Thumbnail

O prefeito Rafael Greca fez o lançamento do Cartão Curitiba no primeiro dia do Smart City Expo Curitiba.

Cartão Curitiba

Prefeitura de Curitiba lança identidade virtual dos curitibanos no Smart City Expo Curitiba

GazzConecta
22/03/2023 21:23
O prefeito Rafael Greca lançou nesta quarta-feira (22) a mais recente ferramenta da Prefeitura de Curitiba, o Cartão Curitiba. O lançamento aconteceu no primeiro dia do Smart City Expo Curitiba.
Novo meio virtual de acesso aos serviços da prefeitura, o Cartão Curitiba promete simplificar a vida dos curitibanos. O prefeito definiu a nova ferramenta como “a identidade virtual dos moradores da nossa cidade”.
O cartão pode ser acessado pelo Curitiba App ou baixada pelo site da Prefeitura. No aplicativo, o acesso está disponível na primeira tela. “É a cidade na palma da mão dos moradores, com o acesso aos principais serviços oferecidos pela Prefeitura de Curitiba, ficando ainda mais rápido, fácil e sem burocracia”, disse Greca no lançamento.
O funcionamento é por QR Code e NFC (Near Field Communication, tecnologia de comunicação sem fio entre dispositivos compatíveis). “Isso porque o Cartão Curitiba é totalmente integrado ao sistema e-Cidadão, base de dados da Prefeitura de Curitiba. Quem já se cadastrou no e-Cidadão, na prática, tem o cartão automaticamente”, explica o diretor do Departamento de Inovação e Inteligência de Dados da Secretaria Municipal da Comunicação Social (SMCS), Thiago André Costa. Cerca de 1 milhão de pessoas já estão cadastradas no sistema atual.
O cartão, que será implementado por etapas, colocará na ponta dos dedos do público cerca de 600 serviços variados - como requisição de alvará, empréstimo de livro e compra de ingressos para espetáculos divulgados pelo Guia Curitiba. A princípio, já é possível comprar ingressos para shows.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão