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Escritório da Associação da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Paulo. Empresa trabalha com meta coletiva, fomenta a coletividade e incentiva colaboradores a estudar.

GPTW SP 2023

CDL-SP é a melhor empresa de pequeno porte para trabalhar na Grande São Paulo

Flávia Schiochet, especial para o GazzConecta
29/09/2023 11:52
Com oito anos de existência, a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Paulo (CDL-SP) é a melhor empresa de pequeno porte para trabalhar na Região Metropolitana da capital paulista. A associação de classe chegou ao topo do ranking do Great Place to Work em sua categoria e credita seu sucesso ao senso de coletivo cultivado e à dedicação em treinar e capacitar pessoas. "Antes de buscarmos um talento externo, olhamos para dentro da CDL, para quem está preparado para o cargo e damos a oportunidade para que ela cresça na empresa", diz Maurício Stainoff, presidente da CDL-SP.
Dentre os benefícios, a CDL-SP subsidia compras em farmácia e auxílio educação integral ou de até 70% da mensalidade para graduação ou pós-graduação. "Acreditamos na capacitação de quem trabalha conosco. Há quem diga que desenvolver um profissional significa perdê-lo para a concorrência, mas nós sabemos que se não capacitarmos quem trabalha conosco, não teremos o desempenho desejado", pontua Stainoff.
Ele cita o exemplo de uma funcionária que começou como auxiliar de limpeza e passou pelo cargo de secretária. Foi aí que ela começou a estudar Administração com o auxílio da empresa.
"Percebemos o potencial das pessoas e as incentivamos a estudar, porque a educação melhora a capacidade de resolver problemas, desenvolve uma visão de negócios e aumenta o rendimento do colaborador. Sistemas e softwares, qualquer programa de Customer Relationship Management, basta comprar para implantar. Mas pessoas e a cultura da empresa é uma conquista dessa construção", afirma o presidente. 
No trabalho de desenvolvimento das lideranças, a CDL-SP busca muni-los de ferramentas e recursos para ajudar os liderados a traçarem objetivos e conquistá-los. "Enquanto associação, somos regidos por um estatuto e temos políticas internas e exigências para que a CDL tenha um funcionamento pleno. E damos as condições necessárias para que todos atinjam suas metas e saibam exatamente quais caminhos temos que trilhar", diz Stainoff.

Sem comissão, com meta compartilhada

Diferentemente da maior parte das empresas que trabalham com vendas, na CDL-SP não há comissões para vendedores: a meta anual é perseguida por todos, mesmo quem atua nas áreas jurídica ou administrativa, que acabam fazendo ponte entre possíveis clientes e a área comercial. Em setembro, eram 35 pessoas trabalhando diretamente na CDL-SP, motivadas pelo atingimento da meta em conjunto. A condição é o gatilho para o pagamento do 14º salário, recebido por todo o quadro de funcionários.
O comprometimento inigualável é uma característica citada por Stainoff ao falar dos colaboradores. "Não é obrigatória a ida para trabalhar presencial, mas notamos que as pessoas preferem, porque elas gostam de estar em contato umas com as outras. O rendimento do trabalho não sofre nenhum efeito quando as pessoas preferem fazer home office", compara.
O sentimento de coletividade e coesão do grupo é fomentado também pela participação da família dos colaboradores. Periodicamente, a CDL-SP promove eventos que incluam cônjuges, filhos, mães e pais dos funcionários, como festas juninas e outras datas comemorativas.
Ainda que seja uma associação e tenha um regimento interno, diretrizes e composição de direção diferente de uma empresa privada, a CDL-SP se adapta e aplica práticas de gestão de pessoas do mercado. "Procuramos ver como as boas empresas tratam quem trabalha com eles. Copiamos o que é bom e corrigimos práticas que não achamos tão boas", diz Stainoff.
"Entendemos que capacitação, treinamento e reconhecimento são as maneiras de respeitar quem trabalha conosco. Investir em pessoas é o que dá resultado, se não colocaríamos só máquinas para trabalhar", finaliza.