Thumbnail

Investir do zero: como se tornar um investidor de sucesso

Leonardo Jianoti

Investir do zero: como se tornar um investidor de sucesso

Papo Raiz*
24/08/2022 19:03
Quem é iniciante no mundo dos negócios sempre fica com muitas dúvidas, especialmente, de como ou onde aplicar determinado valor, ou renda. Nos últimos anos a economia mudou e impactou o cotidiano da sociedade de maneira significativa, por isso, ser um investidor tornou- se um desafio para muitos brasileiros. Para falar sobre o assunto e ajudar aquelas pessoas que querem embarcar na gestão de novos negócios e, principalmente, aprender como investir do zero, o podcast Papo Raiz convidou o economista, conselheiro de empresas e investidor, Leonardo Jianoti.
Leonardo Jianoti possui uma longa carreira no mercado financeiro, a qual o próprio economista define como um mosaico de experiências que formaram o profissional que ele é hoje. Apesar de não vir de uma família empreendedora, Jianoti já apresentava desde cedo uma mentalidade que, futuramente, iria fazer com que ele seguisse para o setor financeiro e pudesse se tornar uma referência de como investir do zero.
“Eu não venho de uma família empreendedora, mas meu pai sempre ensinou aquela coisa do batalhar e ter resiliência. Descobri muito cedo que eu tinha que fazer dinheiro e não ganhar dinheiro”, contou.
Com uma linha mais idealista no início da vida profissional, o especialista afirmou que foi só após alguns anos atuando como assessor de family offices (escritórios de gestão de patrimônio familiar), que ele se tornou o que se chama de investidor-anjo, ou seja, uma pessoa que faz aplicações financeiras em negócios que tem alto potencial de retorno e, além disso, conseguem impactar positivamente um meio, individuo ou até mesmo a sociedade.
“Quando assessorei essas famílias, ficou muito claro pra mim como é que um negócio produz valor, produz riqueza e como é que esse ciclo acontece. Eu também entendi que não bastava ser consultor, tinha que sentar e montar estratégias. Nesse momento minha vida deu uma virada, porque eu vi que podia ser a pessoa que analisava e entregava o valor e foi ali que começou minha carreira empreendedora. Eu não queria ser funcionário das famílias, eu queria ser um parceiro de negócios delas”, recordou o empresário Leonardo Jianoti.
Co-fundador da Curitiba Angels e com mais de 11 investimentos em startups, Jianoti ressaltou que tem interesse especial por investimentos de impacto e transformação econômica e que, apesar de algumas adversidades, é importante que as pessoas aproveitem as oportunidades trazidas por essa nova economia. “Quanto mais gente vier para essa indústria, melhor vai ser para o país. Empreender já é difícil, então vamos tentar fazer um negócio relevante para todo mundo, porque a responsabilidade que a gente tem de construir valor também tem que ser para o país”, disse.
Com experiência em projetos de estratégia econômica tanto nacionalmente quanto internacionalmente, aproveitou a participação no Papo Raiz para também debater os atuais entendimentos a respeito desses setores e como podem ser utilizados para que as pessoas e empreendedores saibam qual é essência dos conceitos econômicos e quais os melhores caminhos a serem trilhados para começar a investir do zero e obter sucesso em uma área que está sob constantes transformações devido aos avanços tecnológicos e também ao contexto socioeconômico.

O que é necessário para ser investidor?

Para quem quer se tornar um investidor, ter um planejamento é um dos primeiros passos para que as outras etapas do processo aconteçam de forma fluída e organizada. O empresário Leonardo Jianoti explicou que o mercado financeiro é um lugar de proteção patrimonial e entender isso logo que se começa a investir do zero é primordial para adentrar nesse setor.
Ele ainda afirmou que os brasileiros estão muito focados em ganhar dinheiro, mas é preciso também saber entregar valor quando se entra no ramo de investimentos. Além disso, ele afirma que a pessoa tem que saber qual o olhar que ela tem sobre a profissão de investidor. “Primeiro a pessoa tem que decidir se quer que isso seja a carreira dela ou apenas um hobby profissional”, disse o economista.

O que é que eu faço para ficar rico?

Ficar rico é o sonho de muitos brasileiros. Apesar de parecer uma realidade distante de muitas pessoas, o economista Leonardo Jianoti explicou que enriquecer nos dias atuais se tornou uma possibilidade, especialmente, para quem tem disciplina e bons hábitos financeiros.
Investir do zero, por exemplo, é uma das estratégias que já ajudou muitas pessoas a construir um patrimônio financeiro bem-sucedido, mas, para isso se concretizar, Jianoti destacou que é preciso entender a própria realidade e ter foco, além de controle financeiro.
Ele ainda ressaltou que, no cenário brasileiro, grande parte da população ainda não tem o preparo necessário para investir do zero ou para empreender e administrar bem as suas finanças. “Não fomos desenvolvidos para valorizar algumas coisas, por exemplo, a gente é muito vidrado no erro e valoriza pouco o sucesso. E não somos treinados em soft skills, então, quem é acaba se sobressaindo demais. As pessoas têm pouca inteligência emocional e, claro, falta formação em educação financeira e jurídico básico”, enfatizou o conselheiro de empresas.

Como começar a investir do zero?

Para investir do zero, Leonardo Jianoti pontuou que uma pessoa deve começar tentando não comprometer a reserva de emergência que ela possui e que aplicar R$ 20 mil por ano já é uma média boa para os iniciantes desse ramo. Além disso, ele aconselhou que o possível investidor tenha um projeto consistente que apresente mudanças incrementais e inovadoras para a sociedade de alguma forma.
Ele ainda falou sobre o investimento inicial em novos negócios. “Abrir empresa é a principal manifestação do empreendedorismo, mas você pode ter atitude empreendedora muito antes disso”, ressaltou.
Para o economista, se tornar um investidor é algo que envolve muito mais do que ter dinheiro, pois é preciso que o interessado nesse mercado também estude mais sobre finanças. Como exemplo disso, ele usou a própria experiência profissional. Entender o poder do capital com o conhecimento e que ele tem que ser paciente e amigável foi um ponto importante para mim”, afirmou Jianoti.

Em que investir em 2022?

Como o próprio economista Leonardo Jianoti apontou, conhecer e estudar o mercado financeiro, bem como ter ideias inovadoras e um planejamento alinhado são essenciais para investir do zero. Mas, e atualmente, quais as tendências de investimento?
Nesse cenário, alguns negócios que são considerados bastante lucrativos para 2022 são: lojas virtuais; mercado financeiro (criptoativos); saúde e bem-estar; mercado para pets; doces gourmet; produtos para lazer e diversão; ensino à distância; franquias; tecnologia da informação e áreas de desenvolvimento pessoal.
*Artigo produzido pelo Papo Raiz – uma conversa descontraída e divertida sobre empreendedorismo e assuntos em alta na sociedade.