Thumbnail

O novo investimento vai permitir que a Traive amplie e complemente a oferta de crédito rural para seus clientes. Crédito: Canva.

Crédito agrícola

Traive fecha rodada de US$ 20 milhões com o Banco do Brasil para ampliação de oferta de crédito rural

GazzConecta
16/02/2024 17:18
A Traive, startup de tecnologia que conecta a esteira de crédito agrícola ao mercado de capitais, por meio de inteligência artificial proprietária, acaba de fechar uma rodada de investimento liderada pela VOX Capital, gestora do BB Impacto ASG, fundo de Corporate Venture Capital do Banco do Brasil. O total aportado foi de US$ 20 milhões.
O novo investimento vai permitir que a Traive amplie e complemente a oferta de crédito rural para seus clientes. As soluções de automação e inteligência de risco de crédito criadas pela Traive têm o potencial de gerar ainda mais impactos positivos para o setor.
Para Rodrigo Vasconcelos, diretor de negócios digitais do Banco do Brasil, o investimento na Traive contribuirá para o posicionamento do banco em acelerar o processo de transformação digital, com produtos e serviços que apoiam toda a cadeia do setor agrícola, complementam e ampliam as soluções de crédito, no aumento da disponibilidade de financiamento ou no fomento das práticas ambientais.
“A plataforma desenvolvida pela Traive conta com uso intensivo de inteligência artificial e analytics, unindo a jornada do crédito agro com o mercado de capitais. O aporte na empresa, mais uma ação de inovação aberta do BB, tem o objetivo de gerar eficiência e impactos positivos no processo de concessão de crédito no agro e na atividade produtiva dos nossos clientes do setor”, comenta em nota.
Fundada em 2017, a Traive surgiu com a proposta de agregar agilidade, governança e inteligência à esteira de crédito rural. A pioneira tecnologia criada pela startup possui uma inteligência artificial treinada para examinar mais de 2,5 mil pontos de dados e fornecer informações atualizadas e precisas em tempo recorde, concentrando todo o processo de crédito agrícola e venda de recebíveis em uma única plataforma.
Os modelos inéditos de análise de crédito da Traive foram comparados aos usados atualmente pelo sistema financeiro global e se mostraram mais precisos para a formulação de scores de risco. As metodologias passaram pelo crivo de uma banca técnica da Association for Computing Machinery (ACM).
"Sempre acreditamos na importância de trabalhar com líderes de mercado para impulsionar a cadeia do agronegócio brasileiro, pois identificamos a necessidade do setor em ter acesso a uma melhor avaliação de risco de crédito. A parceria iniciada com o Banco do Brasil nos mostra, mais uma vez, que estamos na direção certa, enquanto nos projeta a criar soluções cada vez mais inovadoras", afirma Fabricio Pezente, cofundador e CEO da Traive, também em nota.
O BB Impacto ASG, fundo de Corporate Venture Capital do Banco do Brasil sob gestão da VOX Capital, tem como objetivo investir e impulsionar startups de base tecnológica que geram impacto positivo para a sociedade e para o meio ambiente, priorizando empresas nos estágios Seed e Série A.
"O investimento na Traive e a aproximação com o Banco do Brasil criam uma relação ganha-ganha para a cadeia agrícola, reduzindo assimetrias e, assim, beneficiando o produtor rural. A solução da Traive gera maior inteligência de dados e transparência para a tomada de decisão na concessão de crédito, criando mecanismos para potencializar os resultados financeiros e o impacto socioambiental positivo no campo", avalia Marcos Olmos, sócio e gestor da VOX.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão