Thumbnail

"Business Club"

LIDE Paraná abre espaço físico para pequenos encontros

Roberta Braga, especial para GazzConecta
13/05/2021 13:00
O LIDE Paraná, plataforma que promove conexão e networking no ambiente profissional, decidiu “ajustar a rota” e focar na promoção de encontros menores e experiências entre pequenos grupos de empresários. Para isso, irá inaugurar no mês de junho a Casa LIDE, no bairro Batel, em Curitiba. A regional paranaense será a primeira do Brasil a implantar o novo modelo de negócios, uma espécie de business club exclusivo para os filiados do estado.
“O LIDE sempre foi reconhecido, desde quando começou sua atuação no país, em 2003, como uma entidade de eventos, um lugar onde os empresários se encontram e têm acesso a um conteúdo superqualificado. Sempre assumimos esse protagonismo de trazer debates necessários para o desenvolvimento da sociedade empresarial”, conta Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná.
Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná.
Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná.
Mas a pandemia alterou essa lógica e os grandes eventos perderam espaço. Em um primeiro momento, os encontros online se mostraram uma alternativa para democratizar o acesso e manter as discussões ativas. Mas logo as carências do modelo ficaram evidentes. A principal delas: a falta de conexão real entre os participantes.
“Tivemos ótimas experiências disponibilizando o conteúdo online no começo, mas percebemos que em alguns meses as pessoas começaram a cansar.”
Com isso em mente, Heloisa foi buscar uma solução que atendesse às novas necessidades do setor empresarial. O trabalho começou com uma anamnese com os filiados, para entender as necessidades surgidas nesse novo momento.
“Percebi que o mercado estava carente não só de eventos, mas de conexões mais reais.” Com essas novas percepções, no final de 2020 a entidade começou a promover pequenos encontros presenciais setoriais. Foram grupos divididos por nicho de negócio ou por interesse, em pequenos comitês. O resultado foi muito positivo. “As pessoas estão sedentas pelo olho no olho, por essas trocas”, conta.

Casa Viva

Heloisa explica que a proposta da Casa LIDE é ser uma "casa viva", com eventos, experiências e encontros todos os dias.
“Nada vai voltar a ser como antes, e os eventos também não. Por isso, idealizamos esse espaço para que seja um centro de conexão, conversa, que preencha esse gap que a pandemia deixou. A casa vai servir para oxigenar ideias, negócios e parcerias estratégicas”, aposta Garrett.
A ideia da sede própria foi impulsionada também pela necessidade de garantir espaços o mais seguros possível para esses encontros, uma necessidade dos novos tempos.
Casa LIDE funcionará em construção centenária no bairro do Batel.
Casa LIDE funcionará em construção centenária no bairro do Batel.
O espaço, em fase de adaptação, vai funcionar em uma casa tombada pelo patrimônio histórico, que foi construída por volta de 1896. “Foi a primeira residência do Vicente Machado, quando ele foi presidente da Província do Paraná. No local, também ficava a estrada Mato Grosso que fazia conexão da capital do estado com os Campos Gerais. Então, a casa traz essa importância histórica para o desenvolvimento econômico do estado”, comenta Heloisa.
Além de possibilitar um local para esse novo modelo de networking e negócios, a proposta é ir ainda mais longe: tornar o espaço um facilitador para a prosperidade do estado.
“Queremos que a Casa seja uma grande vitrine da nossa produção. A ideia é que tudo que usarmos seja de origem paranaense, os móveis, o café, as bebidas.”
A sede irá dividir o imóvel de cerca 600 m² com a Incorporadora Altma, que é patrocinadora do LIDE e já funciona no local. A Casa LIDE contará com um espaço para gerar conteúdo, com estúdios para entrevistas e podcasts, além de área para eventos, reuniões, coffee bar, espaços de convivência pensados nos filiados do interior e serviços como concierge.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão