Thumbnail

Wendell Oliveira, CEO da Ligga; Amanda Brito, presidente da UniSantaCruz; e Rafael Marquez, CRO da Ligga, no evento de lançamento da rede privativa 5G do centro universitário. Crédito: Nilton Russo.

Iniciativa inédita

Ligga e UniSantaCruz inauguram primeira rede privativa 5G do Brasil

Fernando Henrique de Oliveira
Fernando Henrique de Oliveira
21/02/2024 18:43
A Ligga e o Centro Universitário Santa Cruz, de Curitiba, inauguraram nesta quarta-feira (21) a primeira rede privativa 5G em uma universidade no país. Com o suporte da empresa Databahn Solutions, a rede 5G do campus do UniSantaCruz vai beneficiar mais de 18 mil estudantes e professores, possibilitando a eles explorar e testar novas aplicações com uma velocidade de conexão até 100 vezes mais rápida do que uma rede de banda larga convencional.
Dentre as iniciativas a serem implementadas por meio da nova rede 5G destacam-se o uso de óculos de realidade aumentada para análises detalhadas de tecidos humanos, instalação de câmeras 360º nos estúdios dos cursos EAD para uma visão abrangente e interativa das aulas, escaneamento facial para liberação das catracas, check-in automático nas aulas, totem interativo de atendimento aos estudantes para emissão de boletins, horário das aulas, entre outros.
O CEO da Ligga, Wendell Oliveira, explica que o UniSantaCruz tem buscado a modernização na sua nova gestão e este fator foi fundamental para a concretização da iniciativa inédita. “A utilização do 5G pode mudar para melhor a vida das pessoas e das empresas, pode deixar as empresas mais competitivas, mais lucrativas e tornar os profissionais mais bem capacitados”, destaca. “A gente está muito feliz que o projeto tenha dado certo. Eu espero que seja a primeira de várias outras iniciativas que a gente venha a ter”, diz.
Rafael Marquez, CRO da Ligga, salienta que a implantação da rede 5G permite trazer para dentro da sala de aula, tanto para alunos quanto para pesquisadores, acesso a realidades imersivas e virtuais de alta qualidade e velocidade. Essa tecnologia possibilita uma aprendizagem mais interativa e flexível, permitindo o acesso a conteúdos educacionais em qualquer lugar. “Esta inovação viabiliza a transformação digital no ensino, trazendo mais crescimento, uma vez que podemos formar profissionais de maneira mais assertiva”, 
Em seu discurso, a presidente do UniSantacruz, Amanda brito, destacou que a história do centro universitário revela conquistas, desafios superados e o compromisso com a excelência educacional e a empregabilidade dos seus alunos. 
“Hoje, ao darmos boas-vindas à era do 5G em nosso campus, não estamos apenas adotando, mas reafirmando nosso compromisso com a geração de negócios, desenvolvimento de novas tecnologias e soluções inovadoras para o mercado. Nosso objetivo é claro, transformar o UniSantaCruz em um grande ecossistema que fortaleça o mercado de trabalho, que inspire a criação e impulsione o crescimento econômico e social”, disse.
Segundo o reitor do UniSantaCruz, Roger Tedesco Silva Bicalho, a instalação da rede privativa inédita no país é o primeiro de muitos passos ainda a serem dados. “O segundo passo, agora, são as finalizações dos nossos laboratórios imersivos de realidade virtual e realidade aumentada. Depois, queremos levar isso a todos os nossos 108 polos espalhados em 15 estados brasileiros para que os alunos de educação a distância tenham a possibilidade também dessa vivência que os nossos alunos aqui têm”, afirma.

Inspiração para o Paraná

De acordo com o secretário de inovação, modernização e transformação digital do Paraná, Marcelo Rangel, o modelo implementado no UniSantaCruz servirá como inspiração para a instalação de redes privativas de 5G nas universidades do estado, aproveitando o exemplo do Paraná como líder em tecnologia, tanto no setor privado quanto público.
Rangel destaca a importância do ineditismo da iniciativa para o estado, ressaltando que o UniSantaCruz se tornou uma referência em inovação para outras instituições no Brasil.
“Temos que validar esta inovação que tem impacto na produtividade, qualificação e produção de conteúdo para professores e estudantes. Ao estar conectada com a mais avançada tecnologia disponível, o UniSantaCruz demonstra o potencial do Paraná em conectividade. Essa iniciativa eleva a reputação da tecnologia paranaense, contribuindo para seu reconhecimento nacional”, diz.
Wendell Oliveira enfatiza a viabilidade do projeto de expandir a iniciativa para as universidades estaduais, destacando a infraestrutura de conectividade já estabelecida no Paraná. Ele ressalta que todas as escolas do estado possuem conexão por meio de um link dedicado de fibra ótica, uma realidade que diferencia o Paraná de outras regiões do Brasil.
O CEO da Ligga ressalta que o estado já está em um patamar elevado em termos de infraestrutura de conectividade, superando outras localidades. Ele acredita que estender essa infraestrutura para as universidades representaria um avanço significativo para manter o Paraná como um líder em inovação. Para ele, esse passo é importante não apenas para manter a posição de destaque do estado, mas também para fortalecer sua liderança como centro de inovação.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão