Oportunidade
Programa de inovação aberta da PUCPR está com inscrições abertas para startups
A PUCPR está com inscrições abertas para seu Programa de Inovação Aberta, que visa oferecer oportunidades de conexão para startups buscando parcerias que desejam acompanhar a universidade na jornada atrais da inovação aberta.
O objetivo principal do programa é o desenvolvimento de ambiente educacional, voltado para a lógica de Lifelong Learning e a geração de experiências significativas de aprendizado, alinhadas aos interesses de alunos e comunidade.
Entre os benefícios que as startups podem esperar do Programa de Inovação Aberta da PUCPR estão o networking com o ecossistema de inovação em educação, a possibilidade de encontrar potenciais parceiros investidores e fazer negócios, e testar suas soluções com quem entende de educação superior.
Ao todo, são 18 eixos que foram distribuídos em 7 desafios. São eles:
- Modelo de Negócio
A PUCPR busca formas inovadoras de ampliar sua oferta de produtos educacionais, como o modelo freemium, e de se consolidar como referência em Lifelong Learning (LLL), atuando por meio de modelos impactantes, que ofereçam escalabilidade.
Eixos do Desafio: Internacionalização; Marketplace para Lifelong Learning; Universidade Corporativa.
- Ambientes de Métodos Educacionais
O LLL da PUCPR tem como objetivo oferecer experiências significativas. Tendo isso como ponto de partida, o desafio busca por soluções que contribuam com a construção de um ambiente educacional que ofereça temáticas inovadoras pautadas nos eixos do desafio.
Eixos do Desafio: Experiências Imersivas; Edutainment; Metodologia Gameficada.
- Plataforma
O desafio é garantir que a plataforma esteja alinhada ao objetivo de oferecer a melhor experiência de aprendizagem pautadas nos eixos do desafio.
Eixos do Desafio: Design de Experiência Significativa por meio de LMS (Learning Management System); Plataforma de Interação de Alunos e Professores; E-commerce.
- Gestão, Desenvolvimento e Inteligência Comercial
Nesse desafio, a PUCPR busca por parceiros que contribuam com o fortalecimento de uma máquina de vendas voltada ao LLL e que se conecte também com os outros produtos do grupo, ofereça integração na gestão dos leads e permita oferecer os produtos mais interessantes, de acordo com o perfil de cada cliente.
Eixos do Desafio: Gestão Avançada de Leads; Inteligência de Mercado Sistemática para Identificação de Oportunidades Inéditas de Mercado; Soluções de Financiamentos e Bolsas; Processo de Venda Eficiente.
- Jornada do Cliente
Na PUCPR a jornada do cliente deve gerar encantamento. Para tanto, é necessário construir um caminho que faça sentido e se conecte com os principais interesses e necessidades dos clientes que buscam por LLL. Aqui o desafio é promover a estruturação de uma jornada que contemple os eixos abaixo.
Eixos do Desafio: Digitalização da Jornada do Aluno; Aprendizado Personalizável; Empregabilidade; Retenção e Fidelização.
- Cross Selling: Educação e Novos Negócios
O know-how educacional oferecido pela PUCPR é inquestionável. Por isso, a instituição busca por soluções que facilitem a oferta de expertise educacional para parceiros que não atuam dentro do core bussines educacional mas que buscam disponibilizar conteúdos relacionados com seus produtos e serviços como valor adicional para seus clientes.
Eixos do Desafio: Tecnologias que Conectem a Educação aos Desafios Diários de Grandes Setores; Parceiros Multissetoriais que Buscam Co-Criar Soluções Educacionais.
- Outras Soluções
Soluções que contemplem o objetivo de criar um ambiente de Lifelong Learning que seja disruptivo e saia da disputa do lugar comum.
Inscrições e Fases do Programa de Inovação Aberta da PUCPR
Fase de Inscrições
As inscrições estão abertas através do link até o dia 05/02/2023. O regulamento completo pode acesso aqui.
Pré-seleção
Avaliação dos materiais enviados - de 06/02 a 06/03.
Pitches
Apresentação das soluções das startups - de 13/03 a 24/03.
Imersão
Reuniões de aprofundamento entre PUCPR e startup - de 17/04 a 12/05.
Rodada de Negócios
Apresentação das propostas de negócios entre a PUCPR e as startups - de 15/05 a 29/05.