Thumbnail

Conheça o mercado de drones no Brasil

Drone Kids

Mercado de drones: conheça o setor que dobra de tamanho a cada ano

Papo Raiz*
02/09/2022 20:30
O mercado dos drones tem crescido exponencialmente nos últimos anos, especialmente, com o surgimento de novas tecnologias, que se mostram bem-sucedidas e dão às pessoas e empresas a possibilidade de executarem determinados serviços do dia-a-dia de forma prática e rápida. A regulamentação do mercado de drones seja para o uso de forma comercial ou como hobby foi publicada em 2017 pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e, desde então, esse setor vem ganhando novos adeptos e admiradores.
Para falar sobre o mercado dos drones, empreendedorismo e os investimentos nessa área que visa melhorar os processos de produção de muitas empresas, além de apoiar uma nova vertente profissional, o podcast Papo Raiz convidou o fundador da Drone Kids, Marcio Vieira. Pensando em inovar o nicho de edtechs e focar em algo que está ligado à 4ª revolução industrial, a Drone Kids surgiu também a partir de uma inquietação de Vieira que queria utilizar o drone como uma ferramenta de aprendizado para alunos de 7 a 14 anos, assim, preparando-os para o futuro e as transformações da economia e era digital.
“A Drone Kids é uma startup de educação, que trabalha com conteúdos relevantes e inovadores através da tecnologia dos drones que, para mim, é uma ferramenta com a qual eu consigo entregar muitas coisas. Quando criamos a empresa, já tínhamos um modelo de ensino dentro dela para reforçar disciplinas como matemática e física, por exemplo”, explicou o empresário.
Segundo Vieira, esse mercado da educação dentro de startups ainda é pouco explorado e precisa se reinventar, foi por isso que a Drone Kids também trabalha com uma metodologia de interdisciplinaridade tendo como pilar a nova economia digital. “Eu vejo a educação no Brasil e o abismo que temos em relação a outros países, é um mercado pouco explorado e que ainda tem muita coisa igual”, analisou.
Com a experiência que possui na Drone Kids, que já é a sexta startup criada por Vieira, ele fez algumas considerações sobre o mercado dos drones e quais as possibilidades de atuação nesse setor que promete impactar ainda mais as cadeias produtivas e de serviços nos próximos anos.

Como é o mercado dos drones no Brasil?

Com a enorme capacidade de conseguir transportar objetos e captar dados ou imagens, o mercado dos drones conseguiu revolucionar a atuação de diferentes setores da sociedade. Para Marcio Vieira, esse ramo empresarial é bastante amplo e está se consolidando no Brasil.
“É um mercado que dobra o seu tamanho a cada ano. Hoje o drone tem uma precisão muito maior e muito dessa entrega de operação depende da tecnologia que está entrando no mercado”, disse o empresário.
Dados da ANAC indicaram que entre 2020 e 2021 a quantidade de drones no Brasil cresceu 11,3%, sendo 90.030 novos equipamentos registrados no país. esses números mostram como esse setor apresenta-se como uma tendência promissora sendo, atualmente, o principal mercado dos drones da América do Sul, que tem um faturamento anual de aproximadamente US$ 373 milhões. “Eu sempre falei que um dos futuros do mercado dos drones é a questão logística”, disse Marcio Vieira.

Como empreender no mercado dos drones?

Visto por muitos como uma ótima opção para se empreender, o mercado dos drones assim como outros negócios exige esforço, pesquisa e muita resiliência, além de bastante criatividade e investimentos para começar e se manter no ramo, como afirma o fundador da Drone Kids, Marcio Vieira.
O empresário ainda apontou que empreender é achar soluções para problemas relevantes que foram identificados na sociedade ou em um determinado ambiente/setor.
“Um mercado mal atendido é um campo fértil para você construir ideias. Eu sempre falo que em momentos de crise é que as cartas se reembaralham e você consegue identificar em empresas e negócios problemas a serem resolvidos, porque as pessoas começam a buscar soluções”, constatou Vieira.
Para exemplificar a atuação na resolução de problemas seja para o mercado dos drones ou para outro qualquer, Vieira contou que tem uma metodologia que o ajuda a desenvolver ideias inovadoras e que vão proporcionar resultados reais para um determinado setor da sociedade, que é estar em contato com o mundo externo, mapeando esse ambiente e, assim, entendendo quais são as dores presentes ali. “Quando eu tenho uma ideia, tento formular isso com base no problema que eu identifiquei no mercado e então vou pesquisar para ver se alguém já pensou nisso ou se já existe alguma evolução que a gente possa fazer”, explicou.

Como ganhar dinheiro com o mercado dos drones?

Para se ganhar dinheiro no mercado dos drones, Marcio Vieira ressalta que o ciclo de um investidor é de cinco a sete anos, assim como acontece em outros negócios. E para quem quer se especializar, existem inúmeras maneiras de aproveitar essa indústria e conseguir um bom faturamento. Entre essas opções do mercado dos drones podem ser destacadas:
  • Fazer vídeos e fotos aéreas de eventos;
  • Gravar videoclipes;
  • Abrir startups que foquem no ensino profissionalizante do uso de drones;
  • Vender serviços de imagem aérea para empresas que trabalham com monitoramento e inspeção de plantações;
  • Vender imagens para imobiliárias;
Apesar de ser uma área em expansão, ainda há pouca concorrência nesse setor, o que também contribui para que aqueles que pensam em investir no mercado dos drones consigam desenvolver bons planejamentos de serviço e obter sucesso na profissão.
*Artigo produzido pelo Papo Raiz – uma conversa descontraída e divertida sobre empreendedorismo e assuntos em alta na sociedade.