OmniChat
Plataforma cria chatbots que impactam em até 80% do faturamento das empresas
Quantas vezes uma experiência de compra ruim fez com que o consumidor desistisse do produto? Seja de forma online ou presencial, garantir que a jornada do cliente seja satisfatória é uma das chaves para o sucesso. Uma das soluções para esse problema foi sanada pela OmniChat, uma plataforma completa que centraliza todos os canais de chat em um só lugar.
A empresa foi criada, em 2016, pelos empreendedores Mauricio Trezub e Flávio Negrão. Mauricio conta que, desde criança, é fascinado por tecnologia, inclusive, até hoje é um leitor assíduo do tema. Formado em Ciência da Computação, ele já havia fundado a primeira plataforma de comércio eletrônico do Brasil, a Ciashop.
Com o tempo de atuação, os sócios perceberam que havia uma grande oportunidade no mercado de vendas por meio de mensagens. Segundo eles, era preciso encontrar uma maneira de atender os clientes em seus canais preferidos, como WhatsApp, Facebook ou Instagram.
Primeiramente, a OminiChat teve que desenvolver uma tecnologia que fosse capaz de atender as demandas conversacionais das empresas e educar o mercado sobre as vantagens do chat commerce.
Superamos esses desafios com muito trabalho duro e dedicação do time OmniChat, que foi potencializado com a parceria Meta, nos tornando Provedores Oficiais do WhatsApp e com investidores que acreditaram em nosso potencial, explica Trezub.
Os chatbots criados pela OmniChat têm como objetivo triar e qualificar os contatos gerados a partir de campanhas, distribuindo leads conforme a sua necessidade (atendimento, SAC, dúvidas, vendas), o que resulta em produtividade e maior conversão do time de vendas.
Hoje, a OmniChat tem mais de 480 empresas, de diversos setores em todo Brasil, cadastradas em sua base. Dentre as marcas que usam a tecnologia da empresa estão: Grupo Soma, Cobasi, Lóreal, Telha Norte e Arezzo, até inovadoras marcas do cenário D2C, como a Kappesberg, além de instituições de ensino, como a Fluency Academy e a Uniasselvi, Unicesumar do Grupo Vitru Educação, o maior grupo educacional especializado em EAD (educação à distância) do Brasil.
"Nossa plataforma conta com mais de 20 mil vendedores ativos, mais de 500 milhões de mensagens trocadas e mais de 22 milhões de atendimentos realizados, o que representa um impacto de 13,4% da população brasileira com o aplicativo WhatsApp instalado, de acordo com nosso estudo, Chat Commerce Report 2023, o mais exclusivo report sobre e marketing e vendas conversacionais", diz o fundador.
Cases de sucesso
De acordo com Trezub, embora tenham estabelecido como meta influenciar 30% das vendas dos seus clientes, em diversos casos, acabam impactando mais de 80% no faturamento dessas empresas.
Além disso, umas das ferramentas da marca, o Bot Copiloto, com inteligência artificial, atua para otimizar o trabalho de mais de 20 mil vendedores. "Com o uso do Bot Copiloto registramos um notável aumento de 30% na capacidade de atendimento no setor educacional e um aumento de 64% no faturamento do setor de dermocosméticos, com apenas 1 mês de ativação", diz.
Além da sua atuação como CEO da OmniChat, Trezub também realiza mentorias a jovens empreendedores. Ele aconselha a avaliar se o seu perfil se encaixa para embarcar na aventura que é empreender.
"Procure cercar-se de pessoas que já empreenderam, principalmente as que já erraram e já tiveram sucesso. Peça mentorias, participe de aceleradoras, aprenda a liderar, procure educação formal em liderança, não ache que é o tipo de coisa que só se aprende colocando a mão na massa. Não se apaixone pela solução, se apaixone por um problema para ser resolvido. Garanta que este problema é gigante e oferece uma grande oportunidade de mercado caso você consiga resolvê–lo de forma inovadora", destaca.