Thumbnail

Sede do Consórcio Magalu, no interior de São Paulo, que chega novamente ao posto mais alto do ranking GPTW entre as médias empresas.

GPTW SP 2023

Pela 10ª vez, Consórcio Magalu é a melhor empresa do interior de SP para se trabalhar

Content Store
06/10/2023 11:51
“Acreditamos que manter o colaborador como centro da empresa é fundamental para que tenhamos sucesso”. É uma síntese da explicação de André Souza, gerente de Gestão de Pessoas do Consórcio Magalu, parte do Grupo Magazine Luiza, para a décima vez da empresa no topo do ranking de 2023 das melhores empresas para se trabalhar, do Instituto GPTW, na categoria médias empresas do interior do estado de São Paulo.
Na visão do executivo, a qualificação é resultado de uma empresa que se destaca por uma cultura organizacional forte que tem como propósito ser referência na realização dos sonhos das pessoas.
“Além de realizar os sonhos dos clientes, buscamos fazer isso também com os nossos colabores”, explica. “Para isso, investimos em novos sistemas para automatizar tarefas, o que libera os colaboradores para se dedicar a atividades mais estratégias e criativas. Isso reduz a carga de trabalho, melhora a qualidade de vida e aumenta a satisfação deles”, acrescenta.
Inclusão e diversidade são duas palavras que estão
impressas no dia a dia da empresa. Um trabalho realizado ao longo dos últimos
anos tem aumentado a conscientização dos indivíduos para a ideia do todo dentro
da empresa, o que, informa Souza, tem tornado o ambiente cada vez mais plural.

Toró de Ideias

No início de janeiro deste ano, a companhia convidou
colaboradores de departamentos diferentes para integrar o grupo “Galera da
Diversidade”. Com ações no escritório, os integrantes do grupo levam
informações a toda a equipe e geram conhecimento e empatia para as frentes da
diversidade. O grupo conta 30 integrantes, divididos em quatro núcleos
direcionados a pautas diferentes: raça, LGBTQIAP+, PcD e gênero. A ideia “é
oferecer um ambiente diverso e inclusivo, onde as pessoas possam ser o que
realmente são, e serem valorizadas por suas diferenças”, detalha.
Outra maneira de valorizar pessoas é reconhecer talentos e estimular a participação de cada um no dia a dia da companhia. O “Toró de Ideias”, um canal aberto a sugestões sem julgamento, foi criado para que todos pudessem falar sobre possibilidades de melhoria para as diversas áreas da empresa.
Entre julho de 2021 a novembro de 2022, o canal recebeu 298 ideias. Destas, informa a empresa, 29 foram implantadas, 28 podem ser adicionadas e outras estão sob análise e avaliação dos setores envolvidos. Entre essas, estão campanhas que possibilitem o auxílio de custeio de cursos universitários, ajustes no aplicativo para autoatendimento e melhorias na acessibilidade do site da companhia.
“O ‘Toró de Ideias’ é uma ação importante no estímulo à inclusão”, salienta o gestor. "Todos são convidados a participar, aproximando os times e dando voz a todos. A consequência disso é a criação de um excelente ambiente de trabalho”, afirma.
Todo o trabalho da liderança do Consórcio Magalu, reforça o executivo, é para que o colaborador se veja como protagonista da construção de um ambiente de trabalho cada vez mais saudável e com pertencimento. Ele cita a CEO, Edna Honorato – “queremos que haja a percepção de que, o que estamos construindo ao longo desses 30 anos, é algo para durar mais 150 anos” – para ilustrar, com exemplos, o que a empresa tem realizado para fazer de seus funcionários parte fundamental dessa construção.
A companhia investe em benefícios que atendam às necessidades dos colaboradores, incluindo plano de saúde e odontológico, seguro de vida, vale-refeição, vale-alimentação, vale-transporte, auxílio-creche, bolsa de estudo, previdência privada, entre outros. Programas de desenvolvimento profissional e pessoal, como apoio financeiro em cursos, treinamentos, mentoria gratuita com líderes da empresa, além de projetos de reconhecimento e valorização – entre eles, o “Meu Talento é Destaque” e o “Projeto Elogio” – atuam na direção de transformar a cultura organizacional da empresa em algo vivo e dinâmico que trazem como resultados um ambiente construído por todos de forma salutar.

Novos talentos

Para apresentar aos novos contratados a realidade dessa construção de ambiente saudável, o Consórcio Magalu faz do primeiro dia um momento de integração de todas as pessoas. Nesse processo, entra não apenas informações sobre o jeito de trabalhar da companhia, mas também ferramentas que facilitam a socialização em um novo amente. Assim, todo profissional que inicia sua jornada na empresa recebe um kit de boas-vindas com pasta, caderno de anotações, copos de café e água e um cartão. Ao longo da integração, ele é informado sobre os ritos de cultura, a começar pelo ‘Rito de Comunhão’, quando toda a empresa se reúne e compartilha conhecimento.
Os colaboradores passam por uma agenda com a área de Gestão de Pessoas, são apresentados à história da empresa e à estrutura organizacional, conhecem o propósito e valores, são apresentados a normas e procedimentos e a detalhes de todos os benefícios e características que compõem a cultura da empresa.
“Todos são convidados a fazer cursos disponibilizados na nossa plataforma de educação corporativa”, conta Souza. Então, o colaborador é encaminhado para sua área de atuação, recebido pelo líder e pelos colegas já com a mesa de trabalho decorada para as boas-vindas. “A partir deste momento, ele começa o treinamento dentro de sua área”, diz.
Situado em Franca, 9ª cidade mais populosa do interior paulista, o Consórcio Magalu conta, hoje, com 270 colaboradores – em sua maioria, mulheres (143). Sua principal executiva está há 22 anos na companhia. Só no último ano, a empresa realizou 100 promoções.