Thumbnail

Balanço anual da associação Zetta aponta para a força das fintechs no mercado brasileiro. Crédito: Freepik.

Crescimento de 77%

Fintechs registraram 251 milhões de contas ativas em 2023

GazzConecta
09/05/2024 18:26
Elaborado pela Zetta, associação formada por empresas que oferecem serviços financeiros digitais no Brasil, o Panorama 2024 aponta para a força das fintechs no mercado brasileiro. O número de contas ativas de pessoas físicas saltou de 142 milhões, em 2022, para 251 milhões, em 2023 – um crescimento de 77%. O balanço tem como base as informações coletadas com os integrantes da associação, entre eles Nubank e Mercado Pago.
O levantamento mostra que há mais pessoas com contas ativas e mais brasileiros abrindo contas em mais de uma instituição. Os consumidores se tornam clientes de várias fintechs ao mesmo tempo para aproveitar os benefícios que cada uma oferece, de descontos a acesso antecipado à compra de ingressos para shows e espetáculos.
“O consumidor, hoje, tem um cardápio de opções e isso abre portas para a concorrência. Veremos uma disputa cada vez maior pelos clientes, uma vez que a tendência, a partir de agora, não é mais um crescimento tão forte na abertura de novas contas", diz Rafaela Nogueira, economista-chefe da Zetta, em nota.
O consumidor já percebe o efeito positivo da competição acirrada. O aumento da concorrência gera redução de tarifas bancárias e aumenta a inclusão financeira, conforme uma recente pesquisa encomendada pela Zetta à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O levantamento mostrou que a entrada das fintechs no mercado reduziu as tarifas bancárias em 36,8% no país.
“No Brasil, as fintechs fortalecem um modelo de negócios inovador, ágil e centrado nas necessidades dos clientes, com capacidade para atrair não apenas novos consumidores, mas também investidores”, afirma Fernanda Garibaldi, diretora-executiva da Zetta.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta sua vaga no site.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão