Thumbnail

Foco atual do Paraná está no fomento à cadeia de biogás e biometano segundo o governador. Crédito: Jonathan Campos/AEN.

Energias renováveis

Governador Ratinho Junior destaca liderança paranaense na transição energética durante o Energy Summit 2024

GazzConecta
18/06/2024 20:52
O cenário paranaense nas áreas de inovação, sustentabilidade e transição energética foi tema do painel "Desafios e oportunidades da inovação no Paraná" realizado nesta terça-feira (18), no segundo dia do Energy Summit 2024, com a presença do governador governador Carlos Massa Ratinho Junior. Um dos principais eventos globais sobre inovação e empreendedorismo em transição energética, o Energy Summit é organizado em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
O painel também contou com a participação do diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, e do secretário do Planejamento do estado, Guto Silva. O debate foi mediado pela presidente do World Trade Center (WTC) Curitiba, Daniela Abreu.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), o governador revelou que o foco atual do Paraná está no fomento à cadeia de biogás e biometano, investindo em ações de geração de energia renovável no campo por meio de programas como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR), além de iniciativas que desonerem o setor.
Ratinho Junior frisou a liderança do estado na transição energética. "Enquanto o mundo está iniciando sua transição energética, o Paraná está um passo à frente. Já somos o maior produtor de energia do Brasil, sendo que 98% são de fontes renováveis. Nosso projeto, agora, é aproveitar esse enorme potencial do campo e usar os dejetos da produção suína, avícola e da pecuária leiteira para gerar energia sustentável”, disse .
Ainda segundo a AEN, Ratinho Junior também destacou que o Paraná foi eleito, por três anos consecutivos, como o estado mais sustentável do Brasil, segundo o Ranking dos Estados, e duas vezes líder nacional em inovação e sustentabilidade pela consultoria Bright Cities.
O governador ainda lembrou que o Paraná, além de abrigar uma das maiores geradoras de energia do mundo, a Usina de Itaipu, também mantém 18 usinas da Copel e outras pequenas centrais elétricas que utilizam diferentes fontes, como gás e energia hidráulica. Ele também abordou o crescimento da energia solar e eólica na região Sul do estado.
De acordo com o Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera o número de plantas de biogás na região Sul do país, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável por 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de Nm³, aponta a AEN.
O Energy Summit 2024 reúne lideranças políticas e empresariais, além de universidades e investidores, para discutir a transição energética e sustentabilidade no cenário global, buscando fortalecer o ecossistema de inovação de energia, setor estratégico e fundamental para o avanço do progresso mundial. O evento acontece até esta quarta-feira (19) no Rio de Janeiro.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.

Enquete

No Google for Brasil 2024, a gigante de tecnologia anunciou diversas novidades para o mercado brasileiro. Dentre elas, qual lhe chamou mais a atenção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão