Thumbnail

Joanir Zonta, fundador da Rede Condor; Carlos Beal, diretor do Festval (foto); e Everton Muffato, diretor do Grupo Muffato, participam de painel sobre varejo na era da tecnologia e sustentabilidade no GazzSummit Agro e Foodtechs. Crédito: Reprodução/Festval.

GazzSummit Agro e Foodtechs

Condor, Festval e Muffato no GazzSummit: como a tecnologia e a sustentabilidade estão moldando o setor supermercadista

Bruno Raphael Müller
Bruno Raphael Müller
19/03/2025 16:32
O setor supermercadista do Paraná é referência em adaptação e inovação. Sua importância em faturamento também é notória: em 2023, segundo a Associação Paranaense de Supermercados (APRAS), o setor no estado gerou R$ 44 bilhões, representando 8,6% do total nacional, ocupando o quarto lugar no Brasil - e redes consolidadas como Condor, Festval e Muffato respondem por uma parte expressiva desse faturamento e se destacam tanto pelo volume de vendas quanto pela qualidade no mercado.
No painel "Escolhas que Transformam: O Varejo na Era da Sustentabilidade e Tecnologia" — parte da programação do GazzSummit Agro e Foodtechs —, as lideranças dessas três redes, as maiores do Paraná e entre as maiores do Brasil, estarão reunidas pela primeira vez para discutir os desafios e oportunidades do setor.
O GazzSummit Agro e Foodtechs, um dos principais fóruns sobre agronegócio e mercado de alimentos e bebidas no Sul do Brasil, ocorrerá nos dias 26 e 27 de março, dentro do Smart City Expo Curitiba, o maior evento sobre cidades inteligentes das Américas.
Pedro Joanir Zonta, fundador da Rede Condor; Carlos Beal, diretor do Festval; e Everton Muffato, diretor do Grupo Muffato, estarão presentes para debater as novas tendências de consumo e as estratégias para um futuro mais sustentável e tecnológico.
O fundador e presidente da rede de supermercados Condor, Pedro Joanir Zonta. Crédito: Divulgação.
O fundador e presidente da rede de supermercados Condor, Pedro Joanir Zonta. Crédito: Divulgação.
Com a experiência do consumidor ditando a inovação, e a tecnologia como aliada, a troca de ideias entre esses gestores trará insights únicos sobre o mercado, suas boas práticas e como se preparar para o futuro do varejo.
Os líderes supermercadistas discutirão como enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades da era digital, como a personalização da experiência de compra, a integração de novas tecnologias e a otimização da operação. Abordarão, também, a crescente demanda por práticas sustentáveis, desde a gestão de resíduos até a oferta de produtos mais eco-friendly.

Maturidade do varejo paranaense

Carlos Beal, à frente do Festval, destaca que o principal desafio do setor é atender à diversidade de perfis de consumo das cinco gerações que compram simultaneamente. "Nossos dados de pesquisas são fundamentais para compreender as novas necessidades dos consumidores e refinar nossas ações", ressalta.
Everton Muffato, diretor do Grupo Muffato. Crédito: Divulgação.
Everton Muffato, diretor do Grupo Muffato. Crédito: Divulgação.
Everton Muffato vê a maturidade do varejo paranaense como um ponto forte. "Quando falamos de qualificação no serviço, agregamos diferenciais importantes para todos os níveis de maneira bem definida", afirma. Ele também destaca a política de fortalecimento das marcas locais e regionais como crucial para a credibilidade do setor. “O Paraná se destaca com empresas e marcas fortes, criando um ecossistema completo”, conclui.
Para Joanir Zonta, a resiliência e o potencial de crescimento do setor paranaense são fundamentais. "Trabalhamos com margens baixas, então precisamos ter máxima eficiência", afirma.

Inovação com tecnologia e sustentabilidade

As redes paranaenses continuam a investir em tecnologia e sustentabilidade para se destacar em um mercado competitivo. O Festval, por exemplo, adota novas tecnologias de forma gradual, sempre com foco na experiência do consumidor. "Apenas implantar novidades não é suficiente. Por trás da tecnologia, há pessoas", acredita Beal.
O Grupo Muffato é conhecido por inovações como o primeiro e-commerce alimentar do estado e o primeiro autocaixa do Brasil. "Estamos sempre trazendo inovações e tendências, por isso o estado se destaca", afirma o diretor da rede.
Carlos Beal, sócio-proprietário do Festval. Crédito: Divulgação.
Carlos Beal, sócio-proprietário do Festval. Crédito: Divulgação.
O Condor, por sua vez, foca na sustentabilidade, com sistemas de refrigeração sustentável, usinas de energia solar e programas de logística reversa. Em 2019, a rede atingiu 100% de eficiência sustentável com o Propano, gás natural e inofensivo à camada de ozônio.

Debates que impactam o mercado

O GazzSummit Agro e FoodTechs chega à sua segunda edição como um marco na inovação do agronegócio e no setor de alimentos e bebidas. Pela primeira vez, o evento reúne as três maiores redes supermercadistas do Paraná em um painel exclusivo, o que reforça a relevância dos debates e o impacto direto no mercado.
“Eventos como esse são essenciais para nossa cadeia de produtos”, avalia Beal, em sinergia com Everton Muffato, que vê o GazzSummit como uma oportunidade de integração e de abrir portas para parcerias. "É um momento de troca de conhecimento e desenvolvimento", aponta.
Para Zonta, a relevância do painel vem das aplicações práticas que ele trará. “Esse encontro traz cases reais e oferece a chance de debater tendências, inovações e perspectivas para o futuro", diz. "Eventos como o GazzSummit são fundamentais para essa troca de experiências", completa.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para conhecer melhor nossos usuários, exibir publicidade personalizada e aprimorar nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços você concorda com a Política de Privacidade ePolítica de Cookies.