Mais inovação para o Paraná
Cursos de robótica e IA chegam ao litoral do Paraná com a Carreta da Inovação
Oficinas, workshops e treinamentos em áreas como robótica, inteligência artificial e transformação digital. Essas são as atrações da Carreta da Inovação, ação itinerante do Governo do Paraná que vai percorrer o litoral do estado durante a programação do Verão Maior Paraná, trazendo novas experiências para os moradores e turistas da região.
A unidade itinerante começou a percorrer o litoral na sexta-feira (17). O primeiro destino foi a cidade de Morretes, onde as atividades serão realizadas até o domingo (26), das 8h às 12h e das 15h às 19h, próximo ao Centro Histórico. O veículo é adaptado com sala de aula, mobiliário, televisor, computador e outros equipamentos para uso durante as atividades.
A ação é promovida pela Secretaria Estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Fundação Araucária, Celepar, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
“Esta é uma oportunidade de fomentar o conhecimento e permitir que a população local e os turistas que estiverem no litoral possam realizar cursos de capacitação e participar das atividades que estarão sendo oferecidas até o final de fevereiro”, diz o secretário da inovação, Alex Canziani. Ele explica que o objetivo é disseminar a inovação em todo o estado, começando pelo litoral durante o verão e ampliando o alcance ao longo de 2025.
Segundo ele, a ideia é que o projeto siga percorrendo os municípios do estado ao longo do ano, especialmente os de menor porte, com o objetivo de democratizar o acesso à tecnologia, fortalecer o ecossistema de inovação e incentivar o empreendedorismo em regiões com menor acesso a centros tecnológicos. No litoral, a Carreta da Inovação percorrerá outras cidades durante o Verão Maior Paraná. A programação completa pode ser conferida no site do programa.
Fomento à ciência, tecnologia e inovação
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, a carreta é um instrumento de popularização da ciência e de atração de crianças e jovens para a carreira científica. “É uma parceria entre secretarias de estado, cujo objetivo é levar à população, neste primeiro momento no litoral do Paraná, alguns dos projetos desenvolvidos pelas pastas, mas, ao longo do tempo, também ter essa carreta como um fomentador da ciência, tecnologia e inovação em todo o Paraná”, afirma.
O diretor de relações institucionais da SEI, Diego Nogueira, reforça a importância da ação. “A carreta é uma oportunidade de popularizar a cultura da inovação, levando ao cidadão dos pequenos municípios serviços digitais do estado, como o PIA [Paraná Inteligência Artificial], e desmistificando novas tecnologias”, complementa.