Thumbnail

A edição 2024 da NRF Retail's Big Show registrou mais de 40 mil visitantes de todo o mundo. Crédito: Reprodução.

NRF Retail's Big Show

NRF 2024: as 5 tendências que irão pautar o varejo do futuro segundo empresários

Maria Clara Dias
Maria Clara Dias
26/01/2024 16:29
O ano começou agitado para o varejo. Durante o mês de janeiro, a cidade de Nova York foi sede da edição de 2024 da NRF Retail's Big Show, principal feira para o setor e que costuma reunir representantes de todo o mundo. Ao todo, foram mais de 40 mil visitantes, em suma empresários e empreendedores interessados em conhecer e acompanhar de perto as principais revoluções do segmento.
Como de lei na grande maioria das feiras de negócios, a atenção esteve voltada às discussões envolvendo a incorporação de novas tecnologias, bem como as mudanças de comportamento do consumidor e o cabo de guerra entre as experiências de compra digitais e físicas - aqui, algo particular para o setor de varejo e consumo.
Ao longo das 190 palestras, especialistas detalharam as principais inovações e tendências esperadas para o segmento nos próximos anos. Diferente de edições anteriores, em que a incerteza econômica pautava boa parte dos debates (especialmente com o retorno incerto de consumidores às lojas em tempos de poder de compra diminuto), a NRF 2024 buscou ampliar a discussão em torno de temas em alta em diferentes indústrias, como o impacto da inteligência artificial (IA) nos negócios.
Para ampliar o alcance do que é dito em um evento que, apesar de estrondoso, segue inacessível para muitos, algumas entidades de representação do setor empresarial costumam organizar comitivas e, com isso, levar grandes grupos para acompanhar a programação. É o caso do Sebrae/PR que, ao lado da Federação do Comércio e das Indústrias do Paraná (Fecomércio PR), articulou a ida de 58 empresários paranaenses para a conferência.
O objetivo foi permitir que esses empresários acompanhassem a NRF e, de volta ao Brasil, pudessem compartilhar os aprendizados e debater as tendências observadas por lá, explica o coordenador de Mercado Empresarial, Comércio e Varejo do Sebrae/PR, Luiz Antonio Rolim de Moura. “Feiras como a NRF são cruciais para empreendedores e a comunidade empresarial, pois funcionam como um epicentro de inovação, tendências e networking. São ambientes onde líderes de pensamento, inovadores e empresários se encontram, facilitando a troca de ideias, parcerias e aprendizado.”, descreve.
Para Rolim, uma das principais novidades da NRF 2024 esteve ligada à incursão de temas como responsabilidade corporativa e sustentabilidade, entre as estratégias necessárias para o sucesso de empresas do setor. Além disso, a adoção de dados para aprimorar a experiência do cliente também foi um destaque.
A publicitária Jéssica Freitas também participou da Feira como parte de uma comitiva organizada pela consultoria Varejo 360. “Havia muita expectativa em relação à Feira este ano, e como a programação traria assuntos como a retomada do varejo nos Estados Unidos, por exemplo. E o que posso dizer é que foi incrível, e uma grande reviravolta tecnológica”, comenta. 
Ao Gazz Conecta, os dois empresários reuniram os principais aprendizados durante a NRF 2024, destacando as tendências com potencial de impactar varejistas de diferentes tamanhos (incluindo pequenos empreendedores) no Brasil e no mundo. Veja abaixo.

IA e uso de dados

De acordo com a empresária Jéssica, que participou da Feira também em busca de tendências e ideias para uma nova jornada no empreendedorismo, as discussões envolvendo o uso de IA deram lugar a tópicos já esquecidos pelo mercado de tecnologia. “Se ano passado só se falava em como marcas deveriam estar no metaverso, este ano o assunto morreu, dando lugar à inteligência artificial e como usá-la de forma positiva a nosso favor. Como lidar com o tamanho dessa tecnologia, sobre estar ou não usando o ChatGPT, entre outras coisas”.
Já Rolim, do Sebrae/PR, destaca a utilização de IA para personalizar a experiência do cliente, otimizar a gestão de estoque e fornecer insights preditivos. “Avalio que essa tendência é uma revolução na maneira como o varejo compreende e atende seus clientes, oferecendo experiências mais personalizadas e eficientes”.

Sustentabilidade e responsabilidade social corporativa

A crescente demanda por práticas sustentáveis e responsáveis no varejo foi, segundo Rolim, enfatizado durante a programação. "Vejo isso como uma evolução necessária, alinhando as operações de varejo com as expectativas dos consumidores modernos e as necessidades do planeta", diz.

Omnicanalidade e experiência integrada

As experiências de compra capazes de compreender etapas no mundo físico e digital têm sido destaque no varejo desde a pandemia. E, ao que tudo indica, manterão sua posição entre as principais tendências do setor. “Considero essa tendência um marco na forma como os consumidores interagem com as marcas, demandando uma abordagem coesa e integrada em todos os pontos de contato”, diz Rolim, que também destaca a “fusão das experiências online e offline para criar jornadas de compra sem atritos”.

Obsessão pelo cliente

As customizações e vivência com o cliente vão na contramão do discurso em favor da tecnologia, mas também andam lado a lado no processo de construção de um relacionamento saudável com o cliente, segundo Jéssica. “Isso é muito mais importante do que um grande software que terá todas as respostas para mim”. Segundo a empresária, uma das principais tendências da NRF 2024 foi justamente sobre como as marcas podem melhorar a experiência de compra de um cliente com base em suas preferências, e cada vez mais customizações e personalizações.

Retail Media

O Retail Media foi um dos tópicos em alta durante a NRF 2024. O termo compreende a forma como as marcas avaliam sua performance a partir dos dados extraídos após a exposição de anúncios online. Daqui em diante, a maneira como as marcas encaram a publicidade online deve mudar, com foco em eficiência e menor custo.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

No Google for Brasil 2024, a gigante de tecnologia anunciou diversas novidades para o mercado brasileiro. Dentre elas, qual lhe chamou mais a atenção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão