Thumbnail

Professor curitibano de língua portuguesa é sucesso nas redes sociais

Noslen Borges

Professor Noslen: desburocratizando a educação no digital

Papo Raiz*
12/08/2022 19:38
Em plena era digital, o que muitas pessoas buscam é uma renda extra ou até mesmo um trabalho fixo nas redes sociais. Uma plataforma que há anos se tornou bastante democrática e proporciona novas oportunidades aos internautas é o YouTube. Para falar sobre como ganhar dinheiro no YouTube, o podcast Papo Raiz convidou o curitibano e professor de Língua Portuguesa, Noslen Borges, que se tornou um sucesso na plataforma e hoje acumula mais de quatro milhões de inscritos em seu canal de videoaulas e um milhão de seguidores no Instagram.
De uma maneira bem humorada e diferente do modelo de ensino formal, e após 13 anos de docência, Noslen Borges começou a produzir conteúdos variados sobre Língua Portuguesa com o intuito de entreter e, ao mesmo tempo, ensinar o público através de um canal no YouTube. “Quando eu construí o canal, pensei: preciso entregar um conteúdo que vai competir com todos os outros do entretenimento, então eu peguei o melhor do entretenimento e trouxe para minha aula, que era o que eu já fazia nas aulas presenciais”, contou.
O professor, que também faz parte dos conhecidos edutubers, lembrou que um pouco antes de começar a trabalhar na internet, logo que os smartphones entraram na vida dos alunos, muitas instituições não permitiam o uso desses produtos em sala de aula, mas ele enxergava essa realidade de uma outra forma e optou por seguir um caminho contrário a isso.
“Eu sempre enxerguei toda ferramenta como algo a mais para a educação, então, eu não tirava o celular do aluno, eu fazia eles usarem em sala de aula. E daí eu pensei em levar minhas aulas para dentro do celular e foi aí que criei o meu canal no YouTube”, relatou.
Segundo Noslen Borges, o primeiro vídeo dele a fazer sucesso no YouTube foi um publicado no final de 2015, que alcançou 1.400 visualizações. A princípio a ideia era só fazer videoaulas para os alunos que tinha, mas foi a partir do alto número de views que o professor de Língua Portuguesa percebeu que poderia atingir muitas outras pessoas com seus conteúdos.
Foi só em 2017, quando recebeu a plaquinha de 100 mil inscritos, que Borges entendeu o caminho que estava sendo traçado em sua vida e, então, enxergou uma possibilidade de como ganhar dinheiro no YouTube. Ele explicou que quando começou na plataforma existiam alguns canais de educação para Enem e outros para concurso, mas não havia nenhum com a mesma pegada que ele produzia.
“Muitos canais do YouTube tinham uma TV e a pessoa escrevia ali ou tinha um quadro e o cara ficava de costas escrevendo nesse quadro. Eu nunca gostei disso, porque queria olhar para a pessoa que estava me assistindo e a partir daí eu fiz tudo editado. Acho que isso foi um dos pontos importantes, porque eu conseguia interagir o tempo todo com a pessoa que estava do outro lado da tela”, disse o professor.
Borges ainda lembrou que, durante a pandemia do coronavírus, teve que readequar seus conteúdos para reequilibrar o sucesso do canal, que acabou sendo prejudicado devido à crise ocasionada pelo momento. “Na pandemia eu tive que me reinventar dentro da internet, então, eu peguei os hinos dos Clubes de Futebol e comecei a fazer batalha de hinos. Eu fazia a leitura, compreensão, interpretação e vocabulário e perguntava para a galera qual era o mais bonito. Eu trabalhava conteúdos de língua portuguesa aplicados nesses textos, fazendo ainda a brincadeira dos times. E aí o canal começou a retomar”, contou.
A popularidade alcançada pelos vídeos publicados fez com que ele tivesse acesso a mais recursos e funcionalidades da rede social, tornando-se assim uma referência quando o assunto é o ensino da Língua Portuguesa de forma online e como ganhar dinheiro no YouTube unindo educação e entretenimento.
“Hoje, o meu canal é para quem quiser aprender língua portuguesa do jeito mais acessível. O meu desafio é tentar fazer esse facilitador para entregar conteúdo para todo mundo”, afirmou.

