Centro de Inovação de Curitiba
Pinhão Hub de Curitiba comemora seu primeiro aniversário com novidades
O Pinhão Hub completou um ano de inauguração em março como o Centro de Inovação de Curitiba. Parte do complexo Engenho da Inovação, o espaço está inserido em um ambiente que tem atraído novos empreendimentos imobiliários e instalações, contribuindo para a revitalização do bairro Rebouças.
A celebração do primeiro aniversário acontece nesta quinta-feira (3), a partir das 18h30, reunindo a comunidade de inovação de Curitiba. O evento é gratuito e aberto ao público, com acesso pela Rua Engenheiros Rebouças, 1.732. Durante a comemoração, serão inaugurados o Espaço Electrolux, no terceiro andar do prédio, e a 209ª Horta Urbana de Curitiba, criada pela startup EVA, uma das 30 empresas residentes no hub.
“O Pinhão Hub reúne as principais iniciativas de empreendedorismo e inovação de Curitiba, sendo um dos principais hubs do Brasil. Hoje é ponto de encontro, troca de conhecimentos e negócios que reúne startups, investidores, representantes de aceleradoras, empreendedores, acadêmicos e está de portas abertas a todos os que querem saber mais sobre como a inovação pode transformar para melhor a vida nos ambientes urbanos”, destaca o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.
Pinhão Hub, um espaço de conexões e oportunidades
O evento de comemoração do primeiro ano também marca o 110º evento realizado no Pinhão Hub desde sua inauguração. O espaço sediou diversos eventos de networking, conexão e capacitação empreendedora e profissional, materializando o projeto da Prefeitura, da Agência Curitiba e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) de manter um endereço permanente para as conexões do ecossistema de inovação na capital.
Pinhão Hub é o centro de gestão da inovação na cidade
O Pinhão Hub é a sede da Agência Curitiba, responsável por gerenciar e realizar ações e programas ligados à inovação, ao empreendedorismo e à tecnologia da Prefeitura. Entre os programas, destacam-se:
- Cidade das Startups: incentivo e desenvolvimento de empresas de base tecnológica;
- Tecnoparque: programa de incentivo fiscal a empresas de tecnologia;
- Empreendedora Curitibana: suporte ao empreendedorismo feminino;
- Curitiba Invest: atração de investimentos para a cidade.
O Pinhão Hub também abriga o mais novo Espaço Empreendedor da cidade, voltado ao atendimento de Microempreendedores Individuais (MEIs) dentro do programa Curitiba Empreendedora, que apoia micro e pequenos negócios.
Estrutura e funcionamento do hub
O Pinhão Hub ocupa os três andares da edificação central do Engenho da Inovação, no Rebouças. O espaço de 1,2 mil m² conta com 158 posições de trabalho, salas de reunião, estúdio para podcast e auditório. Seu ambiente colaborativo e multissetorial é utilizado para coworking, eventos públicos e privados, atividades de qualificação e espaços de locação para palestras, treinamentos e reuniões.
Inauguração do Espaço Electrolux
A celebração do primeiro ano também marca a inauguração do Espaço Electrolux. Empresas e startups podem se tornar residentes ou patrocinadoras do hub, podendo nomear áreas da edificação com naming rights e acessar benefícios como mentorias, consultorias exclusivas e participação em eventos do Vale do Pinhão. A Electrolux se torna a mais nova parceira do projeto, assumindo o naming rights do auditório e apoiando a copa do térreo e do primeiro andar.
Nova Horta Urbana
Em comemoração ao primeiro aniversário, o Pinhão Hub inaugura, também, sua horta urbana, a 209ª do programa da Prefeitura. O espaço foi instalado pela startup EVA, vencedora do Pitch Live do Pinhão 2024 e uma das 32 selecionadas para um período de incubação no projeto Biocidades Inovadoras, parceria da ONU com a Prefeitura via Agência Curitiba. O local busca incentivar a agricultura urbana e o consumo de alimentos orgânicos, promovendo o contato direto com o cultivo.