Hack pelo Futuro
Digitalização é a chave para a reinvenção do comércio pós-Covid
Encontrar
respostas para o pós-crise, estando no meio da crise. Não é fácil,
mas o momento pede e os empreendedores e inovadores estão com a
energia canalizada para isso em todas as áreas. No comércio de bens
e serviços, não é diferente.
respostas para o pós-crise, estando no meio da crise. Não é fácil,
mas o momento pede e os empreendedores e inovadores estão com a
energia canalizada para isso em todas as áreas. No comércio de bens
e serviços, não é diferente.
Na
noite desta segunda-feira (20) Robson Privado, da MadeiraMadeira;
Beto Madalosso, da Tutano Gastronomia e proprietário de diversos
restaurantes; e Andrea Sorgenfrei, head de conteúdo da Pinó, da
Gazeta do Povo, debateram como a crise do novo coronavírus tem
afetado o consumo e mudado os hábitos das pessoas.
noite desta segunda-feira (20) Robson Privado, da MadeiraMadeira;
Beto Madalosso, da Tutano Gastronomia e proprietário de diversos
restaurantes; e Andrea Sorgenfrei, head de conteúdo da Pinó, da
Gazeta do Povo, debateram como a crise do novo coronavírus tem
afetado o consumo e mudado os hábitos das pessoas.
Essa foi a primeira palestra motivacional do Hack Pelo Futuro, um hackaton proposto pelo Governo do Estado do Paraná que busca soluções inovadoras. O evento teve a mediação de Henrique Domakoski, superintendente de Inovação do Paraná e conta como apoio do Gazz Conecta e da Gazeta do Povo.
Entre os três convidados, um consenso: a certeza de que o mercado consumidor será outro, o consumo de experiências deve mudar e os negócios precisam aproveitar esse período de fechamento e quarentena para se reinventar. E a chave da mudança está na digitalização dos negócios, procurando formas simples de atender no mundo online.
“A gente pensa que é preciso ter um pensamento de crise o tempo todo, para se provocar, pensar diferente. Com a crise concreta, nosso pensamento é focar naquilo que a gente controla. Não sabemos quando isso vai acabar. Então estamos observando o que é possível reduzir em custos fixos e variáveis e buscando uma adaptação rápida, preservando sempre a saúde nossa, dos colaboradores e clientes”, apontou Privado, que é co-fundador do marketplace que atualmente é o maior player de móveis online, com 1,2 milhão de itens no site.
Para
Madalosso, será inevitável a necessidade de simplificar o serviço
nos restaurantes, reduzindo carta de vinhos e outros itens que podem
encarecer a operação. “As pessoas voltarão a consumir, a ir para
o restaurante, a querer esse contato social, mas o ritmo será menor,
pelo menos na retomada, até porque teremos uma crise econômica.”
Madalosso, será inevitável a necessidade de simplificar o serviço
nos restaurantes, reduzindo carta de vinhos e outros itens que podem
encarecer a operação. “As pessoas voltarão a consumir, a ir para
o restaurante, a querer esse contato social, mas o ritmo será menor,
pelo menos na retomada, até porque teremos uma crise econômica.”
Crise
que deve afetar diversos negócios. Andrea, ponderou o papel da
comunicação neste processo. “Estamos diante de uma série de
questionamentos, pensando se faz sentido alguns projetos que temos em
vista. É hora de entendermos como a comunicação vai ajudar tando o
novo consumidor, como os empresários de vários ramos de atividade.”
que deve afetar diversos negócios. Andrea, ponderou o papel da
comunicação neste processo. “Estamos diante de uma série de
questionamentos, pensando se faz sentido alguns projetos que temos em
vista. É hora de entendermos como a comunicação vai ajudar tando o
novo consumidor, como os empresários de vários ramos de atividade.”
Nessa esteira, as plataformas que fazem parte da Pinó, lançaram um série de projetos que buscam atender essas novas necessidades. É o caso do Seja Bom, um programa de comercialização de vouchers para restaurantes; o Redescubra a Cozinha, que busca ampliar a relação das pessoas com o preparo dos alimentos; e o Manifesto HAUS, que apresenta formas simples de as pessoas ressignificarem suas casas durante a quarentena.
Como um dos fundadores de um negócio que nasceu no mundo digital, Robson fez uma importante ponderação sobre a digitalização dos negócios. "As pessoas acham que a digitalização do negócio é muito complexa, mas até as padarias mais simples, dos bairros estão se adaptando, conversando com clientes por aplicativos de mensagens. A crise vai acabar, pense que a digitalização de um negócio é uma coisa simples. Há muito conteúdo gratuito, há muita gente querendo ajudar. "
Empreender na crise?
