Deina
21/03/2024 10:31
A cidade de Medellín, na Colômbia, se tornou exemplo em inovação e boas práticas na gestão. Mas o que fez a cidade atingir reconhecimento internacional em transformação urbana, social e cultural? Esse foi o tema que norteou a palestra de início no primeiro dia do Smart City Expo Curitiba 2024, no Centro de Eventos Positivo.
Para o antropólogo e especialista em planejamento ambiental, Santiago Uribe, os governantes que não olham para seus desafios a fim de enfrentá-los, não estão prontos para construírem cidades inteligentes. "Nós falamos com a periferia, reconhecemos que aquela região era parte de Medellín. Falamos com os jovens e tivemos a oportunidade de criar uma visão coletiva da cidade que queríamos transformar", explica.
O projeto para transformar a cidade, reconhecida nos anos 80 como a mais perigosa do mundo, e que tornou Medellín a mais inovadora em 2019, foi permeado por cinco objetivos principais: ser pacífica, educadora, criar uma cultura cívica, ser reconhecida com os melhores destinos turísticos e se tornar exemplo em inovação.
Para isso, foi necessário criar uma visão coletiva da cidade, trazendo principalmente os jovens para mais perto dos decisores. "Como você vai falar de inovação se os jovens não estão no nosso meio? Se uma cidade quer ser inovadora, ela precisa criar diálogos intergeracionais, e nós procuramos ter esse diálogos para imaginar a cidade de uma maneira diferente. ", explica.
Uribe reforça que não existe cidade perfeita, mas é preciso pensar em soluções que sejam simples e eficientes constantemente. “Procuramos soluções imperfeitas para cidades imperfeitas. Nenhum prefeito ou governador tem o poder de transformar uma cidade em apenas quatro anos: é uma transformação a longo prazo”.
Para ele, a eficácia das soluções inovadoras está em utilizar o que dá resultado e repetir o processo, mesmo que começando aos poucos. “Quando se tem uma boa solução, você aplica o princípio de frequência e repetição. Nunca é suficiente falar estrategicamente sobre o futuro da cidade”, completa.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro & Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta sua vaga no site.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão