Thumbnail

Autoridades no lançamento do projeto da Fábrica de Ideias. Crédito: Jonathan Campos/AEN.

Fábrica de Ideias

Curitiba vai ganhar um dos maiores hubs de inovação da América Latina

GazzConecta
20/03/2024 21:21
Na tarde desta quarta-feira (20), o governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou o projeto da Fábrica de Ideias, um gigantesco hub de tecnologia e inovação que ganhará espaço na antiga fábrica da Ambev no bairro Rebouças, em Curitiba. Com 34 mil metros quadrados de área construída, a Fábrica de Ideias pretende reunir empresas, startups, espaço para eventos, museus e área de lazer, revitalizando o terreno situado no antigo polo industrial da capital e se tornando um dos maiores centros de inovação da América Latina.
Com mais de 50 mil metros quadrados, o terreno, localizado entre as avenidas Getúlio Vargas e Iguaçu, será completamente revitalizado para abrigar o novo empreendimento, que receberá um investimento de R$ 200 milhões, com o apoio da Audi do Brasil. A gestão da Fábrica de Ideias será realizada em parceria com o setor privado, contando com uma governança colaborativa entre os líderes do ecossistema de inovação da cidade.
O governador Ratinho Junior enfatizou que a Fábrica de Ideias é um presente do Governo do Paraná para a cidade de Curitiba. "É um presente que também representa o estado, por ser na nossa capital. A grandiosidade do projeto evidencia os esforços que fazem do Paraná ser, hoje, o estado mais inovador do Brasil", comentou.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, salientou que o projeto reflete uma tendência global de revitalização de espaços históricos para promover convivência e inovação. Ele destacou iniciativas em cidades como Washington e Denver, nos Estados Unidos, e em Tóquio, no Japão, que se inspiraram na revitalização do bairro @22 de Barcelona.

Inovação para o desenvolvimento

O plano arquitetônico do centro está em fase de desenvolvimento, com coordenação conjunta das secretarias estaduais da Inovação, Modernização e Transformação Digital; Planejamento; Cidades; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Cultura; e Administração e Previdência.
O secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, explicou que a intenção é reunir desde grandes empresas de tecnologia como Google e Amazon, até startups locais, incluindo aquelas que já atingiram o status de unicórnio, com valor de mercado superior a US$ 1 bilhão. Representantes do Google estiveram presentes no evento de lançamento na tarde desta quarta-feira.
O conceito de Retrofit será essencial para renovar as estruturas existentes, preservando a herança industrial da região ao mesmo tempo em que se cria um ambiente propício para o desenvolvimento tecnológico, industrial e empreendedor.
O espaço será dedicado à aceleração de empresas e startups, incubação de negócios, economia criativa, qualificação profissional, pesquisa tecnológica e projetos de ensino, laboratórios, coworking, além de um novo centro cultural e gastronômico.
Ao lado das instalações de Retrofit, um edifício corporativo de oito pavimentos será construído, com uma área de 11,2 mil metros quadrados, destinado a abrigar empresas líderes em tecnologia, instituições de pesquisa e escritórios governamentais, promovendo um ambiente de colaboração de última geração, incorporando tecnologias sustentáveis e soluções de energia limpa.
Além de ser um hub de inovação e tecnologia, o local abrigará espaços culturais e de lazer, incluindo o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC), um espaço cultural integrando arte, comunicação e inteligência artificial, e um centro gastronômico, o Boulevard Alfred Agache, em homenagem ao arquiteto francês responsável pelos projetos iniciais do Centro Cívico de Curitiba.
Os muros do complexo terão imagens de figuras importantes na história do Paraná, como os irmãos André e Antônio Rebouças, engenheiros responsáveis pela construção da linha férrea ligando Curitiba ao Litoral, o físico curitibano César Lattes e o pioneiro da aviação Alberto Santos Dumont, este último reconhecido por sua contribuição para a criação do Parque Nacional do Iguaçu.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro & Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta sua vaga no site.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão