Thumbnail

O Gonew Angels, lançado neste terça-feira (27), concretiza o conceito de Conselheiro as a Service.

Gonew Angel: nova geração de Conselheiros

Gonew lança modelo inovador que conecta Conselheiros para alavancar mais de 2,5 mil empresas na América Latina

Maria Clara Dias, especial para o GazzConecta
28/06/2023 14:49
Profissionais estratégicos, os conselheiros cumprem um papel fundamental na tomada de decisão  de negócios ao trazer expertises em áreas cruciais em dores específicas de crescimento de empresas.
Diante disso, a Gonew, terceira maior escola para Alta Gestão e Conselheiros da América Latina, lançou, nesta terça-feira (27), um programa de impacto com o propósito de conectar conselheiros a empresas em busca de direcionamentos assertivos nos seus negócios. Na lógica de “Conselheiro as a Service”, a plataforma criou o Gonew Angels, de contratação de conselheiros sob demanda. Clique e conheça o programa. 
“O nosso propósito é democratizar a temática da governança na América Latina, levando ferramentas práticas bem fundamentadas e profissionais de alto nível”, explicou Anderson Godz, sócio-fundador da Gonew, durante evento de lançamento do programa na sede da gigante de tecnologia Microsoft, em São Paulo.
 Michael Fukuda, Daniela Maia, Celso Ienaga e Anderson Godz, sócios da Gonew, durante o lançamento do Gonew Angels nesta terça-feira (27).
Michael Fukuda, Daniela Maia, Celso Ienaga e Anderson Godz, sócios da Gonew, durante o lançamento do Gonew Angels nesta terça-feira (27).
A coroação do lançamento contou ainda com uma programação de debates e pitches de grandes nomes da tecnologia, entre eles Flávio Pripas, fundador do Cubo Itaú, e Celso Ienaga, sócio da Gonew.
Preparando conselheiros para o trabalho em startups e pequenas e médias empresas desde 2018, a Gonew já conta com mais de 1,5 mil conselheiros certificados, que já atuaram em mais de 300 empresas até aqui. Com o Gonew Angels, a meta é impactar, ao menos, 2,5 mil empresas na América Latina até dezembro de 2024.
Atualmente, os membros da Gonew fazem parte de uma comunidade na qual são promovidos encontros, presenciais e remotos, para troca de experiências, além da construção coletiva de conhecimentos e materiais educativos como e-books e guias. O objetivo é apoiar a construção de um ambiente criativo e de uma governança apta a lidar com os principais desafios do atual ambiente de negócios.
Dentre os principais programas de certificação da Gonew está o de “Conselheiro de Inovação”, de olho em tomadas de decisão ágeis e assertivas em tempos de novas tecnologias e economia digital, e também o de “Conselheiro Social”, com foco em decisões que atrelam resultados financeiros e de impacto.
“Nossa preocupação está em sempre tratar de problemas reais de negócios e em ampliar as lentes da alta gestão para tomar melhores decisões digitais e socioambientais, por exemplo”, avalia Celso Ienega, sócio da Gonew.

Conselheiro sob demanda

Com o Gonew Angels, como o nome sugere, os conselheiros poderão desde atuar como Conselheiros voluntários, até apoiar as empresas de forma remunerada, com a possibilidade de se tornarem investidores anjo, aplicando seus esforços, investimento em reais ou até mesmo com moeda própria, a Gonew Coin. O token da Gonew é obtido através do envolvimento em demandas da própria comunidade, explica Daniela Maia, sócia da Edtech.
“Há um dado mundial de que 95% das empresas vão à falência nos primeiros cinco anos não por falta de produto ou clientes, mas por desalinhamento societário e falta de governança. É aí que atacamos”, avalia. “Vamos ajudar essas empresas a prosperarem e estarem prontas para crescer e receber investimentos”.
Entre os benefícios para as pequenas e médias empresas aconselhadas durante o Gonew Angels, Maia destaca a oportunidade de as PMEs e startups receberem orientações de profissionais gabaritados, sob a chancela da certificação da Gonew e de seus docentes. "Não são quaisquer executivos. São profissionais experientes, com repertório e ferramentas joviais de governança, inovação, social e ambiental do mais alto nível do Brasil", explica.
Já para os conselheiros recém-formados, a principal vantagem está no contato direto com desafios inerentes a negócios iniciantes, pequenas e médias empresas e à criação de impacto real. “É por meio de uma lente voltada a empresas que são o PIB brasileiro que é possível gerar impacto, pois elas, sim, serão as grandes geradoras de riqueza na economia”, complementa Michael Fukuda, sócio da Gonew.

Retorno financeiro

No novo programa, os anjos serão remunerados por seu trabalho, numa lógica de seleção feita pela própria Gonew, que fica a cargo da escolha das empresas participantes do programa.
A remuneração pode ser feita por meio da plataforma da Gonew, que irá recompensar os conselheiros com tokens por seus serviços como advisors ou, ainda, pelas participações em experiências da própria comunidade, incluindo eventos presenciais.
Além disso, um novo modelo de investimento-anjo em troca de equity das empresas participantes será implementado. “O que estamos fazendo é apenas oficializar um modelo que já ocorre há mais de 4 anos em nossa Comunidade e já envolveu mais de 30 mil pessoas e mais de 1,5 mil Alumnis ”, diz Godz. 
Nessa lógica, os anjos e investidores que fazem parte da rede podem aproveitar as conexões para encontrar as empresas com os melhores resultados de governança após a passagem pelas mentorias dos advisors da Gonew e então realizar investimentos independentes.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão