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Ismeiow, Carla Diaz e Brennda Martins, garotas propaganda do Projeto FOL.I.A, de O Boticário e Quem Disse, Berenice?, que cria inspirações de maquiagem por meio da Inteligência Artificial.

Carnaval

O Boticário e Quem Disse, Berenice? utilizam Inteligência Artificial para criar inspirações de maquiagem para o carnaval

GazzConecta
17/02/2023 16:49
Para o carnaval deste ano, as marcas O Boticário e Quem Disse, Berenice? lançaram o Projeto FOL.I.A, que utiliza a Inteligência Artificial (IA) para criar um banco de imagens com propostas de maquiagem que possam inspirar os foliões de todo Brasil. Desta forma, as marcas propõem o uso da tecnologia como recurso para celebrar a individualidade das pessoas em makes criativas e inspiradoras.
O ponto de partida para a criação do FOL.I.A foi mapear as expectativas do público dentro e fora das redes sociais de ambas as marcas, a fim de identificar o que as comunidades buscam como referência para se expressarem por meio da maquiagem. Em seguida, a ferramenta Midjourney gerou as imagens em Inteligência Artificial para inspirar os consumidores a recriarem com ineditismo e interpretação única os modelos criados.
O projeto faz parte da jornada do Boticário no universo da
tecnologia e dá continuidade às inovações da marca no carnaval, após terem
criado uma folia imersiva no Avakin Life em 2021 e 2022. Também traduz a
natureza de Quem Disse, Berenice?, que é referência em make, tendências e
proximidade com a GenZ. A relevância do formato está na sinergia entre
tecnologia e consumidor - em uma coexistência complementar. As marcas propõem o
uso da tecnologia como recurso para celebrar a individualidade das pessoas em makes
criativas e inspiradoras.

Sobre o projeto FOL.I.A

Idealizado em parceria com a Druid Creative Gaming, o projeto FOL.I.A apresenta um hub de conteúdo que reúne um banco de imagens de 21 maquiagens diferentes, distribuídas nas categorias: “Quanto mais cor, melhor”, “Foca nos detalhes”, “Inova e faz teu nome” e “Foliando com Brilho”. Cada categoria foi pensada para diferentes perfis de consumidoras.
“Cada vez mais queremos ser pioneiros em ações de impacto que gerem valor às pessoas e ao negócio. Nesse carnaval não foi diferente: conectamos social listening, tendência e nosso portfólio de make com Inteligência Artificial para criar inspirações de maquiagem que vão bombar na data. Mais que isso, recriamos essas artes em um formato inédito, que coloca o consumidor em um papel de protagonista. O FOL.I.A é a materialização das aspirações dessas pessoas e revela nossa inquietude em comunicar beleza com tecnologia, inovação e criatividade”, afirma Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.
As imagens em IA são hiper-realistas e inspiradas no
portfólio de maquiagem das duas marcas, que apresentam itens para pele, olhos e
lábios com diferentes texturas, cores e acabamentos. Bruna Pastorini, CSO e
sócia da Druid Creative Gaming, lembra que todo o processo de criação por meio
de IA passou por curadoria e avaliação humana.
“Levamos em conta critérios, como o apelo estético, a não alusão a obras de outros artistas e, ainda que gerado digitalmente, características capazes de promover identificação e inspiração ao consumidor”, explica. O maquiador Diego Borges foi convidado para recriar makes em nomes como a atriz Carla Diaz, Brennda Martins e na drag queen Ismeiow, que serviram de inspiração para as makes digitais, incentivando, assim, seus seguidores a se jogarem nas cores, utilizando a tecnologia como ferramenta de expansão da imaginação e criatividade.

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