Sustentabilidade
Estudo anual da IBM com CEOs do Brasil revela os desafios mais críticos para os próximos anos
O IBM Institute for Business Value divulgou o estudo anual com CEOs, Lidere o seu impacto: caminhos práticos para conquistar a sustentabilidade transformacional, que revela que a sustentabilidade está se tornando um tópico crítico dentro dos compromissos corporativos. De acordo com os dados da pesquisa, os CEOs reconhecem que o assunto é fundamental para os negócios e um fator de crescimento, mas a falta de insights de dados confiáveis está prejudicando a sua capacidade de agir enquanto enfrentam cada vez mais pressão do conselho e de investidores.
O estudo entrevistou mais de 3 mil CEOs no mundo todo e apontou que 48% dos entrevistados no Brasil classificam a sustentabilidade como desafio máximo para suas empresas, um aumento de 65% desde 2021. E embora 68% dos CEOs brasileiros relatem a realização de algumas ações e iniciativas de sua estratégia de sustentabilidade, apenas 24% deles dizem executar essa implementação em toda a empresa.
"O estudo mostra claramente que os CEOs na América Latina estão comprometidos em tirar do papel suas estratégias de sustentabilidade, em um nível muito semelhante aos seus colegas em outras regiões. No entanto, os desafios relacionados a um ROI incerto, falta de insights de dados e barreiras tecnológicas estão dificultando e desacelerando os avanços e o alcance de seus objetivos”, comenta Luis Fernando Padilla, General Manager de IBM Consulting na América Latina, em nota.
Os principais destaques do estudo da IBM com CEOs
- 48% dos CEOs entrevistados no Brasil citam que a sustentabilidade está entre seus maiores desafios a serem enfrentados nos próximos dois a três anos, um aumento de 65% comparado a 2021.
- Metade dos CEOs na América Latina diz que ampliar a sustentabilidade é uma das principais prioridades para suas empresas nos próximos dois a três anos, frente a 37% em 2021.
- Quase 61% dos CEOs entrevistados na América Latina dizem estar diretamente envolvidos na definição da estratégia de sustentabilidade de sua empresa.
- 84% dos CEOs da região acreditam que os investimentos em sustentabilidade de suas empresas produzirão melhores resultados de negócios nos próximos cinco anos, e 51% dos CEOs brasileiros acreditam que a sustentabilidade vai acelerar o crescimento dos negócios.
- Apenas 43% dos CEOs brasileiros disseram contar com as pessoas e habilidades certas para executar sua estratégia de sustentabilidade.
- Quase 57% dos entrevistados no Brasil listam o ROI incerto e os benefícios econômicos como um desafio crucial para alcançar os objetivos de sustentabilidade, seguidos por falta de insights de dados (41%) e complexidade do ecossistema (34%).
- 30% dos entrevistados do país também identificam as barreiras tecnológicas ao implementar a sustentabilidade em sua empresa.
- Os entrevistados indicam que os investimentos em sustentabilidade por parte dos CEOs mais do que dobrou como uma porcentagem da receita ao longo dos últimos cinco anos.
- 73% dos entrevistados no Brasil estão confiantes de que alcançarão suas metas de sustentabilidade, e apenas 20% dos CEOs do país acreditam que não seria possível alcançar as metas anunciadas pelo governo para o seu setor.
- 68% dos CEOs do Brasil relatam implementar alguns aspectos ou funções de sua estratégia de sustentabilidade. Porém, apenas 24% dizem implementar suas estratégias de sustentabilidade em toda a empresa.
- Os CEOs brasileiros relataram ter enfrentado a maior pressão vinda dos membros da diretoria (77%), seguida por investidores (64%) e órgãos reguladores (62%).