Thumbnail

PUCPR, ExxonMobil e 4KST firmam parceria para pesquisa e desenvolvimento na área de IA. Crédito: Divulgação Hotmilk

Inteligência artificial

IA: PUCPR e ExxonMobil fazem parceria em pesquisa

GazzConecta
06/03/2024 20:42
Um acordo para viabilizar estudo de algoritmos foi firmado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), por meio do Hotmilk Ecossistema de Inovação, e a ExxonMobil, companhia de petróleo e gás, na última sexta-feira (01). A pesquisa do “Programa de Desenvolvimento de Sistema de Previsão de Demanda de Derivados de Petróleo Usando Técnicas de Aprendizagem de Máquina” será conduzida pela própria PUCPR.
A iniciativa busca desenvolver modelos de previsão de vendas dos principais derivados de petróleo por unidades da federação, aplicando as mais recentes técnicas de Aprendizado de Máquinas, a partir de dados de vendas históricas das distribuidoras credenciadas na Agência Nacional do Petróleo, Gás, Natural e Biocombustíveis (ANP). Esta solução beneficiará distribuidores e consumidor final, com previsão assertiva da venda de derivados de petróleo e gás de acordo com a demanda e consumo em todas as partes do Brasil. Isso vai permitir uma produção e fornecimento orientado pela demanda, garantindo a entrega antecipada e preços mais competitivos.

Pesquisa e inovação

“A assinatura desse convênio vem ao encontro do que buscamos como Universidade. A PUCPR completa este mês 65 anos e carrega no seu DNA e na sua história a inovação e o empreendedorismo. Somos uma Universidade que não se fecha nos muros do câmpus e coloca tudo aquilo que se pode oferecer como serviço para a sociedade”, comenta o reitor da PUCPR, Irmão Rogério Mateucci.
Conduzido pelo Centro Integrado de Soluções em Inteligência Artificial (CISIA) da PUCPR, o projeto está no âmbito do programa de pesquisa e inovação PD&I intitulado “Desenvolvimento de Algoritmos e Modelos para Previsão de Valores a partir de Séries Temporais Univariadas e Multivariadas”, em parceria com a empresa 4KST, startup spin-off do centro de pesquisa da PUCPR e residente do Hub Hotmilk, Ecossistema de Inovação PUCPR.
O projeto será conduzido por uma equipe de cinco professores e cinco estudantes de graduação, mestrado e pós-doutorado. A coordenação do projeto ficará sob o comando do professor Alceu de Souza Brito Junior e a previsão de conclusão da pesquisa é para o final do mês de fevereiro de 2025.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro & Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão