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O Gazz Open Innovation tem o objetivo de estimular a inovação nas empresas em duas etapas: uma maratona online e um programa de aceleração das ideias. As solução buscam sanar problemas reais do mercado.

Inovação aberta

GazzConecta lança Gazz Open Innovation, programa de inovação aberta para solucionar dores do mercado

Aléxia Saraiva
08/02/2021 13:00
Empresas tradicionais encontraram, nos últimos anos, uma nova maneira de solucionar seus problemas de forma rápida e agilizada: a inovação aberta, prática que envolve parceria com startups e que cresceu 20 vezes nos últimos cinco anos só no Brasil. É com o objetivo de estimular a inovação nas empresas e fomentar o crescimento desse ecossistema no Brasil que o GazzConecta, em parceria com a startup Panic Lobster, criou o Gazz Open Innovation e o Gazz Stage, dois projetos interligados que prometem aproximar esses atores.
O Gazz Open Innovation consiste em duas etapas de inovação. A primeira é uma maratona de inovação (também conhecida como hackathon) online. Em cinco dias, mentes brilhantes se unem em times e buscam soluções inovadoras para desafios reais de um segmento. As melhores soluções, além de receberem uma premiação, são selecionadas para integrar a segunda etapa do programa: o Gazz Stage, novo programa de aceleração de projetos para transformá-los em startups prontas para o mercado.
O Gazz Open Innovation terá quatro edições em 2021, cada uma voltada a um segmento de mercado. A primeira, de mercado imobiliário e construção civil, será realizada em abril.
O Gazz Open Innovation terá quatro edições em 2021, cada uma voltada a um segmento de mercado. A primeira, de mercado imobiliário e construção civil, será realizada em abril.
Nesta fase, o programa dará suporte às equipes para que suas ideias se viabilizem como empresa. Ao longo de três meses, o processo vai envolver mentoria com especialistas para o desenvolvimento do projeto, assessoria em processos (da precificação à construção da marca) e rodadas de pitch com potenciais investidores. Dessa maneira, o Gazz Open Innovation e o Gazz Stage são uma nova oportunidade para conectar talentos e gerar ideias e soluções que impactem o mercado positivamente.
“O papel do GazzConecta vai além de contar, registrar e jogar luz ao que está acontecendo no ecossistema e na transformação do ecossistema empresarial. Queremos ser uma ferramenta capacitadora para este momento disruptivo que estamos vivendo. Temos convicção de que é pela inovação aberta que se constroem soluções sólidas para o enfrentamento deste momento”, explica Andréa Sorgenfrei, head da Pinó, unidade de novos negócios da Gazeta do Povo que integra as marcas Bom Gourmet, GazzConecta e HAUS. “Por isso, o Gazz Open Innovation será transformador”.
Para Tiago Gavassi, cofundador da Panic Lobster, a pandemia do coronavírus alavancou a inovação como questão de sobrevivência, e não de luxo. “Com frequência, vemos empresas que se frustram com inovação porque, muitas vezes, ela é vendida com um algo inspiracional, quando deve ser encarada como um processo operacional que faz parte do negócio. Um movimento como o Gazz Open Innovation não é apenas uma oportunidade da empresa para encontrar potenciais soluções para o seu segmento de mercado, mas também para incorporar na sua cultura processos de gestão de inovação de forma mais pragmática”, aponta.
Ele completa ainda que, com o Gazz Stage, a continuidade aos projetos criados na maratona a partir de uma incubação aumenta exponencialmente as chances da viabilidade dessas soluções para o mercado. “E claro, isso gera uma oportunidade competitiva para as empresas parceiras da iniciativa”, complementa.

Primeira edição busca soluções para construção civil e mercado imobiliário

Ao longo de 2021, serão realizadas quatro edições temáticas do Gazz Open Innovation, cada uma voltada a um segmento do mercado. A primeira será em abril, e vai procurar resolver desafios voltados à construção civil e ao mercado imobiliário – área na qual suas respectivas startups são chamadas de construtechs e proptechs (uma abreviação de “tecnologia de construção” e “tecnologia de propriedades” em inglês).
A maratona vai lançar quatro desafios a serem solucionados pelas equipes, cada um contemplando uma etapa da cadeia produtiva do setor: construção, projetos, aquisição de imóveis e propriedades em uso.
“O setor da construção civil e de toda a jornada de compra de um imóvel é uma área fértil para ser explorada. A inovação aberta é um passo fundamental para este setor que já está se reconfigurando. Aplicar a metodologia do Gazz Open Innovation será uma forma fantástica de acelerar este movimento”, relata Sorgenfrei.
Na sequência, será vez de abordar os temas de agronegócio, gastronomia e ESG – sigla que significa “meio ambiente, social e governança” e resume novas práticas de sustentabilidade abarcadas por empresas. Os desafios de gastronomia serão realizados em parceria com o Bom Gourmet, que realizou o Hack Pela Gastronomia em 2020.
As inscrições para a maratona serão gratuitas, e todo o processo do Gazz Open Innovation será realizado online. A iniciativa é aberta para qualquer pessoa que deseja contribuir com sua experiência para os desafios. Para participar, não é necessário ter conhecimento em tecnologia e desenvolvimento: as inscrições são abertas a todas as áreas, buscam abranger profissionais com formações complementares.
A jornada do hackaton é dividida em sete etapas:

Metodologia

Toda a metodologia usada para o processo será implementada pela Panic Lobster, parceira do GazzConecta especializada em gestão de hackathons.
Para que os times desenvolvam suas ideias, o Gazz Open Innovation roda o método conhecido por sprint, que utiliza boas práticas de metodologias ágeis. O sprint é conduzido em quatro fases: desenvolvimento de hipótese, criação de protótipo, validação e interação. Em cada uma delas, os times são acompanhados por mentores e precisam cumprir entregas preestabelecidas.
Ao final, as equipes apresentam a solução desenvolvida por meio de um pitch para uma comissão avaliadora. Os projetos são julgados nos quesitos viabilidade, criatividade, inovação, impacto e poder de execução do time. O objetivo é construir soluções concretas para problemas reais.
Confira o cronograma do Gazz Open Innovation - Edição Construtechs e Proptechs:

    Hack Pela Gastronomia

    Em 2020, a iniciativa do Bom Gourmet, plataforma de gastronomia da Pinó, para encontrar soluções para o mercado em meio à pandemia do coronavírus - o Hack Pela Gastronomia – teve 44 equipes participantes, que agora fazem parte de um Banco de Soluções para a cadeia de foodservice, que pode ser acessado gratuitamente.
    A iniciativa foi projeto finalista no prêmio Top de Marketing ADVB –PR, e foi eleito pelo Facebook Journalist Project (FJP) para receber o investimento de 40 mil dólares para sua realização.
    Saiba mais sobre esse projeto aqui.

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