Documentos
Ferramenta reduz em 90% tempo gasto na criação de documentos
Um estudo realizado pela Forrester Consulting, encomendado pela Docusign, mostrou que a ferramenta CLM – de gestão eletrônica de acordos da empresa – eliminou etapas manuais em processos de acordos, acelerando significativamente a entrega dos documentos e reduzindo custos.
Os principais achados do relatório foram os seguintes:
- O estudo Total Economic Impact™ do Docusign CLM (2024) estima que o conjunto de organizações estudadas alcançou um ROI de 449% com a solução.
- Com base em entrevistas com clientes, foi constatado que o CLM reduziu o tempo gasto na geração de novos contratos de vendas em 90%.
- As equipes de compras relataram uma redução de 80% nos custos de mão de obra, gastos para pesquisar cláusulas de negócios para elaboração de contratos com fornecedores.
- Os clientes do CLM relataram uma redução de 85% nos erros, além de um ganho significativo na eficiência, aumento nos lucros, devido à aceleração de receita, e redução nos riscos, devido à melhoria da qualidade dos contratos.
- A plataforma de CLM conectada de ponta a ponta simplifica o trabalho de celebração de acordos para funcionários e clientes. Ao eliminar o atrito do processo dos contratos, o CLM otimiza o tempo e oferece uma experiência aprimorada.
Economia quantificável
A adoção do Docusign CLM melhorou a eficiência dos processos e da qualidade dos contratos. Juntas, essas vantagens ajudam a economizar milhões de dólares. Alguns dos benefícios obtidos pelas organizações estudadas são:
- Entrega mais rápida de contratos: ao centralizar, padronizar e automatizar o processo dos acordos, os clientes do Docusign CLM melhoraram significativamente a rapidez na elaboração de contratos de ponta a ponta. O conjunto de clientes viu uma redução de 90% no tempo de geração dos contratos, de modo que os funcionários passaram a usar o tempo de forma mais produtiva e aumentaram o volume de contratos concluídos.
- Receita acelerada: uma das formas mais práticas de aumentar o lucro com os contratos é finalizá-los mais rapidamente e antecipar o recolhimento da receita. Com mais contratos concluídos e um prazo de entrega reduzido para cada um, vemos resultados gerais de mais faturamento sendo recebido em tempo hábil e menos atrasos no reconhecimento de receitas.
- Risco reduzido: quando os dados dos acordos se encontram em locais diferentes e com níveis variados de segurança, há um risco maior de perder esses dados ou expô-los acidentalmente a uma violação. Com o CLM, os dados de contratos ficam protegidos em um sistema central, com uma ótima visibilidade das formas pelas quais os dados estão conectados a outros dados. É uma maneira prática de garantir que as informações em seus contratos tenham mais consistência, precisão e segurança.
- Menor vazamento de valor dos contratos: o vazamento de valor ocorre quando a linguagem ou a execução abaixo do ideal do contrato diminui a receita total que ele gera. O CLM reduz o vazamento de diversas maneiras com, por exemplo, termos contratuais mais uniformes, menos erros na entrada automatizada dos dados, melhor tomada de decisão com maior visibilidade, entre outros.