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Resultado foi obtido por meio da utilização das plataformas da big tech como Busca, Google Ads, AdSense, Play, Google Cloud e YouTube. Crédito: bigtunaonline/Bigstock.

Impacto econômico

Empresas do Sul movimentaram R$ 34 bi com Google em 2023; MadeiraMadeira foi uma que cresceu em vendas

GazzConecta
04/09/2024 15:07
Empresas do Sul do país movimentaram cerca de R$ 34 bilhões em 2023 utilizando plataformas do Google como a Busca, o Google Ads, o AdSense, a Play, o Google Cloud e o YouTube. O dado faz parte do Relatório de Impacto do Google, divulgado no fim de agosto. No Google For Brasil 2024, realizado em junho, a companhia já havia antecipado que o impacto do Google na economia brasileira no ano passado foi de mais de R$ 188 bilhões.
O levantamento foi realizado pela consultoria global Access Partnership, com números obtidos a partir de informações públicas combinadas a uma metodologia concebida exclusivamente para estimar os benefícios econômicos gerados pelo Google, similar à usada em outros países, como Austrália, Cingapura, Coreia do Sul, Japão e Nova Zelândia.
Os cálculos incluem o retorno de investimento gerado aos anunciantes em campanhas publicitárias nas plataformas do Google, a receita compartilhada com publishers e criadores de conteúdo, e a receita das empresas brasileiras com o uso da nuvem.
Segundo o relatório, empresas de todos os tamanhos se beneficiaram das ferramentas do Google, o que contribuiu para o impacto econômico na região em 2023. Dentre elas, a gigante MadeiraMadeira apresentou resultados expressivos de faturamento a partir da otimização de suas campanhas publicitárias nas plataformas da big tech.
Um dos três unicórnios curitibanos, a MadeiraMadeira é a maior plataforma de móveis e decoração do Brasil. A empresa já trabalhava com ferramentas de inteligência artificial para alcançar este objetivo, mas tinha receio de aplicar a tecnologia para expansão dos anúncios por conta do termo "madeira" ser comum e abrangente, podendo atrair pessoas que não tinham real interesse nos seus produtos – assim, investindo em cliques que não trariam resultados efetivos.
Como estratégia, a marca optou por usar uma configuração mais flexível nos anúncios (correspondência ampla) e deixar que a inteligência artificial do Google otimizasse os custos automaticamente. Para evitar alcançar pessoas que buscassem apenas pela palavra "madeira" e não pelos produtos da empresa, a MadeiraMadeira adicionou uma proteção extra nos anúncios, garantindo, assim, que apenas o público-alvo da campanha clicasse nos seus conteúdos.
Aliando flexibilidade à inteligência artificial do Google, a empresa não apenas alcançou sua meta, como teve uma alta de 17% em performance, além de reduzir em 15% seus gastos com anúncios. Isso significa que o e-commerce passou a faturar mais com cada real investido em anúncios.
“Em colaboração com a equipe do Google, implementamos melhorias focadas em IA que nos permitiram engajar efetivamente com clientes que procuram MadeiraMadeira. Com um monitoramento cuidadoso, geramos mais lucratividade ao negócio”, comenta Bruno César dos Santos, gerente sênior de performance da MadeiraMadeira.