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Eduardo Cordova, fundador do Market4u. Crédito: Divulgação.

Market4u

Empresa de mercados autônomos quer quintuplicar o faturamento em dois anos

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03/11/2023 10:09
A jornada empreendedora de Eduardo Cordova marca uma trajetória de 16 anos. Ao longo desse período, já abriu mais de 40 CNPJs no ramo de varejo, tecnologia, marketing, franchising e vending machines (franquias e máquina de vendas, em português). Toda essa bagagem e aprendizados foram fundamentais para a criação do Market4u, uma das maiores empresas no segmento de minimercado autônomo da América Latina. 
Porém, uma experiência que culminou de forma mais direta na fundação da empresa foi a sua atuação na Byke Station, uma empresa de produtos e serviços para ciclistas 24 horas. As estações de bicicletas eram instaladas principalmente em condomínios e, em uma das visitas, percebeu que a venda de alimentos nesses locais poderia ser uma oportunidade. Então, teve a ideia de criar uma solução exclusiva que suprisse essa demanda. 
O Market4u, lançado em fevereiro de 2020, oferece comodidade e economia de tempo nas compras do dia a dia dos seus clientes. São mais de 500 itens disponíveis nas prateleiras e refrigeradores do minimercado autônomo que funciona 24 horas por dia, sem a presença de funcionários. Todo o processo é feito diretamente pelo cliente de maneira fácil e rápida no aplicativo da loja. Para efetuar a compra, basta usar a câmera do celular para escanear os produtos que deseja e escolher a forma de pagamento.

Números e potencial de expansão

No ano passado, a empresa se tornou líder no setor de mercados autônomos na América Latina e ocupa o 4º lugar no ranking da ABF (Associação Brasileira de Franchising) de microfranquias no Brasil. 
Em setembro de 2023, a Market4u bateu alguns recordes. Registraram a venda de 35 franquias em um único mês, ou seja, mais de uma por dia. Além disso, atingiram o maior faturamento e a maior soma de novos condomínios atendidos - hoje, já ultrapassaram mais de 2.100 lojas em 150 cidades brasileiras. Outro marco foi a abertura de um Market4u no maior condomínio da América Latina, o Único Guarulhos. 
Eduardo estima ainda um faturamento de R$ 170 milhões para a empresa até o fim do ano. O objetivo para depois de 2 anos é mais que quintuplicar o valor - quer fechar 2025 com R$ 1 bilhão em receita.
Hoje, estima-se que 12 mil unidades de mercados autônomos já estão instalados no Brasil, sendo que o tamanho do mercado condominial supera 400 mil unidades, além das companhias sem esse serviço. Então, ele reconhece que mais de 95% dos condomínios e empresas no país ainda não possuem essa facilidade, o que indica um enorme potencial de crescimento.
"Sabemos o tamanho do mercado e o potencial de crescimento para os próximos anos. Tudo isso está planejado e pautado em objetivos que alcançaremos dia após dia, junto do nosso time e da nossa rede de franqueados", destaca.

Desafios e redirecionamento de equipe

Durante a pandemia da covid-19, em 2020, diversas empresas que Eduardo administrava foram impactadas. Teve lojas fechadas e outras que tiveram queda de 50% nas vendas.
Do dia para a noite, vi 40 colaboradores, que dependiam de seus empregos, sem ter o que fazer. Nesse momento, pude cumprir um discurso que sempre usei em minhas empresas, de que as pessoas vinham em primeiro lugar 
, explica.
Tendo isso em vista, não realizou nenhuma demissão e direcionou todo o time para o Market4u, que naquele momento estava começando. A reestruturação deu tão certo que, em três meses, estavam com novas vagas abertas. "Hoje. muitos daqueles colaboradores são pilares do sucesso do Market4u", afirma. 
Para ele, a cultura que criaram é dos seus maiores ativos. Possui um time engajado, que tem consciência clara de todas as metas e objetivos da empresa. De acordo com ele, construíram esse ambiente por meio do incentivo à inovação, permitindo que a equipe realizasse testes e sugestões, com foco no aprendizado. 
"Promovemos um ambiente empreendedor no qual os colaboradores possuem ‘stock options’, ou seja, ganham significativamente com a valorização da empresa. Oferecemos oportunidade para o nosso time se desenvolver e crescer junto, por meio de feedbacks constantes, assim como alinhamentos diários com toda a empresa", conclui.

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