Thumbnail

Edição brasileira do maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo Curitiba vai colocar a capital paranaense no centro de discussões internacionais sobre soluções urbanas de 22 a 24 de março.

Smart City Expo Curitiba

Smart City Expo Curitiba pretende reunir 15 mil pessoas para discutir o tema cidades inteligentes

GazzConecta
20/03/2023 18:13
A quarta edição do Smart City Expo Curitiba (SCECWB) começa nesta quarta-feira (22) com a expectativa de reunir cerca de 15 mil pessoas no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. Edição brasileira do maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado anualmente pela Fira Barcelona, o SCECWB 2023 vai discutir o tema “Cidades que conectam pessoas e tecnologias” em uma programação intensa que pode ser conferida aqui.
Organizado pelo iCities, hub brasileiro de negócios em cidades inteligentes, com chancela internacional da Fira Barcelona e apoio da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, o SCECWB é o maior evento nacional sobre cidades inteligentes e transforma a capital paranaense no centro de discussões internacionais sobre soluções urbanas. A quarta edição acontece de quarta (22) a sexta-feira (24). Os ingressos ainda estão disponíveis no site.
Pela primeira vez no Brasil, o Tomorrow.Mobility fará parte da programação do SCECWB. O evento, que tem como objetivo acelerar a mobilidade urbana sustentável e inteligente nas cidades, também nasceu em Barcelona e, em sua segunda edição, se tornou um dos mais importantes sobre o tema no mundo.
De acordo com Beto Marcelino, sócio-fundador do iCities, a expectativa de público para esta quarta edição é superior ao que foi registrado em 2022, quando o SCECWB reuniu 10,2 mil pessoas de 30 nacionalidades, 95 palestrantes de 10 países diferentes, além de representantes de 50 empresas que geraram cerca de R$ 40 milhões em negócios potenciais.
“Para esse ano, temos representantes de 26 estados brasileiros e 500 municipalidades já confirmadas, com espaço exclusivo durante os três dias de evento”, revela. Marcelino ainda comenta as novidades que serão implementadas no Centro de Eventos Positivo, que abriga o evento.
“Teremos a área de congresso montada do zero na parte externa, com todo o pavilhão ocupado pelos estandes da área de exposição, que incluem a Smart Plaza Vale do Pinhão; a Ágora para pitchs de startups; e a Arena Metaverso, com experiências para o público”, conta.
O SCECWB 2023 tem o patrocínio da Arlequim, Intelbras, Indra/Minsait, Sebrae, São Paulo Negócios, Governo do Paraná e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI),  com a parceria das empresas Teletex, CWBUS, Enel, Natosafe e ST Engineering.

Palestrantes

Entre os palestrantes convidados pela Fira Barcelona, entidade da Catalunha (Espanha) responsável pela organização das edições do evento pelo mundo, estão a keynote Cecilia Tham, CEO da Futurity Systems, que fornece futuros como serviço, da ciência de dados ao design estratégico e à prototipagem, ajudando empresas e organizações a construir futuros melhores mais rapidamente.
O SCECWB também trará outros especialistas mundiais como Mario Murcia Lopez, biólogo com 15 anos de experiência em Economia da Biodiversidade, Biocomércio e Bionegócios, líder de pesquisa em Bioeconomia no Instituto de Biodiversidade da Colômbia; María Eugenia Corti, engenheira de computação, diretora do departamento de Desenvolvimento Sustentável e Inteligente de Montevideo (Uruguai); e Juan Manuel Patiño Marin, arquiteto especialista em planejamento urbano regional, professor universitário e chefe de Gestão Urbana do Metrô de Medellín (Colômbia).
Também estão confirmados Cristobal Pineda, mestre em Transporte e Planejamento Urbano pela University College London, subsecretário de Transportes do Governo do Chile; o economista Fernando Mendoza Nevares, diretor do Centro de Inovação em Moradia Terwilliger (México); Fabro Steibel membro do Conselho Nacional de Proteção de Dados, do conselho editorial da MIT Sloan Review Brasil, e diretor executivo do ITS Rio; e Marcelo Facchina, cientista político e mestre em Estudos de Desenvolvimento (EUR/Rotterdam) e Políticas Públicas (CEU/Budapeste).
A relação completa dos speakers pode ser conferida aqui. Mais informações sobre o Smart City Expo Curitiba 2023 estão no site oficial do evento.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão