Thumbnail

Diego Kurtz, CEO da Pecsmart. Crédito: Divulgação.

Agtechs

PecSmart, agtech catarinense que usa IoT para monitoramento de dados, conclui captação com a EqSeed

GazzConecta
04/04/2024 16:42
A EqSeed, plataforma pioneira de investimentos em startups no Brasil, anuncia a conclusão bem-sucedida da rodada de captação de mais uma startup geradora de inovação para o agronegócio brasileiro. A PecSmart, agtech catarinense que utiliza IoT e inteligência artificial para fazer extração de dados e monitoramento de controle em tempo real, finalizou a rodada em R$ 835 mil.
Com o investimento, a startup projeta potencializar os canais de vendas e ampliar o monitoramento de granéis no mercado nas regiões Centro-Oeste e nos principais polos produtivos do Sul e Sudeste. “Um dos maiores focos pós-rodada será dado no investimento em inteligência artificial para monitoria dos dados e também em consolidar todo o processo de tomada de decisão a partir de correlações e sistemas preditivos”, afirma Diego Kurtz, CEO da Pecsmart, em nota.
A PecSmart se destaca no uso de tecnologias IoT (Internet das Coisas) para monitoramento de dados em tempo real, abrangendo nutrição, saúde, logística e mercado para cadeias da agroindústria. Com presença em todas as regiões do país, a empresa vê este novo investimento como um impulso para alcançar seus objetivos de expansão e consolidação no mercado.
Sobre a rodada, o CIO da EqSeed, Igor Monteiro, destaca o grande interesse na solução criada pela startup e o momento positivo do setor agro no geral para investimentos. O executivo também reforça que menos de 1% das startups analisadas são aprovadas para iniciarem rodadas na plataforma. “Estamos felizes com o sucesso da captação da Pecsmart, superando a expectativa de todos, o que nos mostra também que nosso processo de curadoria está cada vez mais assertivo, trazendo negócios que resolvem problemas reais de seus setores”, comenta.

Soluções

Até o momento, a startup desenvolveu três soluções para este mercado. Uma delas é a SmartMic, que captura dados de forma automatizada e, por meio de um processamento em rede neural, identifica a incidência de doenças respiratórias em suínos. Outra solução, a Smartfeed, funciona como um sistema de monitoramento de nível e estoque em silos de ração e de granéis para as cadeias de produção animal, de armazenamento e beneficiamento de grãos.
A SmartCam capta as imagens da granja e, com a ajuda da própria inteligência artificial desenvolvida pela PecSmart, a solução analisa e transforma os dados para que os frigoríficos possam programar melhor sua produção de acordo com preços de mercado e desempenho zootécnico.
Dentre os benefícios das soluções desenvolvidas pela PecSmart para ajudar em problemas associados ao fluxo de dados, informação e conhecimento ao longo da cadeia produtiva, por exemplo, estão a capacidade de identificação de doenças em animais em estágio inicial e automatizar processos como pedidos de ração, rotas de entrega e controle de inventário para cadeias de produção animal.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão