Thumbnail

FIRE Festival 2022, da Hotmart, bate recorde de público

Creator Economy

Hotmart promove a Economia Criativa e o Empreendedorismo Digital com o FIRE Festival

GazzConecta
16/09/2022 19:22
Com mais de 6 mil pessoas participantes, o retorno do FIRE Festival, um dos maiores festivais de empreendedorismo digital, marketing, tecnologia e inovação da América Latina, teve sua sexta edição finalizada com sucesso no Expominas, em Belo Horizonte. Dos dias 1 a 3 de setembro, o evento mobilizou nomes como Thiago Nigro, Pedro Sobral, Gkay, Nathalia Arcuri, Rachel Maria, Gloria Groove e mais de 120 atrações com grandes nomes do universo da comunicação e do empreendedorismo..
Organizado pela Hotmart, empresa global de tecnologia e líder na Creator Economy, e com o mote “Viva tudo de novo”, o festival contou com mais de 1,4 mil colaboradores (sendo destes, mais de 800 fornecedores externos e mais de 600 funcionários da Hotmart), mais de 90 painéis e palestras em 3 palcos simultâneos e mais de 25 mil interações nas redes sociais sobre o evento.
“O FIRE Festival 22 ultrapassou nossas expectativas. A interatividade do público enriqueceu muito cada aprendizado, acredito realmente que alcançamos nosso objetivo de propagar o cenário de empreendedorismo digital e Economia Criativa. A iniciativa abrirá portas para a referência dos profissionais e os próximos passos deste cenário no marketing e tecnologia”, comenta Nathalia Cavalieri, General Manager da Hotmart. 

Palestrantes do FIRE Festival 2022

O primeiro dia do Festival (1/9) trouxe grandes nomes como Alok, Gkay, Nathalia Arcuri, Paulo Cuenca, Isabela Matte, entre outros, que abordaram a economia de influência, consciência midiática e negócio digital. Além disso, o CEO e confundador da Hotmart, João Pedro Resende, apresentou as oportunidades e desafios que a Web 3.0 oferece para os negócios digitais.
Já o segundo dia (2/9) foi marcado por conscientização nos negócios, uma vez que, além dos direcionamentos midiáticos, o evento também contou com discussões sobre impacto social na Creator Economy, incluindo nomes como Preto Zezé, Ana Fontes e Nina Silva. Os criadores do Mundo Bita, Felipe Almeida e Chapiles, trouxeram reflexões sobre experiência sensorial, inclusão, uso de telas, capacidade musical e interatividade com o público sem menosprezar a inteligência das crianças. Wendell de Carvalho, Rhavi Carneiro, Priscila Zillo, Victor Damásio  também mobilizaram os painéis do dia. Pedro Sobral teve lotação em sua palestra, que levantou pontos sobre mercado digital e produtos capazes de grandes faturamentos.
O último dia do evento contou com nomes como Rachel Maia, que abordou a importância da pluralidade nas empresas e a educação para um ambiente de trabalho  mais diverso. Fechando o FIRE, Thiago Nigro, CEO do Grupo Primo, fez a apresentação final do palco Innovation e falou sobre o “jeito primo” de fazer marketing digital, levando o público ao êxtase de participação.
“Buscamos mesclar os temas para que todos os participantes encontrassem exatamente o que procuram para seu momento de carreira, negócio ou até de desenvolvimento pessoal. Os palestrantes contribuíram com reflexões, dados, casos de sucesso e experiências para que todos saíssem do evento com um impulso solidificado para os próximos passos no mercado digital”, completa Cavalieri. 

Atrações do FIRE Festival 2022

Repetindo o sucesso de 2019, o FIRE também contou com o Espaço Fun, com Foodpark, DJs, bandas e ativações; a Área VIP, que neste ano ganhou um restaurante exclusivo e um estúdio ao vivo patrocinado pela Wepod, com gravações de entrevistas com os principais produtores do mercado digital; e a Hotmart Store, com com uma coleção de peças especiais criadas para esta edição. Outra novidade foi que em 2022 os participantes puderam aproveitar pela primeira vez o espaço Creators Hall, voltado para fomentar negócios entre patrocinadores e participantes, incluindo uma área exclusiva de exposição de agências parceiras.
A edição 2022 do FIRE também inaugurou a primeira ação da Hotmart com NFTs, os non fungible token, outokens não fungíveis. Durante o evento houve a distribuição, de forma aleatória e única, de um NFT para cada participante do evento. Além de serem colecionáveis, os ativos digitais valeram recompensas no evento de acordo com o tipo da NFT recebida, possibilitando desde descontos no ingresso de 2023 do FIRE a itens na Hotmart Store.

Doações para instituições de impacto social 

Ainda no evento, ficaram marcados grandes feitos do Hotmart One, um programa que reconhece o potencial da geração de impacto dos criadores de conteúdo e coloca a empresa como uma ponte entre creators, instituições e causas sociais. Além de uma premiação e um painel sobre impacto social, a organização também contou com uma ação integrada para incentivo a doações antes e durante o evento. No total, foram mais de R$ 130 mil levantados, que serão revertidos para as instituições apoiadas pelo programa Hotmart One.
As ações no evento seguiram o conceito do programa, no qual os criadores de conteúdo podem doar de 1 a 10% do valor arrecadado em seus cursos e outros produtos digitais comercializados na plataforma. São 11 instituições cadastradas voltadas para diferentes causas: segurança alimentar, moradia emergencial, amparo animal, educação, empreendedorismo e outros. Atualmente, já são mais de R$ 4 milhões arrecadados e 14 mil produtores participantes.
No FIRE, uma premiação revelou os creators que mais engajaram nas doações do programa de 2018 (início do projeto) até o final de 2021. A  Maximus Escola de Moda Online, representada por Junior Jacobs e Camila Nishida; Erik Galdino, produtor do nicho de viagens na Hotmart, representado por Caio Chagas, responsável pelas operações de lançamento da Lucrando com Milhas; e Renata Jardim, do setor de tatuagens, foram premiados com o troféu “Creator Destaque em Impacto Social” pelo Hotmart One.
O FIRE também contou um um estande com uma iniciativa batizada de “Ação e Doação”, na qual os participantes puderam adquirir camisetas e copos do Hotmart One com o valor revertido parcialmente para as instituições. Além disso, todos os mais de 6 mil ingressos vendidos no FIRE tiveram 1% do valor revertido para o projeto Mães da Favela, da CUFA (Central Única das Favelas), que se converteram em cartões alimentação para as mães cadastradas e entregues no início de agosto. Por fim, os mais de R$ 130 mil ainda contemplam doações diretas e sorteio de mentorias, de criadores de conteúdo que reverteram o valor integralmente ao Hotmart One.
“Que os criadores de conteúdo possuem grande potencial em seus nichos é fato, mas ver onde esse ensino pode chegar é realizador, além de uma via de mão dupla. Nosso objetivo é criarmos pontes e apoiarmos instituições que possuam um trabalho consistente e que contribuam para a redução das desigualdades sociais, por meio do engajamento dos creators. Está acontecendo e creio ser o começo de muito que está por vir”, conta Alexandre Abramo, diretor de desenvolvimento de negócios e embaixador do Hotmart One.
Além das ações abordadas, a sexta e maior edição do Festival também teve um painel de impacto social no dia 2 de setembro, no palco Innovation, o maior do evento. A conversa contou com a presença de Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora (RME), Nina Silva, do Movimento Black Money, e Preto Zezé, presidente da CUFA (Central Única das Favelas). A mediação foi da Gerente de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social, Mariana Rosa. “Ter uma causa também é um grande caso de sucesso que não cabe em uma planilha”, afirmou Mariana Rosa durante o painel.
“Para mim, empreender tem a ver com atitude empreendedora. Empreender não é só abrir negócio. Ter like na rede social é ser rico no banco imobiliário, se você não transforma esse engajamento, não vale de nada”, comentou ainda Ana Fontes durante o painel. 
Completando quatro anos de existência, o Hotmart One foi criado em 2018, durante a quarta edição FIRE Festival. O programa, que começou com duas instituições (Amigos do Bem e o Projeto Educacional Ninho), conta hoje com 11 instituições cadastradas. Fazem parte da lista a AMPARA Animal, Projeto Ninho, CUFA, Centro Cultural Lá da Favelinha, TETO, Instituto Ramacrisna, Centro de Treinamento Amigos do Esporte, Casa Ronald McDonald, Arquitetura na Periferia e O Bem Nunca Para.
“A Hotmart tem um papel fundamental no processo que a gente construiu durante a pandemia e principalmente esse projeto, o Hotmart One, está fechado lado a lado, fazendo com que a vida das pessoas seja menos sofrida, diminuindo os impactos da pandemia e tornando o Brasil menos desigual e mais justo”, afirma Preto Zezé.
O FIRE Festival 2022 contou ainda com patrocínio da AWS (Amazon Web Services), Buzzlead, Etus, Reportei, SEBRAE MG e Tactus. Além disso, na área exclusiva de agências parceiras Hotmart, teve patrocínio da 4Multiplus, Agência Vê, Like Marketing, Produtora Power, e Rocket Lançamentos. O evento também teve apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte) e Belo Horizonte Surpreendente.

FIRE Festival 2023: ingressos já à venda

A Hotmart já confirmou a edição para o ano que vem, com perspectiva de superar a atual performance. Os interessados em garantir seu ingresso para a edição 2023 podem se inscrever neste link.

Enquete

No Google for Brasil 2024, a gigante de tecnologia anunciou diversas novidades para o mercado brasileiro. Dentre elas, qual lhe chamou mais a atenção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão