Thumbnail

Marcelo Moura Fernandes, diretor da HOTMILK; Paula Cristina Trevilatt, pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e inovação da PUCPR; Irmão Rogério Mateucci, reitor da PUCPR; e Vanessa Bridarolle, gerente de desenvolvimento de negócios da HOTMILK. Crédito: Divulgação.

100 Open Startups

PUCPR é um dos 25 principais ecossistemas de inovação do Brasil e o primeiro no Paraná

GazzConecta
25/10/2024 16:48
A HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), conquistou o 1º lugar na categoria Ecossistema do Paraná no ranking Top 100 Open Startups 2024. A premiação reconhece os principais ecossistemas e startups que se destacam em iniciativas de inovação aberta no Brasil. Além do destaque regional, a Hotmilk está entre os 25 principais ecossistemas do Brasil, consolidando-se como um dos principais hubs de inovação do país. 
Durante a cerimônia de premiação, o reitor da PUCPR, Irmão Rogério Mateucci, destacou a importância do prêmio para a instituição. “Inovação tem que estar no DNA da universidade e perpassar nosso dia a dia. A HOTMILK tem sido uma jornada inspiradora, com mais de 120 startups e 450 programas de inovação já desenvolvidos. A universidade precisa dar respostas para os problemas sociais e nós precisamos estar muito conectados com esse ambiente”, disse em nota.
O prêmio, concedido pela plataforma internacional 100 Open Startups, é um dos mais relevantes do país no campo da inovação aberta. Além das startups, ele também reforça a importância de ecossistemas de inovação no desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado. 
De acordo com Paula Cristina Trevilatto, pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e inovação da PUCPR, o título conquistado pela HOTMILK evidencia os resultados obtidos pela incubadora que possui quatro pilares: ser um hub de empresas e startups; reunir centros de pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação (PDI); desenvolver programas de inovação aberta; e fomentar o desenvolvimento de innovation skills em lideranças e gestores empresariais e governamentais por meio da Hotmilk Academy.
"O prêmio 100 Open Startups celebra, mais uma vez, o destaque da HOTMILK como principal ecossistema de inovação regional e um dos mais relevantes em âmbito nacional. Isso contribui para que a universidade, uma das três melhores instituições privadas de ensino superior no Brasil de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF) 2024 se posicione como celeiro pujante de conexões de ideias e geração de negócios para a comunidade acadêmica e empresarial", comenta a pró-reitora.
O diretor da HOTMILK, Marcelo Moura Fernandes, destaca que o título recebido este ano é um reconhecimento a todo o trabalho desenvolvido pelo ecossistema, algo que vai além do âmbito acadêmico, impactando diretamente o mercado. "A HOTMILK está performando entre gigantes do mercado", revela.
"Sermos reconhecidos como um dos principais ecossistemas do Brasil e o melhor do Paraná demonstra o quanto a PUCPR está alinhada com as demandas da sociedade, do mercado e da academia. De forma ampla, nosso ecossistema está alinhado com todos os reconhecimentos que a PUCPR tem recebido, como uma das principais universidades privadas do país em diversos aspectos, especialmente no que envolve a inovação. Isso mostra como ela está na vanguarda, com um ecossistema de inovação maduro que ganha destaque entre outros de todo o país. E isso se deve não apenas ao aspecto das pesquisas desenvolvidas aqui, mas também à atração de startups e tudo o que fornecemos a elas, como consultoria e espaço para seu desenvolvimento, o que impacta diretamente no avanço da inovação no estado", completa.