Great Place to Work
Caterpillar, Magalu e Dell: GPTW anuncia melhores empresas para trabalhar em 2020
A consultora global Great Place to Work (GPTW) revelou as melhores empresas nacionais e multinacionais para trabalhar no Brasil. O lançamento do estudo de 2020 foi realizado durante um evento online, promovido pela GPTW, nesta segunda-feira (19).
O ranking é dividido em três categorias de acordo com o tamanho das organizações: grandes empresas, médias multinacionais e médias nacionais. Entre as 20 maiores empresas destacadas, o topo do ranking ficou pela terceira vez consecutiva com a Caterpillar, que fabrica máquinas e veículos pesados para construção civil e mineração.
Em segundo lugar a Magazine Luiza, que subiu duas posições em relação a 2019. Segundo especialistas, a expansão da empresa aproxima a brasileira de concorrentes globais como Alibaba e Amazon. Em terceiro lugar a multinacional de tecnologia Dell Technologies que saltou da quinta para a terceira posição comparada ao ano passado.
O ranking leva em conta as respostas dos funcionários das empresas a respeitos de suas áreas, gerências, confiança e climas organizacionais. Neste ano foram 3.168 empresas inscritas e mais de 1,7 milhões de funcionários impactados. O ranking premiou ao todo 150 corporações.
Entre os estados com mais empresas destaque estão São Paulo (72 premiadas), Paraná (16), Rio Grande do Sul (16) e Rio de Janeiro (12). Entre os segmentos de atuação com mais organizações estão tecnologia da informação; produção e manufaturas; serviços financeiros e seguros.
Inovação é fator decisivo
O GPTW leva em conta uma métrica de inovação relacionada as empresas destaque do ranking. O Innovation Velocity Ratio (IVR), constatou que as premiadas estão em estágio mais acelerado de inovação do que as não premiadas.
Segundo o estudo a inovação está ligada, entre outros pontos, a satisfação e engajamento dos funcionários que implica também em economia para empresas. Em média, cada corporação no ranking recebeu 1.334 sugestões funcionários. Destas, 58% foram colocadas em prática, gerando um ganho de R$ 207 milhões por organização.
Confira os destaques de cada categoria.
Top 20 categoria grandes empresas
- Caterpillar
- Magazine Luiza
- Dell Technologies
- Tokio Marine
- SAP Labs
- Mars
- Laboratório Sabin
- Accor
- Novartis
- Mercado Livre
- CI&TGazin
- Gazin
- Itaú Unibanco
- Leroy Merlin
- Viacredi
- Momenta
- Roche Farmacêutica
- SESC - RS
- SAP
- Losango
Categoria médias nacionais
- Radix
- Super Farma
- Consorcio Magalu
- Dextra Digital
- LEVVO
- Fundimisa
- Sicoob Metropolitano
- Involves
- Tecnospeed
- Amêndoas do Brasil
Top 10 médias multinacionais
- Microsoft
- Visagio
- SC Johnson
- Hilton
- Schmersal
- Cisco
- Salesforce
- Visa
- Ticket
- Bristol Myers Squibb