Marketplace de alimentos em atacado
Cayena conclui série B com aporte de R$ 300 milhões, liderado pela Bicycle Capital e participação da Coca-Cola FEMSA Ventures
Em uma das maiores rodadas de 2024, a Cayena, marketplace de insumos alimentícios em atacado, concluiu sua série B com um aporte de R$ 300 milhões. A rodada foi liderada pela Bicycle Capital, gestora dos ex-Softbank Marcelo Claure e Shu Nyatta.
Segundo a empresa, o marketplace tem crescido cinco vezes ano a ano desde 2021 e já atingiu a marca de R$ 1 bilhão em vendas anuais. O investimento foi acompanhado por Coca-Cola FEMSA Ventures, Picus Capital, Astella, Globo Ventures, Endeavor Catalyst, Canary, FJ Labs, Clocktower, e Norte Ventures.
Fundada por Gabriel Sendacz, Pedro Carvalho e Raymond Shayo, a Cayena atua em um mercado que movimentou mais de R$ 1 trilhão na América Latina em 2023. Presente em mais de 100 cidades no Brasil, a empresa permite que milhares de restaurantes, cozinhas industriais, hotéis e mercados reponham seus insumos por meio de fornecedores confiáveis, com prazo de pagamento e entrega no dia seguinte. Para quem vende na Cayena, há a vantagem de obter demanda incremental instantânea, recorrente e sem risco de inadimplência, de acordo com a empresa.
Nos últimos anos, observou-se a rápida digitalização do mercado de alimentos B2C, especialmente em pagamentos e delivery, enquanto o mercado B2B permaneceu mal atendido por novas tecnologias, estagnado em dinâmicas de péssimo atendimento e longas filas em atacados.
Na América Latina, o mercado de compra de alimentos em atacado combina dois fatores atraentes: é enorme e pouco digitalizado. Só no Brasil, existem mais de 1,5 milhão de estabelecimentos; 90% deles são pequenos, independentes e familiares. Cada operador mantém relacionamento com diversos distribuidores e atacadistas para obter os ingredientes que necessita, além de lidar com a ausência de prazos de pagamento, o que compromete o fluxo de caixa dos estabelecimentos.
Para apoiar o desenvolvimento do setor, a Cayena oferece um ecossistema com mais de 100 fornecedores e 50 mil itens, incluindo mercearia, laticínios, limpeza, proteínas e bebidas — o maior catálogo do setor, atualizado em tempo real. A compra pode ser feita de forma omnichannel (via WhatsApp ou app), com um consultor dedicado, entrega no dia seguinte, frete grátis e prazo para pagamento.
Essa estrutura é viabilizada pela abordagem 100% asset light (modelo que não exige grandes investimentos em ativos próprios) da empresa, que opta por não competir com fornecedores existentes, mas sim aliar-se aos melhores distribuidores, aproveitando a infraestrutura logística já instalada e construindo uma robusta rede de APIs para digitalizar o estoque e as operações desses parceiros.
"É um modelo de parceria ganha-ganha", afirma Gabriel Sendacz, cofundador da Cayena, em nota. "Hoje, somos capazes de entregar em três meses o crescimento que, sozinho, um distribuidor teria em três anos. O número de novos clientes é tão relevante que, para ajudá-los a absorver a demanda incremental, investimos uma boa parte dos recursos das últimas captações na construção de uma solução financeira que hoje é responsável por intermediar e garantir a liquidação de 100% das transações", diz.
Para fortalecer sua oferta de crédito aos estabelecimentos, a Cayena utiliza tecnologia proprietária com algoritmos baseados em inteligência artificial, que aumentam a precisão na análise de crédito. Mais de mil pontos de dados são analisados por cliente, abrangendo informações da Receita Federal, bureaus de crédito e estatísticas comportamentais da própria plataforma, como perfil de consumo e ticket médio — tudo para garantir transações mais transparentes e seguras.
Atualmente, a Cayena avalia milhares de novos estabelecimentos por mês e já concedeu mais de R$ 2 bilhões em crédito, com uma taxa média de aprovação 50% superior à da indústria. "Sabemos que a confiança no pagamento por ambas as partes é crucial para o sucesso do marketplace. Para se posicionar como o agente garantidor dessa transação, investimos pesadamente desde 2021 na criação de uma infraestrutura de pagamentos robusta, que alia tecnologia de ponta com as melhores práticas de governança e relacionamento com os principais bancos e seguradoras do país, como Itaú, Safra, Santander e Allianz." afirma Raymond Shayo, cofundador da Cayena.
“Nós conhecemos a Cayena há muito tempo e acompanhamos de perto a evolução da empresa. Sempre admiramos a intensidade e consistência com que operam o negócio, o que é imprescindível em um mercado tão complexo", diz Felipe Fujiwara, General Partner da Bicycle Capital em São Paulo.
Marcelo Claure, cofundador da Bicycle, diz ser raro achar uma empresa que consiga equilibrar o crescimento exponencial com uma gestão de caixa tão eficiente. "Esse é o caso da Cayena. Eles estão construindo uma empresa valiosa, perene e com fortes efeitos de rede. Amamos o fato de estarem resolvendo um problema grande e real do Brasil, destravando crescimento para centenas de milhares de pequenos negócios, que movimentam a economia e criam muitos empregos. É um orgulho ser sócio da Cayena”, revela.
A nova rodada reflete a consistência da execução da Cayena e a ambição de seus fundadores. "A verdadeira fase de expansão da Cayena começa agora", afirma Pedro Carvalho, cofundador da Cayena. "Essa rodada coroa o trabalho de todo o nosso time na construção de uma infraestrutura tecnológica e financeira que pavimentará o nosso crescimento exponencial. Nos próximos dois anos iremos expandir a nossa atuação geográfica para outros 500 municípios e nos posicionaremos como o principal link entre indústrias, distribuidores e centenas de milhares de varejos alimentares do país.", acrescenta.
O volume significativo de transações permite que a Cayena capture uma quantidade sem precedentes de dados sobre o setor atacadista alimentar, o que abre portas para uma outra avenida de oportunidades: a monetização de dados. "Somos o primeiro player relevante no B2B a ser capaz de oferecer soluções de retail media e data monetization para grandes indústrias, como Heineken, Coca-Cola Femsa e Rosa Branca, entre outros. À medida que nosso marketplace continua a se expandir e a se beneficiar de fortes efeitos de rede, essa frente se tornará ainda mais relevante.", completa o executivo.