Os dois jovens empreendedores gozam de experiências bem-sucedidas no comércio de bens e serviços. Ao serem perguntados sobre se este seria um bom momento para empreender, ambos classificam como sendo um bom desafio a ser encarado. “Empreenda do tamanho que você consegue empreender. No setor da gastronomia há muitos casos assim, com pouco recursos e muito trabalho. Quem empreende agora, nasce para um futuro promissor”, coloca Beto. Robson foca sua fala para os que já têm negócios.
“Pense em como reinventar o seu negócio agora, fechado. Não tenha ansiedade para reabrir. Há muitas iniciativas possíveis. Procure o que outros restaurantes ou outros negócios estão fazendo mundo afora. Não pense em tentar controlar o que vai acontecer, trabalhe com a realidade que você tem na sua mão. Use as facilidades do mundo digital. Olhe o problema e tente se mover mais rápido. Não tem ideia errada agora.”
Novas formas de trabalhar
Tanto
Beto Madalosso quanto Robson Privado acreditam que o momento de crise
é o ideal para a reinvenção dos negócios, por mais batida que
essa máxima pareça, ela se revela especialmente necessária agora.
Beto Madalosso quanto Robson Privado acreditam que o momento de crise
é o ideal para a reinvenção dos negócios, por mais batida que
essa máxima pareça, ela se revela especialmente necessária agora.
“Eu
tinha certeza de que precisava ir além do delivery. Lançamos então
pizzas e massas congeladas. Não é um produto novo no mercado, mas é
novo para o nosso negócio. No Madá (pizzaria que leva a assinatura
do chef) vendemos 30 pizzas para uma mesma pessoa, algo pouco
provável no serviço tradicional. Tenho certeza que isso será um
novo negócio para nós”, contou Madalosso.
tinha certeza de que precisava ir além do delivery. Lançamos então
pizzas e massas congeladas. Não é um produto novo no mercado, mas é
novo para o nosso negócio. No Madá (pizzaria que leva a assinatura
do chef) vendemos 30 pizzas para uma mesma pessoa, algo pouco
provável no serviço tradicional. Tenho certeza que isso será um
novo negócio para nós”, contou Madalosso.
A
preocupação dele com o delivery também se estende ao bem-estar dos
entregadores, que estão entre os profissionais expostos à
contaminação por coronavírus. “Buscamos ter a responsabilidade
social de proteger esses entregadores, ampliando a segurança para
eles.”
preocupação dele com o delivery também se estende ao bem-estar dos
entregadores, que estão entre os profissionais expostos à
contaminação por coronavírus. “Buscamos ter a responsabilidade
social de proteger esses entregadores, ampliando a segurança para
eles.”
Robson Privado conta que o trabalho nas últimas semanas têm sido intenso. “Sentimos que todos estão muito engajados, dando o seu máximo. Agora precisamos entender como será esse novo normal do mundo do trabalho. A crise encurtou a revolução digital, coisas que aconteceriam em cinco anos, acontecerão em seis meses, no máximo.” Para o empreendedor esse “novo normal” se dará em até 18 meses depois do fim da pandemia. “Esse será um prazo para entendermos como as pessoas vão se comportar.”
O profissional da MadeiraMadeira, apontou que algumas pessoas vão perder seus empregos e haverá receio de consumo imediato. "As empresas precisarão entender esse novo mercado. Será um desafio manter a conexão com o cliente, estar perto das pessoas", comenta afirmando que a marca segue com a perspectiva de investimento em lojas físicas [a primeira foi inaugurada no início de 2020, em Curitiba], mas aguardarão a segurança sanitária necessária.
Robson faz ainda outra consideração sobre o futuro. "A verdade é que sairemos dessa crise mais pobres. É hora de responsabilidade social, de ajudar famílias vulneráveis. É preciso essa reflexão, para sairmos dessa crise mais rápido. Vamos olhar e pensar em dividir mais, abrir-se mais para a solidariedade", finaliza.
Hack pelo Futuro
O projeto foi lançado no dia 16 de abril pelo Governo do Estado do Paraná e busca selecionar ideias que possam minimizar os impactos da da Covid-19 em diversas áreas, como a saúde, economia, comércio, serviços.
Para
motivar e inspirar os interessados, haverá palestras online até o
dia 24 de abril com insights sobre o enfrentamento a períodos de
crise. As palestras acontecerão sempre às 19 horqas no site do
hackathon. É preciso fazer inscrição prévia gratuitamente.
motivar e inspirar os interessados, haverá palestras online até o
dia 24 de abril com insights sobre o enfrentamento a períodos de
crise. As palestras acontecerão sempre às 19 horqas no site do
hackathon. É preciso fazer inscrição prévia gratuitamente.