Quando você começa a ganhar dinheiro no YouTube?

Além de produzir conteúdos 100% originais, um usuário começa a ganhar dinheiro no YouTube quando alcança mil inscritos em seu canal e possui 4 mil horas de vídeos exibidos em 12 meses, além de criar uma conta no Google Adsense. Mas, vale lembrar que isso varia conforme os tipos de conteúdos reproduzidos na plataforma e do foco que a pessoa vai ter para seguir nesse meio, conforme ressaltou Noslen Borges.
Para Noslen, entender que tudo é um processo e ter paciência, além de saber que não existe apenas uma forma de como ganhar dinheiro no YouTube também é essencial para começar nesse ramo. “É preciso ter resiliência, foco no teu conteúdo e entender a plataforma em que você está para poder fazer virar negócio. Não vai ser fácil e não vai ser rápido, mas não dá pra desistir. É melhor ir ajustando as coisas no meio do caminho do que ficar pensando: e se eu fizesse?”, aconselhou ele.

O que dá mais dinheiro no YouTube?

De acordo com o professor de Língua Portuguesa, o número de visualizações é o que mais rende quando se fala em como ganhar dinheiro no Youtube. Ele ainda pontuou que essa monetização também pode ser ativada através dos famosos anúncios e parcerias com diferentes marcas. Mas, ele ressalta que há uma preferência das empresas por determinados nichos.
“As empresas preferem atrelar o nome delas ao entretenimento do que à educação. O meu desafio é estourar a bolha da educação e mostrar que como professor ou como comunicador, eu posso atingir outras pessoas. A educação não é muito valorizada nem mesmo em outro meio como a internet”, destacou Noslen Borges.

Quais são os nichos mais procurados no YouTube?

Para quem está pensando em começar a estudar maneiras de como ganhar dinheiro no YouTube, Borges explicou que existem diversos nichos nessa plataforma, no entanto, alguns são mais rentáveis que outros, como é o caso do entretenimento em relação à educação, mas, o professor ressalta que é possível unir esses modelos de conteúdos, como foi o caso dele.
“Os primeiros vídeos do canal estão com uma pegada de educação como plano de frente e entretenimento como plano de fundo. Só que eu sempre quis fazer o contrário, e hoje, já consegui inverter essa realidade, então, está o entretenimento como plano de frente e educação como plano de fundo”, explicou o professor.
Nessa linha e entre os nichos mais procurados pelo público e que podem ser ótimas escolhas de como ganhar dinheiro no YouTube, estão: entretenimento; investimento financeiro, e-commerce; vida saudável; desenvolvimento web; dicas de empreendedorismo, entre outros.

Quantas visualizações no YouTube tem que ter para ganhar dinheiro?

O Youtube já mudou a vida de muitas pessoas, como foi o caso do professor Noslen Borges, no entanto, algumas pessoas que pretendem começar a usar a plataforma profissionalmente ainda têm dúvidas a respeito da quantidade de visualizações necessárias para começar a ganhar dinheiro nessa ferramenta.
A primeira coisa a se saber é que a monetização do YouTube é feita em dólares, considerando a regra de “custo por mil”. Em geral, é pago entre 0,25 e 4,50 dólares para cada mil visualizações que um youtuber tiver, mas esses valores podem variar dependendo dos fatores e negociações estabelecidas pela própria plataforma.
E para crescer e manter-se consolidado nesse ramo, bem como construir estratégias certeiras de como ganhar dinheiro no YouTube, Borges enfatizou que, atualmente, é algo mais complexo e que exige um esforço a mais.
“Qualquer canal hoje é mais difícil de fazer, porque todo mundo descobriu que o YouTube funciona para alguma coisa e também vai ficando mais complicado você se posicionar dentro da plataforma”, afirmou Borges.
*Artigo produzido pelo Papo Raiz – uma conversa descontraída e divertida sobre empreendedorismo e assuntos em alta na sociedade.

Enquete

Imagine a possibilidade de criar vídeos realistas com ferramentas de inteligência artificial, como o Sora. Você teria interesse em utilizar uma ferramenta como essa no futuro?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão