Thumbnail

A ferramenta representa um salto significativo no suporte ao planejamento urbano. Crédito: Ricardo Marajó/SMCS.

Planejamento urbano

Prefeitura de Curitiba inaugura o Hipervisor Urbano, plataforma de suporte ao planejamento da capital

Fernando Henrique de Oliveira
Fernando Henrique de Oliveira
22/02/2024 18:03
A Prefeitura de Curitiba inaugurou nesta quinta-feira (22) o Hipervisor Urbano, uma avançada ferramenta para monitoramento e planejamento urbanos. Desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o sistema inédito no Brasil coloca Curitiba na vanguarda da administração pública do país.
Projetado pelo Ippuc em parceria com a Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Hipervisor Urbano de Curitiba representa um salto significativo no suporte ao planejamento urbano. 
Equipado com ferramentas e métodos de gestão avançados, o sistema é capaz de coletar, processar e distribuir dados públicos, facilitando a gestão de serviços em tempo real e permitindo um planejamento de longo prazo mais eficiente.
Segundo o prefeito Rafael Greca, o Hipervisor Urbano proporcionará uma visão abrangente do funcionamento da cidade, desde a detecção de ocorrências iminentes até a análise de padrões climáticos recorrentes. "Das chuvas ao congestionamento de trânsito, da visão dos efeitos da recorrência climática até a vida normal, tudo é demonstrado pelo Hipervisor Urbano", diz. 
Greca também destaca que a plataforma será, ainda, uma ferramenta fundamental para monitorar indicadores sociais, como a evasão escolar, por exemplo, garantindo uma gestão mais eficiente e assertiva.
O presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, destaca que a inauguração do Hipervisor Urbano tem papel importante no aprofundamento e crescimento do planejamento urbano em Curitiba. Jamur cita a importância da pesquisa e monitoramento como diretrizes fundamentais para um planejamento eficaz, visando projetos que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos.
“Com a ferramenta, nós com certeza vamos trazer mais qualificação para essa pesquisa em monitoramento e, consequentemente, um resultado mais rápido para a melhoria da vida da cidade e das pessoas”, afirma.
O Hipervisor Urbano tem como objetivo centralizar e compartilhar informações com outras esferas governamentais e o setor privado, agilizando o processo de tomada de decisão e reduzindo o tempo entre a identificação de problemas e a implementação de soluções. Jamur ressalta a necessidade de tempo e maturação para o planejamento urbano se concretizar, ressaltando a contribuição do Hipervisor para acelerar esse processo, trazendo mais qualidade à pesquisa e ao planejamento da cidade. 
O projeto do Hipervisor Urbano teve início em 2018, com visitas à França para conhecimento de modelos implementados no país com o apoio técnico da AFD. A implementação do sistema em Curitiba teve o suporte do BID. 
O Hipervisor se diferencia dos centros de controle operacional ao oferecer ferramentas de planejamento, permitindo uma visão mais abrangente e estratégica do desenvolvimento urbano. “Essa iniciativa representa um marco histórico para Curitiba, sendo inédita no Brasil e prometendo resultados positivos para a cidade e seus habitantes”, pontua Jamur.
Oscar Schmeiske, diretor do Hipervisor, diz que por trás da ferramenta existe uma diversidade de tecnologias integradas. Ele destaca o uso de tecnologias já estabelecidas, como os Sistemas de Informação Geográfica (GIS) e os dashboards de Business Intelligence (BI), que permitem o monitoramento de indicadores-chave em diversas áreas, como saúde e mobilidade urbana. Além disso, o Hipervisor incorpora tecnologias de impacto, como machine learning e inteligência artificial, para absorver conhecimento dos acontecimentos e utilizar esse banco de dados na gestão e tomada de decisões.
“Em termos práticos, o Hipervisor oferece uma gestão de informação mais aprofundada, permitindo uma análise mais detalhada dos dados disponíveis. Isso possibilita que os órgãos públicos ajam de forma mais proativa, em vez de apenas lidar com demandas pontuais no dia a dia”, salienta. 
O sistema não apenas fornece dados brutos, mas os transforma em informações relevantes e úteis para diversas áreas da administração municipal.
Schmeiske revela que um dos aspectos mais impressionantes do Hipervisor é sua capacidade de modelagem e criação de cenários. Essa funcionalidade permite simular diferentes situações, desde a abertura de uma nova avenida até a instalação de um metrô em Curitiba, por exemplo, possibilitando uma avaliação prévia dos impactos e a correção de possíveis erros antes da implementação. “Isso não apenas otimiza os investimentos públicos, mas também garante um serviço mais eficiente para a população”, comenta.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão