Thumbnail

GNI Startups Lab encerra 2ª edição com Pitch Day

GNI Startups Lab

Google News Initiative encerra 2ª edição do Startups Lab com Pitch Day

GazzConecta
19/12/2022 18:16
As organizações selecionadas para a segunda edição do GNI Startups Lab, programa de aceleração de empresas com foco em jornalismo do Google, desenvolvido este ano em parceria com Echos e AJOR, receberam um financiamento bruto de US$ 20 mil ao final do programa e apresentaram suas propostas para investidores durante um Pitch Day.
Pensando em contribuir com novas iniciativas para a indústria, criando modelos de negócios mais inclusivos e sustentáveis, o programa da Google News Initiative acompanhou as organizações 16 selecionadas ao longo das 16 semanas de mentoria, workshops e acompanhamento individual para a aceleração do negócio.
“Estamos muito contentes por finalizar mais uma edição da GNI Startups Lab apresentando os projetos para uma banca de investidores e vendo iniciativas tão relevantes ganhando forma, impactando de forma positiva a indústria de notícias. Este é mais um projeto que a Google News Initiative criou para fortalecer este ecossistema e avançar no nosso objetivo de tornar mais útil e acessível informações de qualidade para as pessoas. Para nós, é muito claro que o jornalismo é um parceiro indispensável para isso acontecer”, afirma Fabiana Zanni, Head de Ecossistemas e Associações, Parcerias de Notícias, América Latina do Google, em nota.
Durante o programa, as organizações selecionadas aprimoraram soluções para seus negócios em áreas que representam desafios da indústria, tais como: diversificação de fontes de receita, captação e engajamento de audiências, cobertura hiperlocal entre outros.

Conheça algumas das propostas criadas: 

A organização Matinal, do Rio Grande do Sul, criou a Assinatura Amiga, com o objetivo de democratizar o acesso a informações locais de Porto Alegre. A dinâmica incentiva que assinantes paguem um valor a mais para possibilitar uma assinatura premium a alguém que não tenha condições de pagar. Além do propósito social, o serviço faz com que os conteúdos cheguem a mais pessoas e gere novas fontes de renda ao site.
“A lição mais preciosa que levamos do Startup Labs é que não há crescimento sem processo. Especialmente quando se trata de um negócio tão sensível e complexo como o jornalismo. O programa nos deu a oportunidade de conhecer e aplicar ferramentas inovadoras, focadas em remodelar o negócio sob a ótica de produto com melhoria contínua. Todo o planejamento de 2023 do Matinal foi reestruturado com o que aprendemos, e hoje temos muito mais tranquilidade em escolher e alcançar nossas metas”, compartilhou Filipe Speck, co-fundador da Matinal Jornalismo.
Já o Site Coreto, da Bahia, desenvolveu o FOLHETIM CORETO, uma newsletter quinzenal com notícias e dicas especiais da sua região, Poções-Bahia, e sua microrregião de Vitória da Conquista, apontadas pelo Atlas da Notícia (2021) como quase-desertos e desertos de notícia.
“O GNI Startups Lab foi uma experiência transformadora para a nossa organização. Por ser uma iniciativa recente, temos inúmeros desafios pela frente, e o programa nos ajudou a nos munir de conhecimento e ferramentas importantes para impactar o mercado e ser referência para nossa audiência. Esse programa possibilita que iniciativas de jornalismo que são essenciais para o fortalecimento das democracias consigam se colocar no mercado, se conectar com outras iniciativas e impactar o mundo”,  diz Raquel Rocha, Diretora Executiva do site Coreto.
Demonstrando muita expertise no nicho em que atuam, o grupo da Ambiental Media, de São Paulo, criou a Loja de Dados, uma espaço que facilita o acesso às informações geradas por meio de análises e cruzamento de dados, que explicam e esclarecem contextos socioambientais do país. Nas redes sociais o grupo também criou séries de conteúdos curtos e visuais com formatos mais acessíveis e de fácil compreensão, para aumentar o alcance e engajamento da página.
“Para nós, a experiência foi extremamente proveitosa. Diria que passamos a "pensar produto", o que foi a motivação fundamental da nossa inscrição no programa, que serviu para dar uma unidade maior aos nossos esforços. Antes, parecia não haver um direcionamento claro em algumas das nossas iniciativas e a busca por validação, entendimento da audiência, uso de indicadores para acompanhar o avanço das etapas, entre outros elementos, servem ao propósito de tornar os processos e objetivos mais claros e efetivos”, afirma Thiago Medaglia, fundador e editor da Ambiental Media.

GNI Startups Lab: aceleração de negócios sustentáveis

O programa GNI Startups Lab é uma oportunidade única de trocas valiosas: os mentores direcionam pequenos e médios negócios da indústria de notícias, enquanto entendem mais sobre os desafios do mercado e, juntos, pensam em soluções para que este ecossistema siga evoluindo de forma sustentável, diversa e colaborativa.
“Estamos muito felizes com a parceria entre Google, Echos e Ajor no Startups Lab deste ano. O programa de aceleração é, sem dúvida, uma das formas mais eficientes de contribuir para o desenvolvimento e a segurança institucional de organizações de jornalismo digital no país. O conhecimento compartilhado pelos palestrantes e entre os participantes, combinado com a mentoria individualizada, ajudam a responder a demandas específicas que surgem ao longo do processo. Além disso, o sentimento de comunidade que se desenvolve entre as startups selecionadas é algo que nós, na Ajor, também valorizamos muito”, afirma Fernanda Giacomassi, Coordenadora de Comunicação da Ajor.
O programa, conduzido pela Echos, escola de design thinking, foi baseado em 4 pilares considerados indispensáveis para um negócio sustentável: Desenvolvimento de Produto, Crescimento e Marketing, Finanças e Investimento e Comunidade. Por meio deles, temas como consolidação de audiência, direcionamento estratégico, liderança, visibilidade de marca e viabilidade financeira são abordados nos encontros. Além disso, o objetivo é proporcionar trocas entre as equipes, fomentando um ambiente colaborativo de construção de narrativas e soluções.
“O programa de aceleração do GNI Startups Lab Brasil, tem um papel muito importante no fortalecimento e no futuro do ecossistema de notícias brasileiro. O que ficou ainda mais evidente após a apresentação do pitch das startups para os investidores. Acompanhamos 16 startups que estão gerando impacto positivo em todo o Brasil através do jornalismo independente. Defendendo os direitos LGBTI+, os direitos das mulheres, o meio ambiente, a checagem de fatos, as comunidades das periferias e transformando desertos de notícias em florestas de informação”, afirma Victor Lopes Mascarenhas, Design Manager da Echos.

Enquete

No Google for Brasil 2024, a gigante de tecnologia anunciou diversas novidades para o mercado brasileiro. Dentre elas, qual lhe chamou mais a atenção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão