Gazz Carreira
Gazz Carreira discutiu habilidades do profissional do futuro em imersão no último sábado (27); terceira edição acontece em setembro
As habilidades fundamentais para o sucesso profissional foi o tema da segunda edição do Gazz Carreira, evento sobre o futuro do trabalho promovido pelo GazzConecta, editoria de inovação, empreendedorismo e nova economia da Gazeta do Povo. A imersão reuniu mais de 90 participantes no último sábado (27) para um dia inteiro de aprendizado e troca de experiências com profissionais de renome de diferentes áreas do mercado. A terceira edição do evento já tem data, dia 2 de setembro. Os ingressos podem ser adquiridos aqui.
No Gazz Carreira, os participantes tiveram a oportunidade não só de debater temas relativos às habilidades profissionais do futuro, mas também de estarem em contato direto com executivos e empreendedores que apresentaram suas jornadas profissionais para um público formado por estudantes universitários, jovens em início de carreira e profissionais em momento de transição de carreira.
Com um total de sete horas de imersão e com sete palestras, o evento promoveu a conexão com nomes de destaque do mercado de trabalho. Tiveram suas falas no Gazz Carreira Sergio Naumowicz, community connector na Singularity University; Rodrigo Brito, head de sustentabilidade para o Brasil e países do Cone-Sul da Coca-Cola América Latina; Luanna Toniolo, empresária, cofundadora da TROC e sócia do grupo Arezo&Co; Regiane Santos e Tassiane Souza, analistas de relacionamento da PUCPR; Renata Simioni, diretora da jornada do colaborador do Grupo Boticário; Angelo Figaro Egido, ex-CIO e CDO da Renault Nissan LATAM; e Michael Fukuda, empresário, ex-IBM e Microsoft, cofundador da Gonew.co.
Dentre os temas apresentados, destacam-se o autoconhecimento, lifelong learning, adaptabilidade, flexibilidade e a importância da tomada de decisões conscientes em diferentes momentos da trajetória profissional. O evento superou a expectativa dos participantes que puderam se conectar com histórias inspiradoras dos palestrantes.
Para Millena Prado, head do GazzConecta, a segunda edição trouxe um momento importante de debate sobre o futuro do mercado e deixou um legado.
“O sucesso desta edição confirma o Gazz Carreira como um espaço de discussão valioso sobre o mercado de trabalho e o futuro das profissões. O que esta segunda edição trouxe de mais importante, além do debate sobre as habilidades mais relevantes para o mercado hoje, foi a trajetória de sucesso de empreendedores e executivos de grandes empresas que, com certeza, ajudarão muitos dos participantes sobre as decisões que tomarão em relação à suas próprias carreiras”, comenta.
Experiências
Para João Henrique Rech, 24 anos, este foi um dos aspectos mais marcantes do evento. O estudante do último período de psicologia da PUCPR destaca que a imersão lhe trouxe muitas perspectivas positivas a respeito do seu futuro profissional. “A experiência foi muito produtiva e o que mais gostei foi da possibilidade de estar em contato direto com palestrantes que têm histórias que nos servem de exemplo. Para a gente, que está prestes a entrar no mercado de trabalho, saber que é possível fazer escolhas no meio do caminho, e não apenas no começo dele, é uma ótima contribuição”, revela.
Já o acadêmico de gestão comercial da ESIC, Pedro David, de 25 anos, conta que a experiência dos palestrantes também contribuiu muito para que ele compreendesse para onde o mercado pode levar um profissional. “Cada exemplo ajudou a pensar no meu planejamento de carreira, onde eu quero estar daqui cinco ou 10 anos”, diz.
“Para mim, o ponto mais importante do evento foi estar perto de pessoas que atingiram aquilo que eu quero atingir em algum momento da minha vida profissional. isso não significa trilhar, exatamente, o mesmo caminho, mas basear o caminho a partir desses exemplos, naquilo que deu certo para eles”, pondera.
Rafaela Farias, de 23 anos, também acadêmica do curso de psicologia da PUCPR, acredita que o Gazz Carreira foi importante para estabelecer conexões importantes com os temas e a história dos palestrantes. “O conteúdo aprofundado sobre as habilidades profissionais e a experiência de cada palestrante foram os pontos que mais me marcaram na imersão. Eles me fizeram reconhecer que as carreiras não precisam ser lineares, que é possível explorar diferentes áreas”, conta ela que, durante o curso, fez diversas escolhas até definir a psicologia organizacional como opção de carreira.
Simone Matricarde traz consigo o exemplo de como a vida profissional tem muitos caminhos e não segue uma linha reta. Depois de uma carreira como empreendedora, ela que tem 43 anos decidiu voltar à graduação. Colega de Pedro no curso de gestão comercial da ESIC, Simone diz que saiu da imersão com mais conhecimento e novas ideias para sua carreira.
“O evento foi importante porque nos colocou diante de profissionais incríveis, com histórias e ensinamentos muito importantes. Também me senti muito acolhida aqui, para trazer minhas dúvidas e questionamentos. Realmente, o Gazz Carreira lhe dá uma visão de muitas possibilidades de carreira no mercado”, comenta.