Thumbnail

Equipe administrativa da Ponto a Ponto, com sede em Maringá: diálogo constante entre lideranças e colaboradores contribui para ambiente positivo e acolhedor

GPTW PR

Ponto a Ponto: proximidade com colaborador é o trunfo para sucesso de gestão

Filipe Albuquerque
17/11/2022 01:28
Programas periódicos de capacitação, plano de carreira, campanhas para o cuidado com a saúde, oferta de apoio psicológico e a proximidade diária com os colaboradores. Foi essa a receita adotada pelo Grupo Ponto a Ponto, de Maringá (PR), que permitiu à empresa obter o primeiro lugar na edição deste ano do ranking Great Place To Work Paraná, na categoria pequenas empresas.
Fundada há 24 anos por Enzo Cicuto, a companhia de administração condominial local, atua também na venda e locação de imóveis, o grupo já chegou ao posto mais alto, entre as pequenas, na listagem nacional. No ranking paranaense, já obteve o primeiro lugar outras duas vezes.
Essa é a 13ª edição do ranking GPTW no estado e conta, mais um ano, com o apoio da Gazeta do Povo, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PR) e do Grupo Hel – eventos digitais e presenciais.
“Em outubro do ano passado, validamos o ISO 9001”, celebra Enzo. “Estamos melhorando nossos processos dia a dia, não só na gestão do negócio. Hoje, somos a única empresa em Maringá e região certificada pelo ISO”, acrescenta.
O Grupo Ponto a Ponto conta atualmente com 64 funcionários, boa parte deles distribuídos nos condomínios administrados pela empresa. Desse total, pouco mais da metade, 36, são mulheres. Roberta de Souza Cicuto, advogada da Ponto a Ponto e esposa de Enzo, reforça que a preocupação da empresa com as pessoas que a compõem acaba por se transformar em um diferencial tanto na contratação quanto na retenção de talentos.
“Acredito que a busca no mercado nacional e nossa participação em grandes congressos nos capacita em nossa atuação como líderes”, afirma. “Como mulher, sinto consideravelmente as dores delas. E esse caráter familiar na diretoria acaba agregando um certo valor.
"Constantemente damos feedbacks aos nossos funcionários, muitas vezes individuais, e nesse momento sinto a proximidade deles conosco", analisa Roberta.
Essa proximidade está calcada no fato de que a direção da empresa se faz presente na rotina de seus colaboradores. Periodicamente, o grupo oferece cursos de capacitação. Uma psicóloga faz parte do time e está disponível para conversas sempre que necessário. É um acompanhamento importante para os colaboradores. Além disso, uma supervisora se reúne com a equipe, acompanhada de um outro profissional, para identificar eventuais problemas e se há lacunas no ambiente de trabalho que precisam ser preenchidas. “A gente procura estar sempre junto do colaborador”, revela Enzo.
Segundo o proprietário da companhia, toda normativa trabalhista é seguida a risca. Todos os funcionários que precisam de EPIs não atuam sem que todos os equipamentos estejam em ordem.  Na construção de um ambiente de trabalho saudável, a empresa fornece todos os benefícios relativos aos contratos de CLT, mais café da manhã e da tarde à equipe. “Isso, de certa forma, facilita a gestão das pessoas”, comenta Enzo. O resultado? “Em 24 anos, e ano que vem teremos o marco dos 25 anos, nunca tivemos problemas trabalhistas”, informa.
A advogada Roberta de Souza Cicuto e o empresário Enzo Cicuto, da Ponto a Ponto: cursos de capacitação, plano de carreira e portas abertas para os funcionários auxiliaram na manutenção de um ambiente saudável. Foto: divulgação/Ponto a Ponto
A advogada Roberta de Souza Cicuto e o empresário Enzo Cicuto, da Ponto a Ponto: cursos de capacitação, plano de carreira e portas abertas para os funcionários auxiliaram na manutenção de um ambiente saudável. Foto: divulgação/Ponto a Ponto

Terceirizados

Parte da equipe do Grupo Porto a Porto trabalha lotada nos condomínios que são administrados pela empresa. Uma das rotinas adotadas por Enzo, que tem, entre a diretoria e o corpo de colaboradores, uma equipe formada por cinco líderes, é visitar as unidades atendidas para avaliar a qualidade dos serviços prestados, a satisfação dos clientes e também dos funcionários. “A partir do momento que certificamos o ISO 9001 e implementamos novas políticas, aprimoramos a qualidade do colaborador, tanto dos internos quanto dos externos”, destaca Roberta.
Na procura por oferecer bem-estar à equipe, o Grupo Ponto a Ponto foi em busca de convênios com o SESC (Serviço Social do Comércio), instituição cujo principal objetivo é proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores e familiares dos setores do comércio de bens, serviços e turismo.
Em outubro, dentro das atividades do Outubro Rosa, de
conscientização e combate ao câncer de mama e de colo de útero, a empresa
estabeleceu um convênio com uma rede de farmácias. Duas funcionárias da rede
estiveram com a equipe para falar sobre prevenção ao câncer. A empresa
organizou um coquetel para a atividade, e abriu a programação também para os
homens.

Plano de carreira

Enzo utiliza dois exemplos para ilustrar o plano de carreira estabelecido dentro da empresa. Um dos casos é o de uma colaboradora que entrou fazendo limpeza nos condomínios atendidos. E que, graças ao desempenho demonstrado, hoje é auxiliar de supervisão, trabalhando internamente, produzindo relatórios e auxiliando a supervisora que faz o percurso dos condomínios para acompanhar o trabalho.
O segundo caso é de um profissional que entrou na empresa como motoboy, mas em quem a liderança identificou uma facilidade no relacionamento com os clientes. O profissional foi promovido ao setor imobiliário da Ponto a Ponto.
“A sinergia do time é outra depois do GPTW”, comemora Roberta. “Você percebe um esforço não apenas da diretoria em busca de qualidade no ambiente de trabalho, mas também dos colaboradores”.
Confira o ranking completo do GPTW PR 2022:

Enquete

No Google for Brasil 2024, a gigante de tecnologia anunciou diversas novidades para o mercado brasileiro. Dentre elas, qual lhe chamou mais a atenção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão