Smart City Sebrae
Sebrae Paraná lança vertical Smart City em Curitiba
O Sebrae Paraná lançou, nesta quinta-feira (28), em Curitiba, a sua nova vertical Smart City, que tem como objetivo desenvolver e impulsionar novas soluções e oportunidades voltadas para a temática de cidades inteligentes.
O evento de lançamento foi realizado na Casacor Paraná e contou com a participação de empresários e lideranças do setor, assim como representantes públicos, incluindo: o diretor de Operações do Sebrae Paraná, Júlio Cezar Agostini; o gerente da regional Curitiba do Sebrae Paraná, Joailson Agostinho; e Rodolpho Zannin Feijó, da Arin (Assessoria de Relações Internacionais), do gabinete do prefeito de Curitiba, Rafael Greca.
A nova vertical do Sebrae funcionará como uma espécie de hub de inovação, envolvendo setores privado e público, em busca de soluções para os desafios sustentáveis, econômicos, sociais e tecnológicos de municípios. A iniciativa terá uma linha de atuação alinhada às tendências e cenários mundiais, utilizando a metodologia Foresight.
“A proposta tem como foco principal estimular e preparar as MPEs para o grande mercado que existe de Smart City no Paraná e no Brasil”, acrescentou Adriana Kalinowski, consultora do Sebrae Paraná.
Para Beto Marcelino, sócio fundador e diretor de relações governamentais do iCities, o Sebrae traduz e simplifica o mercado de cidades inteligentes e proporciona que donos de micro e pequenos negócios conheçam e acessem o mercado.
“É estratégico estimular esse mercado e dar oportunidade para que as pequenas e médias empresas - através de suas ideias, produtos e soluções - sejam inseridas no contexto de cidades inteligentes. O Brasil, hoje, tem a oportunidade de validar e difundir esse mercado, através do Sebrae, iniciando por Curitiba, que já tem essa vocação de cidade tecnológica e sustentável”, discorreu o empresário.
Durante o evento de lançamento, Beto Marcelino explicou que a proposta do Smart City Sebrae é levar a cidade de Curitiba a outro patamar em termos de inovação, atrair investimentos e escalar soluções que podem ser aplicadas mundo afora. Para Joailson Agostinho, gerente da regional Curitiba do Sebrae Paraná, o objetivo da nova vertical é atrair as pequenas empresas e as startups para oferecer uma melhor qualidade de vida para os cidadãos.
O Diretor de Operações do Sebrae Paraná, Júlio Cezar Agostini, encerrou o lançamento, comentando: “Smart City é uma grande vertical do ecossistema de inovação, e o Sebrae tem trabalhado arduamente para posicionar o Estado do Paraná como um dos principais ecossistemas de inovação do Brasil”.