Os
bate-papos são abertos ao público e os conteúdos poderão ajudar
os participantes do hackaton a compreenderem seus desafios para que
possam propor soluções criativas e inovadoras durante a competição
online.
bate-papos são abertos ao público e os conteúdos poderão ajudar
os participantes do hackaton a compreenderem seus desafios para que
possam propor soluções criativas e inovadoras durante a competição
online.
“O
hackaton vai permitir ter pessoas que possam ver se o seu negócio é
viável, se é o momento de lançá-lo. É uma grande oportunidade
para quem quer empreender.
hackaton vai permitir ter pessoas que possam ver se o seu negócio é
viável, se é o momento de lançá-lo. É uma grande oportunidade
para quem quer empreender.
Próximos eventos: cronograma e convidados
Dia 21/04
MOBILIDADE URBANA PÓS PANDEMIA
Mediadora: Marcela Lachowski, Dev. de Negócios & Relação Corporativa em JUPTER
Flávio Tavares | Welcome Tomorrow Mobility Conference
As cidades do futuro. Novos modelos de deslocamento.
Silvia Barcik | Renault do Brasil
As empresas automobilísticas do futuro. Um novo relacionamento com o transporte.
Bruno Montejorge | Ifood
O novo delivery de experiências. Negócios se aderindo ao mercado de entregas.
Mediadora: Marcela Lachowski, Dev. de Negócios & Relação Corporativa em JUPTER
Flávio Tavares | Welcome Tomorrow Mobility Conference
As cidades do futuro. Novos modelos de deslocamento.
Silvia Barcik | Renault do Brasil
As empresas automobilísticas do futuro. Um novo relacionamento com o transporte.
Bruno Montejorge | Ifood
O novo delivery de experiências. Negócios se aderindo ao mercado de entregas.
Dia 22/04
FUTURO DA SAÚDE PÓS-CORONAVÍRUS
Mediador: Nestor Werner Junior, diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde/PR
Marcus Figueredo | Hi Technologies
A relação entre saúde e tecnologia. O futuro da pandemia.
Caroline Cavet | Caroline Cavet Advocacia
A base jurídica da telemedicina. Um novo relacionamento entre médico e paciente.
Mediador: Nestor Werner Junior, diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde/PR
Marcus Figueredo | Hi Technologies
A relação entre saúde e tecnologia. O futuro da pandemia.
Caroline Cavet | Caroline Cavet Advocacia
A base jurídica da telemedicina. Um novo relacionamento entre médico e paciente.
Dia 23/04
FUTURO DO ENTRETENIMENTO PÓS-CORONAVÍRUS
Mediadora: Ilana Lerner, diretora da Biblioteca Pública do Paraná
Giovana Alcântara | Kantar Ibope Media
Os impactos e as mudanças no comportamento da sociedade.
Felipe Guerra | Jaime Lerner Arquitetos Associados
Preparando as cidades. Reconfiguração dos espaços e áreas públicas.
Leandro Knopfholz | Diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba
Culturas emergentes em novos formatos. Novas expressões da cultura digital.
Mediadora: Ilana Lerner, diretora da Biblioteca Pública do Paraná
Giovana Alcântara | Kantar Ibope Media
Os impactos e as mudanças no comportamento da sociedade.
Felipe Guerra | Jaime Lerner Arquitetos Associados
Preparando as cidades. Reconfiguração dos espaços e áreas públicas.
Leandro Knopfholz | Diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba
Culturas emergentes em novos formatos. Novas expressões da cultura digital.
Dia 24/04
TENDÊNCIAS DO MERCADO
Mediador: Gian Rocco, assessor de Inovação da Celepar
Luana Toniolo | TROC
O consumo consciente. Novas oportunidades de emprego.
Michel Costa | Diretor Founder Institute
Investimentos em novos negócios. Empresas e startups do futuro.
Fabio Araujo | Brain Inteligência Estratégica
Tendências do mercado de bens de consumo. Um novo consumidor com novas necessidades.
Mediador: Gian Rocco, assessor de Inovação da Celepar
Luana Toniolo | TROC
O consumo consciente. Novas oportunidades de emprego.
Michel Costa | Diretor Founder Institute
Investimentos em novos negócios. Empresas e startups do futuro.
Fabio Araujo | Brain Inteligência Estratégica
Tendências do mercado de bens de consumo. Um novo consumidor com novas necessidades.