Thumbnail

Cledson Lodi (CTO), Mário Martins (CEO) e Diogo Kussakawa (CMO) da AgilizaMed. Crédito: Divulgação.

AgilizaMed

Startup que reduz filas do SUS no Paraná recebe aporte do programa Paraná Anjo Inovador

GazzConecta
09/11/2023 14:17
A AgilizaMed, startup que propõe a redução das filas para atendimento especializado no SUS (Sistema Único de Saúde), foi aprovada no programa Paraná Anjo Inovador, maior projeto de incentivo financeiro público destinado às empresas nascentes do Brasil.
Com isso, a empresa de Francisco Beltrão (PR) receberá R$ 235 mil de subvenção econômica. O valor será utilizado para a expansão do atendimento da healthtech no Paraná.
Antes do novo aporte, a AgilizaMed havia fechado parceria com a Dome Ventures, no ano passado, para impulsionar o propósito da startup de democratizar o acesso da população ao sistema de saúde, com uma plataforma que conecta clínicos gerais a médicos especialistas.
O modelo de atendimento virtual promove a redução das filas de espera e quebra fronteiras para o atendimento em locais remotos, popularizando ainda o conhecimento dos médicos especialistas.
Com atuação no Paraná desde a sua implementação em 2020, a plataforma da AgilizaMed possibilita consultas que tem o objetivo tirar dúvidas sobre as condutas de cada caso clínico. Assim, atua resolvendo questões dos pacientes sem a necessidade de encaminhamentos. A empresa já está em negociação com outros estados para ampliar o alcance da solução.
De junho até outubro de 2023, foram realizados mil atendimentos utilizando a AgilizaMed nos postos de saúde de 27 municípios do sudoeste do Paraná. Desses, 839 puderam ser tratados na própria UBS (Unidade Básica de Saúde), o que representa 84% dos casos que não demandaram consulta presencial com médicos especialistas.
"De acordo com os dados levantados, é possível estimar uma economia de cerca de 43 mil reais para o consórcio de saúde, fazendo uso da AgilizaMed. Isso corresponde a mais de 40 reais por atendimento. Estima-se que esse número seja bem maior, pois alguns custos e comparativos ainda não puderam ser mapeados", comenta Mário Martins Neto, CEO da AgilizaMed, em nota.

Guia inteligente de atendimento

A grande sacada da AgilizaMed é o guia inteligente de atendimento, em que o clínico geral segue um passo a passo na plataforma para construir o histórico do paciente, com poucos cliques e de forma rápida e protegida. Do outro lado, o especialista analisa as informações e emite um parecer formal, que traz a conduta mais apropriada para o caso clínico.
A aplicação de filtros precisos de encaminhamento freia a entrada de novos pacientes na fila, pois evita encaminhamentos sem informações completas e sem exames adequados. Além disso, ao diminuir o tempo de resposta do especialista para menos de um dia, a expectativa é atenuar também o impacto do absenteísmo.
Para levar essa inovação a mais pacientes, a Dome Ventures realizou um mapeamento completo da startup e desenvolveu um projeto de apoio para ampliar o alcance da solução no mercado. As consultorias aceleram a capacidade operacional para atrair investimentos e desenvolver o negócio.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão