Thumbnail

Hendrik Machado, diretor executivo de vendas digitais e cofundador e líder da VR Gente. Crédito: Cauê Diniz.

VR Gente

Da superação de desafios à liderança inspiradora: conheça a jornada de Hendrik Machado, cofundador da VR Gente

Erica Hong
Erica Hong
03/11/2023 11:58
Nascido na região metropolitana de Curitiba, em São Silvestre, Campo Largo, Hendrik Machado, diretor executivo de vendas digitais e cofundador e líder da VR Gente, cresceu sem acesso à internet ou celular. Desde cedo, seus pais o incentivaram a estudar e a buscar uma profissão em que pudesse ser exemplo e referência na área. 
Aos 14 anos, tomou a decisão de sair de casa para morar com familiares e assim poder fazer o Ensino Médio. Paralelamente, influenciado por sua madrinha, realizou um curso técnico de contabilidade. Durante esse período, trabalhava em empregos temporários para alcançar sua independência financeira, até conseguir uma colocação na área.
Pouco tempo mais tarde, Hendrik recebeu uma oportunidade que, segundo ele, mudaria sua vida. “Passei no processo seletivo da EBS Sistema, uma empresa focada em soluções empresariais. Ao longo de seis anos, a companhia foi uma grande escola. Lá, passei por várias áreas e desenvolvi muitas competências que me desafiaram também a empreender", conta.
Em 2015, ele fundou a Pontomais, que mais tarde passou a ser a VR Gente, após a aquisição pela VR, em 2022. A plataforma automatiza os principais processos da gestão da jornada de trabalho, como admissão, controle de ponto, férias e folgas, escalas de trabalho e outras funcionalidades 100% digitais.
A ideia inicial, que deu origem ao negócio, estava centrada em uma solução de registro de ponto e controle, e Hendrik ficou responsável por construir um derivado dessa proposta.

Experiência e equilíbrio

Hoje, com a sua experiência, auxilia também no desenvolvimento de outros empreendedores. "É o famoso ‘give back’ (retribuir). Adoro trocar ideias com esses profissionais e conhecer suas trajetórias. Por isso, participo de conselhos de administração, mentorias e aceleradoras".
Ele ainda acrescenta que o caminho para o sucesso é repleto de desafios, obstáculos e momentos difíceis.
Muitas vezes, você enfrentará contratempos e momentos de dúvida. No entanto, a perseverança é o que o levará adiante. É a capacidade de continuar trabalhando, aprender com seus erros, superar adversidades e nunca desistir de seus objetivos. O sucesso é uma jornada e não um destino
, destaca.
Outro fator essencial na vida de Hendrik é a sua família. Casado com Livia e pai de três filhos, Cauã, Lorena e Vicente, passar tempo com eles é o que o faz feliz. Além disso, é fã de churrasco, pesca e futebol, momentos em que recarrega suas energias. Embora não sinta a necessidade de tirar férias longas, Hendrik faz pausas ao longo do ano para encontrar o equilíbrio em sua rotina.

Cultura e liderança

Segundo Hendrik, a cultura da empresa está fortemente alinhada com o propósito do negócio. Sua principal missão como líder é garantir que todos compreendam a visão e objetivos da empresa, mantendo a equipe motivada e coesa.
A celebração de conquistas e o compartilhamento de metas claras e mensuráveis são práticas regulares em sua liderança.
Promovemos a diversidade para termos perspectivas variadas. Mantenho um ambiente de trabalho flexível para que a equipe possa equilibrar sua vida profissional e pessoal, o que gera satisfação e aumento de produtividade. Também estou sempre aberto para receber feedbacks sobre o que podemos melhorar
, revela.
O empreendedor ainda compartilha que seu maior desafio foi a transição de um líder executor para um líder inspirador, o que exigiu autoconsciência e a compreensão de que delegar é uma demonstração de confiança no desenvolvimento da equipe. Ele mudou sua abordagem, construindo segurança, comunicando a visão da empresa e promovendo um ambiente positivo.
Para o futuro, Hendrik vislumbra uma transformação digital. De acordo com ele, pequenas empresas no Brasil ainda não possuem tecnologia suficiente para as demandas do dia a dia. A sua ideia é oferecer soluções baseadas em nuvem, automação de processos de RH e análise de dados para tomada de decisões.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão