Papo Aberto Episódio #03
Renata Ramalhosa, CEO da Beta-i, explica como e por que fomentar a inovação nas empresas
"Ou as empresas inovam rapidamente, ou tem um grande desafio de sobrevivência no futuro", adverte Renata Ramalhosa, CEO e co-funadora da Beta-i, consultoria global que incentiva as empresas a resolver seus desafios através da inovação.
Esse é um dos insights do programa do GazzConecta, Papo Aberto com Henrique Domakoski. Nesta semana, o Papo recebe Renata para discutir a importância de fomentar a cultura de inovação nas empresas e como criar uma cultura disruptiva.
A consultoria Beta-i trabalha promovendo a inovação em mais de 25 países e chegou ao Brasil em 2019, para contribuir para o crescimento do ecossistema.
Para Renata, que já trabalhou para a diplomacia britânica e é especialista em inovação, qualquer empresa de pequeno, médio ou grande porte pode inovar. "A inovação é vista como uma coisa muito complexa, mas no fundo, é fazer algo diferente. Pensar em inovação é um processo que começa com algo simples, mas é a base para que toda transformação digital aconteça”, explica.
Ainda na visão de Renata, a inovação é democrática. “Qualquer organização pode e deve inovar, desde que permita construir os alicerces para isso acontecer”, conta.
O Papo Aberto é um programa semanal do GazzConecta que debate as oportunidades da inovação aberta com cases de empresas que traçaram esta jornada. O apresentador do programa é Henrique Domakoski, ex- superintendente de inovação do Paraná, cofundador do brechó de luxo Troc e atual Sócio e Diretor de Business Development da multinacional Shape.