Thumbnail

Evento foi realizado entre os dias 16 e 22 de outubro. Crédito: SEI-PR

Mais de 50 ações

Semana da Inovação movimenta 20 mil pessoas em todo o Estado

André Nunes
André Nunes
28/10/2024 12:20
Realizada entre os dias 16 e 22 de outubro, a Semana da Inovação movimentou cerca de 20 mil pessoas com mais de 50 ações em todo Paraná. Iniciativa anual promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), a Semana de 2024 foi desenvolvida em conjunto com as secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Turismo; Cultura; Planejamento; e da Educação, com o Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), Sebrae, universidades, prefeituras, ambientes promotores de inovação do Estado, além do Icities, Instituto Synapse, Hotmilk, Vellore Ventures e MWP.
“Nossa ideia era fazer justamente uma Semana da Inovação que acontecesse em diversas cidades, e não apenas na Capital. Tivemos eventos em todas as regiões. É uma resposta importante porque mostra que os municípios estão entendendo que inovação é um meio de desenvolvimento”, afirmou Alex Canziani, secretário da SEI, destacando o engajamento em todas as regiões.
Entre as atrações da Semana, o Estado lançou a Rota da Inovação. A ação ocorreu em 22 municípios, com objetivo de engajar a comunidade local em atividades que provocam a inovação e o desenvolvimento sustentável por meio de visitas guiadas em ambientes inovadores, palestras e workshops com especialistas, além da oportunidade de networking com empreendedores.
Além da visitação aberta ao público, mais de 400 alunos da rede estadual fizeram uma imersão prática em hubs e parques tecnológicos. Na avaliação do secretário, é fundamental conectar os jovens com o universo da ciência, tecnologia e empreendedorismo. “O Paraná é um formador de talentos. E nós estamos trabalhando cada vez mais para que esse jovem cresça e permaneça no Estado”, explica Canziani.
Em Curitiba, servidores públicos lotaram o Teatro Guaíra para acompanhar a palestra da especialista em inovação e inteligência artificial Martha Gabriel. Durante o evento, o governador Carlos Massa Ratinho Junior ainda apresentou os potenciais do Estado com relação à IA na gestão pública.

Anúncios e investimentos em inovação

Ibiporã foi o primeiro município a aderir ao novo projeto do governo estadual, o Pacto pela Inovação. O pacto visa envolver os 399 municípios paranaenses em ações de incentivo à inovação, promovendo o desenvolvimento tecnológico e a disseminação de uma cultura inovadora.
O Estado também anunciou o investimento de R$ 9,9 milhões para modernizar a PGE com projetos de inteligência artificial. O órgão será equipado com infraestrutura tecnológica avançada, permitindo maior agilidade e eficiência em seus processos internos, além de melhorar o atendimento aos cidadãos.
Outra ação relevante foi a reunião de entidades para discutir a governança do Sistema Paranaense de Inovação. Participaram universidades, federações de indústrias, comércio, agronegócio, cooperativismo e transporte, associações empresariais, fundações e empresários. O cronograma prevê que a consolidação do grupo de governança seja finalizada até 30 de novembro de 2024.